Estudo sobre as duas vontades de Cristo:: Podemos ter imagens de Jesus Cristo em nossas casas?

Pax Domini! A foto que você acima é a foto da minha mesa de trabalho. Em meio a toda essa “bagunça”, tenho uma verdadeira corte celeste ao meu lado. São meus Santos de devoção, junto com o ícone de Nosso Senhor Jesus Cristo e as Imagens da Virgem Mãe de Deus. Quis colocar essa foto no blog, por que hoje e amanhã, falaremos de imagens.

A cada parágrafo do catecismo, vamos conhecendo um pouco mais da fé católica. No post de hoje vamos conversar sobre imagens. É um velho assunto  que vez ou outra temos que abordar em virtude de tanta acusação que sofremos. Mas antes de falar sobre isso, é preciso entender que, a Nossa Igreja é coerente com aquilo que ensina. É coerente com a fé que propaga. A Igreja estuda aquilo que Deus a inspira.

Você vê que nesse estudo e no anterior, abordamos a imagem de Cristo. Dissemos que Cristo é verdadeiramente homem, e verdadeiramente Deus. Dissemos que ao se tornar homem, Cristo “quis” experimentar a limitação humana. Cristo teve fome, teve sede e teve um corpo. Cristo teve um corpo como todos os seres humanos. Seria uma incoerência dizer que Jesus foi homem, e não poder “desenhar” este homem. E é por isso o Catecismo diz:

Visto que o Verbo se fez carne assumindo uma verdadeira humanidade, o corpo de Cristo era delimitado. Em razão disso, o rosto humano de Jesus pode ser “desenhado”. No VII Concílio Ecumênico, a Igreja reconheceu como legítimo que ele seja representado em imagens sagradas. (CIC§476)

O ato de termos imagens de Jesus Cristo é uma questão de coerência. Se não pudéssemos ter uma imagem de Cristo, nunca poderíamos ter imagens de nossos parentes. Antigamente não existia fotografias, e as pessoas eram representadas por estátuas, imagens ou eram até pintadas. Isso nunca fez dessas pessoas, ídolos. Depois surgiu a fotografia, e passou-se também a se fotografar.  Ter uma imagem de um Santo que nos inspire boas virtudes, ter uma imagem da Santa Mãe de Deus e sobretudo de Jesus Cristo em nossa casa, é um habito salutar para a nossa fé, pois muitas vezes, basta olhar para a imagem e lembramos de coisas que os santos nos inspiram.

Se ter imagens de santos é salutar, mais ainda é ter imagens de Nosso Senhor Jesus Cristo que é o nosso Salvador. É claro que não teremos como ver imagens ou fotos de Jesus tal qual Ele era. Isso é impossível. Porém as imagens nos ajudam a elevar nossa mente a Deus. Não tenha medo de ter uma imagem de Jesus, ou uma Cruz na sua casa. Isso faz bem a sua alma!

Dominus Vobiscum

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

About these ads

Um comentário sobre “Estudo sobre as duas vontades de Cristo:: Podemos ter imagens de Jesus Cristo em nossas casas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s