Igreja Católica é a Igreja primitiva – Parte I

Autor: Guido Rojas
Do Site: Católico – Defiende tu fé cristiana

É comum ouvirmos protestantes dizerem: “Eu sou cristão”; ou também: “Agora sou cristão”. A verdade é que a maioria dessas novas igrejas não têm mais que 50, 100 ou 200 anos de fundação. O verdadeiro e pleno Cristianismo possui mais de 2.000 anos e encontra-se precisamente na Igreja Católica, fundada por Cristo. Estudemos a Palavra de Deus para conhecer as raízes do Catolicismo no Cristianismo primitivo.

Denomina-se “Cristianismo” à religião em conjunto que foi fundada por Cristo Jesus, “pedra angular de toda a sua doutrina” (1Coríntios 3,10-11; 1Pedro 2,4.6-8). Esta religião herdou do povo judeu a fé em um único e verdadeiro Deus (Êxodo 20,2-3), que teve sua origem na “santa aliança” celebrada entre Javé e o patriarca Abraão (Gênesis 12,1-2), convertendo o povo de Israel em uma “nação santa e reino de sacerdotes” (Êxodo 19,5-6).

No entanto, “quando se cumpriu o tempo, Deus enviou o seu Filho, que nasceu de uma mulher, submetido à lei de Moisés” (Gálatas 4,4). Ele é o “grande sumo sacerdote” (Hebreus 4,14), que estabeleceu um “novo pacto” (Hebreus 8,6) por sua morte salvadora na cruz (Efésios 2,16;Colossenses 1,20), dando origem ao “verdadeiro Povo de Deus” (Gálatas 6,16). Conseqüentemente, “já não importa ser judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher, porque, unidos a Cristo Jesus, todos vocês são um só. E se são de Cristo, são descendentes de Abraão e herdeiros da promessa que Deus lhes fez” (Gálatas 3,28-29).

A Igreja de Cristo foi vista, pelo menos durante os seus primeiros dez anos, como uma “nova seita” saída do Judaísmo (Atos 28,22); porém, na realidade, era um “novo caminho” (Atos 24,14), já que estava centrada em Jesus Cristo, que é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14,6). E os homens e mulheres que se atreviam a seguí-Lo eram perseguidos, condenados à morte, capturados e encarcerados (Atos 22,4). Não obstante, eles estavam unidos em um mesmo amor (Colossenses 3,14), uma vida segundo os ensinamentos do “sermão da montanha”, para alcançar o “reino dos céus” (Mateus 5,3-12).

No tocante ao termo “cristão” com que são identificados os discípulos de Cristo, começou a ser empregado na província romana de Antioquia – atual Antakya, na Turquia (Atos 11,26). Este nome foi aceito por todos aqueles que suportavam os sofrimentos de sua fé (1Pedro 4,16), convertendo-se assim em autênticos soldados de Cristo (2Timóteo 2,3).

O Cristianismo esteve conformado em sua alvorada histórica pelo Catolicismo, que possui Jesus como Cabeça (Colossenses 1,18; Efésios 5,23), ao fundar sua congregação sobre o apóstolo Pedro, a pedra (João 1,42; Mateus 16,16-18; Lucas 22,32; João 21,15-17). A palavra grega “Igreja” significa assembléia de fiéis (1Coríntios 1,2), “católica” significa universal (Apocalipse 7,9) e foi usada pela primeira vez por Santo Inácio de Antioquia, no início do século II de nossa Era. Ela é “a família de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, a qual é coluna e fundamento da verdade” (1Timóteo 3,15).

O cardeal John Henry Newman [ex-protestante] acrescentava que “para conhecer a história do Cristianismo, é necessário deixar de ser protestante”. Por essa razão, nós católicos afirmamos que a nossa religião não foi fundada por nenhum homem, como ocorreu com todas as demais denominações cristãs, que muitas vezes, como “lobos devoradores”, querem destruir a Igreja (Atos 20,29-30). Ao contrário, [a Igreja Católica] tem suas origens em Jesus Cristo, que é a “rocha firme” (Mateus 7,24-25) e, portanto, ninguém pode construir sobre outro fundamento (1Coríntios 3,9-11). A existência da Igreja Católica e seu impacto têm sido muito profundos: nos referimos a uma instituição que sobrevive há mais tempo que qualquer império na História da civilização. Ela já dura três vezes mais que o Império Romano e duas vezes mais que a dinastia na China.

Dominus Vobiscum

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s