Dicas para viver bem a Quaresma:: Rezar a Via Sacra

Uma excelente dica para a Quaresma é a oração da Via-Sacra. Meditar os passos do Senhor Jesus é uma prática antiga da Igreja Católica. Infelizmente muita gente desconhece essa oração. E muitos daqueles que a conhecem, não fazem uso dessa riqueza por uma série de infelizes motivos.

Na verdade, a Via Sacra, também chamada de Via Crúcis – do latim Via Crucis, “caminho da cruz” – é o trajeto seguido por Jesus Cristo carregando a cruz que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

A forma mais simples da oração da Via Sacra é essa e você pode rezá-la sempre nas sextas-feiras. Para ter acesso a oração, basta clicar aqui.

Veja também:: Dicas para viver bem a Quaresma:: Silêncio interior | Faça um bom propósito | Fazer o jejum toda sexta-feira

Livro Maria Sempre Virgem e SantaVeja também o novo livro do Cadu (Administrador do Blog Dominus Dominus Vobiscum): Maria Sempre Virgem e Santa. Nele você vai encontrar ensinamentos seguros da doutrina da Igreja a respeito da Santíssima Virgem Maria, além das orações mais tradicionais da nossa Igreja à Virgem Mãe de Deus. Vendas apenas pela internet nos sites Clube de Autores e Agbook. Um livro para quem deseja ser mais íntimo de Nossa Senhora.

About these ads

Um comentário sobre “Dicas para viver bem a Quaresma:: Rezar a Via Sacra

  1. Pingback: Dicas para viver bem a Quaresma:: Fazer uma penitência « Dominus Vobiscum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s