Estudo sobre a juventude de Jesus:: A primeira lição da Escola do Evangelho: O Silêncio

Postado em Updated on

A vida oculta de Nazaré permite a todo homem estar unido a Jesus nos caminhos mais cotidianos da vida: Nazaré é a escola na qual se começa a compreender a vida de Jesus: a escola do Evangelho… Primeiramente, uma lição de silêncio. Que nasça em nós a estima do silêncio, esta admirável e indispensável condição do espírito… (CIC§533)

Estamos ainda estudando a vida oculta de Jesus. Nesse parágrafo o catecismo vai ressaltar a formação de Jesus durante esse tempo em que ele passou “escondido” entre os demais judeus. Foi um tempo onde Jesus trabalhou como nós, e como tenho dito sempre, um tempo em que Jesus experimentou a rotina, o cotidiano… Estamos unidos a Cristo nesse caminho. O Monsenhor Jonas, Fundador da Comunidade Canção Nova, ensina que somos formados no dia a dia pela Escola do Evangelho, ou seja, na vida. O catecismo vem sublinhar várias lições importantes. Hoje vamos estudar a primeira delas: A lição do silêncio.

Sabemos que não há registros históricos que falem da personalidade de Jesus. Porém eu acredito que nenhum católico conseguiria imaginar Jesus, sendo um tagarela. Eu quando faço uma imagem de Jesus, imagino como sendo um homem silencioso. Porque?

Porque só alguém que cala consegue ouvir a voz de Deus. Só quem silencia consegue perceber a ação de Deus nas coisas. Jesus aprendeu a observar e ver como Deus age no cotidiano. Conseguiu perceber na ação do oleiro modelando o barro, como nós deveríamos ser também. Conseguiu perceber no pastor, a sua pessoa e nas ovelhas, os seus filhos amados a quem Ele deveria cuidar. Jesus ouvia atentamente os ensinamentos na sinagoga. Ouvia as escrituras com atenção.

Para podermos ensinar, é preciso também aprender.

Estou escrevendo um texto que se puder postarei ainda hoje, sobre a necessidade que tenho sentido em buscar o silêncio. Quem me conhece sabe que sou um falador. Gosto de contar fatos, casos, histórias… Mas hoje tenho buscado ouvir. Observar. A escola do silêncio é uma escola também de auto conhecimento. Calar o exterior e também o interior. Isso não quer dizer que sejamos tristes, ou deixemos de conversar, sorrir, brincar… Nada disso.

Só que é preciso saber que há momento para tudo, e que no seu dia a dia, é preciso parar e silenciar. Acalmar o interior. Hoje percebo que o silêncio me chama a oração. Não se consegue ter uma vida eficaz de oração sem cultivar o silêncio. É preciso querer silenciar.

Peça ao Senhor no dia de hoje a graça de silenciar. Peça a graça ao Senhor de cultivar em você o silêncio interior. Acredito que esse é um pedido que o Senhor jamais vai se negar a atender. E creia: Se eu estou conseguindo (ainda que aos poucos), você também conseguirá.

Pax Domini

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

  

About these ads

3 comentários sobre “Estudo sobre a juventude de Jesus:: A primeira lição da Escola do Evangelho: O Silêncio

    [...] aprendidas por Jesus, que no decorrer da sua vida pública, se manifestam de forma muito intensa. No último post, vimos sobre o silêncio, a contemplação de [...]

    [...] de duas das lições que o catecismo assinala como aprendizados de Jesus na sua vida oculta: A lição do silêncio e a lição da vida [...]

    [...] tentando explicar, que a escola do silêncio, da família e do trabalho que Jesus se aplicou a viver, se tornou uma necessidade de ser [...]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s