O significado da palavra Igreja

Postado em

Já que começamos a falar de Igreja, vamos conhecer o Significado dessa palavra. É importante conhecer a origem das palavras. Para podermos usá-las bem. Para entendermos porque a Igreja Católica é a Igreja de Cristo e não as outras, precisamos entender o significado dos termos.

A palavra Igreja deriva do grego εκκλησια (lê-se ekklesia). No latim ecclesia. Esta palavra de origem grega foi a escolhida pelos autores da Septuaginta (a tradução grega da Bíblia Hebraica) para traduzir o termo hebraico, usado entre os judeus para designar a Assembléia Geral do “povo do deserto”, reunida ao apelo de Moisés. Em outras palavras podemos dizer que Igreja Significa – Assembléia Convocada. Igreja é a reunião de todos os que respondem ao chamado de Jesus.

Desde sempre, a reunião do Povo de Deus, era “Igreja”. Não existia outra “Igreja” de Deus. Se você estava em uma “Igreja”, obviamente você era parte integrante do povo de Deus. Com a vinda de Jesus, esse termo passou a ser usado para a reunião dos cristãos. A Igreja de Cristo. O que nos leva a entender que Cristo tinha uma Igreja.

E falando em Cristo… O que é significa ser cristão?

Cristão é um seguidor de Cristo. Alguém que deseja imitar o Cristo. Assim como o flamengista veste a camisa do flamengo, ou o palmeirense veste a camisa do palmeiras, e enfeita a sua casa com as cores do seu time, o Cristão “veste” a camisa de Cristo, sendo que nesse caso, vestir a camisa de Cristo nada mais é do que viver aquilo que Ele ensina. Ter como valores da sua vida, os valores que Cristo ensina. É preciso entender bem esses termos, por que como disse antes, tem muita gente por ai dizendo que é, e infelizmente não é. Embora houvesse usado o exemplo de times de futebol para exemplificar o termo, hoje muitas pessoas tem a religião como um time que deve torcer. Como uma posição que precisam ter na vida. Como um elemento para preencher um cadastro.

É comum vermos nas mesas de bar, ou em rodas de amigos, pessoas dizendo que são cristãs, mas não praticam o cristianismo. É como aquela pessoa que diz torcer para um time de futebol mas não sabe quando serão os jogos, não conhece a escalação do time, não tem a camisa, sequer sabe o hino do seu time. Quem é torcedor de fato, sabe que isso é o mínimo que um bom torcedor tem que saber… Na minha terra, esse tipo de torcedor é denominado, “torcedor doente”. São os que dizem ter um time só por dizer. Para não ficarem sem assunto. Tem gente que diz ter uma religião só para ter assunto. Para não ficar por fora. E esse tipo de gente é até engraçado. Porque quando surge o assunto de religião, defendem a Igreja com unhas e dentes, mas na hora de ir a missa, não praticam a sua fé. Na hora de confessar, se escondem da confissão. Por isso vai mais uma vez um alerta: Cristão é seguidor de Cristo. É alguém que vai atrás. Que faz sua parte! Não existe essa de cristão meia boca. Por favor… Se posicione!

Dominus Vobiscum

About these ads

Um comentário sobre “O significado da palavra Igreja

    [...] This post was mentioned on Twitter by ieda floss pedrotti. ieda floss pedrotti said: RT @DomVobiscum: O significado da palavra Igreja http://bit.ly/eDYwqV [...]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s