O que é a Bíblia?

A palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante que uma espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do corpo, e das juntas e medulas e discerne os sentimentos e pensamentos do coração. Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem haveremos de prestar conta” (Hb 4,12-13)

A Bíblia não é um livro como outro qualquer. Já disse isso e quero reafirmar. A Bíblia é um instrumento divino. Nela está contida a palavra do Deus vivo. Nos estudos anteriores, vimos que a revelação de Deus, se deu por meio Oral e posteriormente Escrito. É preciso que você entenda que o parâmetro para que a Biblia chegasse as nossas mãos como está hoje, é a Sagrada Tradição. Por isso, a Igreja nos ensina que a nossa fé deve sempre ser guiada pela Sagrada Tradição e Pelas Sagradas Escrituras. Elas nunca se contradizem. Aliás, é importante reafirmar aquilo que disse no antes: A Bíblia é uma inspiração do Espírito Santo, consequência da ordem que Jesus nos deu quando disse que deveríamos anunciar o Evangelho a toda criatura.

A palavra grega Bíblia, em plural, deriva do grego βίβλιον (lê-se bíblos ou bíblion). Sua tradução literal é livro, ou rolo. Significa, num sentido mais abrangente biblioteca. Coleção de livros. A Bíblia não é um único livro, muito embora pareça. Na verdade ela é uma coleção de livros. São ao todo 73 livros. Esses livros tem um ponto em comum: Eles destacam a História de Salvação do povo eleito de Deus. Alguns desses livros são enormes. Outros tem apenas uma página. Existem livros que levaram muito tempo para serem escritos. Outros nem tanto. A diferença entre um livro e outro, as vezes levam séculos de diferença. A sua redação começou por volta do Século XV a.c. e só terminou no final do Século I d.c.. Cada livro tem um estilo, pois foi escrito de um jeito. Uns foram escritos de uma forma mais poética. Outros com um estilo mais narrativo. Porém todos esses livros trazem em si, a história da Salvação.

Assim divide-se a Bíblia: Antigo Testamento e Novo Testamento. Há uma diferença significativa entre um e outro.

“Amemos também os profetas, pois eles igualmente anunciaram o Evangelho, puseram nele sua esperança e aguardaram sua vinda. Acreditando n’Ele, salvaram-se; permanecendo na unidade de Jesus Cristo, santos dignos de amor e admiração receberam o testemunho de Jesus Cristo e foram admitidos no Evangelho de nossa comum esperança (…) Os sacerdotes [do Antigo Testamento] também eram respeitáveis; melhor, porém, era o sumo sacerdote, a quem foi confiado o Santo dos santos, o único a quem se confiaram os segredos de Deus. Ele é a porta do Pai, pela qual entram Abraão, Isaac e Jacó, os profetas, os Apóstolos e a Igreja. Tudo isso é para a unidade de Deus”…
(Santo Inácio de Antioquia – Séc II)

No Antigo Testamento, estão os livros que foram escritos antes da vinda de Jesus Cristo, e relatam a história do povo de Deus. Nessa parte da bíblia, temos 46 livros. Que são divididos assim:

Da Criação aos Reis – 7 Livros:
Gênesis, Exôdo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué e Juízes.

Obs.: A Coleção dos cinco primeiros livros são chamados de Pentateuco

Dos Reis de Israel e o Exílio – 7 Livros:
Rute, Samuel I, Samuel II, Reis I, Reis II, Crônicas I e Crônicas II.

Fatos após o Exílio na Babilônia  – 7 Livros:
Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus I e Macabeus II.

Livros Sapienciais – 7 Livros:
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos, Eclesiástico (ou Sirac) e Sabedoria.

Profetas Maiores – Pregações – 6 Livros:
Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel e Daniel.

Profetas Menores – 12 Livros:
Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

“A Lei fez-se Evangelho, o antigo renovou-se, a figura converteu-se em realidade, o Cordeiro agora é o Filho”
(Melitão de Sardes – Séc II)

No Novo testamento econtram-se os livros escritos após o nascimento de Cristo. Nessa parte da Bíblia, encontramos toda a revelação de Cristo, bem como aquilo que a Igreja Nascente foi estabelecendo. No Novo Testamento temos:

Evangelhos e Atos dos Apóstolos – 5 Livros:
Mateus, Marcos, Lucas, João e Atos dos Apóstolos.

Cartas de São Paulo – 14 Livros:
Carta aos Romanos, Coríntios I e II, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, Tessalonicenses I e II, Timóteo I e II, Tito, Filemon, Hebreus.

Cartas dos outros Apóstolos – 8 Livros:
Carta de Tiago, Pedro I e II, João I , II e III, Judas,

Livro Profético:
Apocalipse.

“Os Evangelhos são a história das coisas que Cristo disse e fez; os Atos, por sua vez, são a história das coisas que o outro Paráclito disse e fez”
(São João Crisóstomo – Séc IV)

Até ai não há nenhuma grande novidade, e provavelmente você até saiba dessas informações. Mas é interessante perceber que na Bíblia você tem de fato uma biblioteca. Se cada livro fosse editado de uma forma única seria complicado andar com ela. A Bíblia não é um livro, mas um conjunto de livros, cada um diferente do outro.

O fato é que quando você pega a Bíblia em suas mãos, você tem uma bíblioteca inteira nas mãos. Hoje de forma compacta em folhas finas de papel tipo seda. Mas na época em que fora escrita, era colocada em papiros que formavam rolos e mais rolos, ou em pergaminhos e no caso do Antigo Testamento, até em tábuas de madeira. Ter uma bíblia em casa dava um trabalho enorme. Na verdade era difícil para uma única pessoa ter todos os livros em casa. Era muito caro. Agora, imagina transportar a bíblia na mochila como fazemos hoje? Era impossível! Outro ponto interessante da época é que poucos sabiam ler. O fato é que hoje você tem, de forma compacta a palavra de Deus. Mais de quize séculos de história na sua bolsa. E nela você tem palavras que foram inspiradas pelo Espírito Santo. A Bíblia é um milagre de Deus, usando de mãos humanas. Nunca se esqueça disso.

Dominus Vobiscum

Anúncios

Um comentário sobre “O que é a Bíblia?

  1. Pingback: Tweets that mention O que é a Bíblia? « Dominus Vobiscum -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s