Estudo sobre o Nascimento de Jesus:: Vivendo bem o tempo presente

Postado em Updated on

Ao celebrar cada ano a liturgia do Advento, a Igreja atualiza esta espera do Messias: comungando com a longa preparação da primeira vinda do Salvador, os fiéis renovam o ardente desejo de sua Segunda Vinda. Pela celebração da natividade e do martírio do Precursor, a Igreja se une a seu desejo: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3,30). (CIC§524)

Embora estejamos no Tempo Comum (um tempo riquíssimo por sinal que precisa ser bem vivido) estamos seguindo a proposta deste blog: Estudar parágrafo por parágrafo o Catecismo da Igreja Católica. Atualmente estamos estudando os parágrafos relativos ao nascimento de Cristo. Por isso é necessário retomar um outro tempo litúrgico da nossa Igreja – O Advento. Mas vamos tentar juntar os dois tempos nesse post.

O Catecismo nos ensina que quando vivemos um tempo litúrgico, atualizamos em nós aquilo que se vive naquele tempo. Por isso precisamos viver bem os tempos litúrgicos que a Igreja nos oferece. Quando vivemos o Advento, estamos atualizando em nós, não só os fatos mais os ensinamentos de Deus para nós através desses fatos. E como sempre digo, tudos os acontecimentos narrados na palavra de Deus, estão cobertos de significados e ensinamentos. Viver o advento é viver a expectativa de um povo, que aguardou por tanto tempo o Messias. Viver o advento é celebrar o nascimento e o martírio de João Batista. É recordar e reviver a humildade de Nossa Senhora em dizer eis-me aqui, que seja feita a vontade do Senhor. É o tempo de irmos com Maria pelas montanhas para visitar e servir Isabel…

Eu vejo as pessoas passarem pelos tempos litúrgicos que a Igreja nos oferece como mais uma coisa. Não pode ser assim. Precisamos estar inteiro nos tempos litúrgicos. Assim como precisamos viver bem a quaresma para chegarmos bem a Páscoa, precisamos viver bem o Advento para chegarmos ao Natal. Sem isso, o Natal passa por nós. Deixamos de celebrar bem o nascimento de Cristo e vivemos um dia de festa igual a outros dias de festa.

Por outro lado, vivemos a eterna expectativa da vinda de Cristo. Não sabemos como ou quando o Senhor virá e por isso esperamos. Mesmo estando no tempo comum, essa espera, essa expectativa precisa estar presente em nós. Viver o tempo presente de forma eficaz é viver bem o tempo litúrgico no qual nos encontramos e ao mesmo tempo, viver a expectativa do Senhor que vem.

Pax Domini

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s