Dicas para viver bem a Quaresma:: Fazer uma penitência

Na quaresma fazemos alusão aos quarenta dias que Jesus passou no deserto. Também neste período nos preparamos para fazer memória a Semana que antecedeu a crucifixão e morte de nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso a tradição da Igreja nos ensina a, sobretudo neste tempo, fazermos jejuns e penitência.

A penitência que fazemos na quaresma não tem como finalidade testar nossa resistência ou provar nosso amor a Nosso Senhor Jesus Cristo. Até porque, de nada adianta penitenciar-se e não lutar contra o pecado. O objetivo dela é a disciplina das vontades. A penitência é uma ajuda para que aprendamos a resistir aos nossos apetites interiores.

Quando oferecemos ao Senhor algum tipo de penitência, não é o tipo da penitência que está em jogo, mas o fato de você disciplinar as suas vontades. Sabemos que quem controla seus desejos e impulsos, tem grandes avanços no campo espiritual. A pessoa que controla seu interior, não se deixa mover pelos seus sentimentos, afetos, desejos e vontades.

Pode parecer besteira, mas o simples fato de você oferecer ao Senhor durante a quaresma a penitência de não tomar refrigerantes, não comer doces, evitar a TV, dormir mais cedo, acordar mais cedo, não comer carne, não fumar, não ingerir bebidas alcólicas ou outros tipos de penitência, nos ajuda muito a dominar nosso interior. Isso vai treinando nossa resistência.

Como eu faço?

Todos os anos eu escolho uma penitência para fazer. Não escolho mais de uma porque sei que não vou aguentar. Geralmente eu escolho algo que eu sei que sentirei falta nesses quarenta dias, e partilho com alguém próximo a mim. A partilha tem como objetivo verificar se não estou sendo muito rigoroso comigo mesmo, ou se não estou com orgulho espiritual demasiado, querendo fazer algo que esteja longe das minhas capacidades físicas.

Eu já fiz diversas penitências. Em um dos anos anteriores, quando era mais jovem (rss…) eu dormi no chão os quarenta dias. Hoje a minha coluna já não agüenta isso. Já fiz penitências de passar a quaresma sem doces, sem comer carne, de dormir cedo…

Esse ano eu estou fazendo a penitência de não tomar refrigerante. Pode parecer fácil para você, mas para mim é bem difícil. Só de ver uma garrafinha gelada, ou ouvir o barulho da latinha abrindo já dá água na boca. Mas é uma questão de disciplina. Nesse calor vem a sede e a vontade, mas nessa hora agente pensa na disciplina. Oferece pelas almas do purgatório e pela conversão dos pecadores e segue em frente.

Essa é uma dica que eu dou e que tem sido frutuosa na minha vida. #FicaDica!

Pax Domini!

Veja também:: Dicas para viver bem a Quaresma:: Silêncio interior | Faça um bom propósito | Fazer o jejum toda sexta-feira | Rezar a Via Sacra

Livro Maria Sempre Virgem e SantaVeja também o novo livro do Cadu (Administrador do Blog Dominus Dominus Vobiscum): Maria Sempre Virgem e Santa. Nele você vai encontrar ensinamentos seguros da doutrina da Igreja a respeito da Santíssima Virgem Maria, além das orações mais tradicionais da nossa Igreja à Virgem Mãe de Deus. Vendas apenas pela internet nos sites Clube de Autores e Agbook. Um livro para quem deseja ser mais íntimo de Nossa Senhora.

About these ads

2 comentários sobre “Dicas para viver bem a Quaresma:: Fazer uma penitência

  1. A gente morre e não vê tudo! Achei que era só eu a fazer penitência me abstendo de refrigerante mas agora vejo que não estou só. Estou me abstendo de tomar Coca Cola Zero. Para mim é como água. Tem feito um calor insuportável e aqui e dá uma vontade imensa de beber. Eu não sinto falta de carne…que mérito haveria para mim me abster de carne? Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s