Quem escreveu a bíblia e com que finalidade?

Já começo dizendo algo muito importante sobre os escritores da Bíblia. Os escritores não eram jornalistas. Não conheciam mídias, e nem trabalhavam com marketing. Os autores e escritores da bíblia eram homens simples que iam se deixando levar pela inspiração do Espírito Santo na medida em que escreviam.

Eles não iam escrevendo a noite o que acontecia de dia. Eles não tinham gravadores, iPods ou MP3. Na sua grande maioria os livros eram escritos em etapas. Veja por exemplo os Evangelhos. Os discípulos não eram escritores. Eram discípulos. Na sua maioria pescadores como já sabemos. Eles não fizeram um Curso Intensivo de Aramaico e Grego e sairam escrevendo tudo que Jesus dizia. Às vezes pensamos que as coisas aconteciam dessa forma. Mas não. Muitas vezes os escritores, sobretudo nos livros mais históricos, iam escrevendo na medida em que tinham tempo hábil para fazer, em um determidado lugar (pois não podiam levar tudo para todo lugar), e sem contar que escrever era uma arte, eram poucos os que sabiam escrever. Imagina os discípulos carregando pergaminhos e mais pergaminhos atrás de Jesus. Era muito peso. Muita coisa. Entenda, a Bíblia não é um livro jornalístico. Ela não se atem a detalhes. A Bíblia é um livro de fé. Ela tem uma finalidade: Anunciar o Verbo Divino e a vitória do Reino de Deus. Os escritores bíblicos eram pessoas que tinham o objetivo de falar das coisas de Deus e não anunciar uma notícia em uma revista de fofoca. O Foco da Bíblia é a palavra de Deus, é o Verbo de Deus. E é assim que os escritores foram escrevendo os livros.

No século XVIII d.C., os Católicos achavam que Moisés tinha escrito o Pentateuco (que são os cinco primeiros livros do Antigo Testamento); mas, mas hoje, os estudiosos desacreditam disso. A versão mais correta é que Moisés escreveu os primeiros códigos e Leis de Israel, mais que ao longo do tempo, devido as mudanças históricas e sociais daquele povo, aqueles códigos foram sendo modificados (acrescidos de novas leis).

Esse é um dos exemplos que podemos citar para que você entenda como os livros foram escritos. A partir de Salomão, passou a existir na corte dos reis, tanto de Judá quanto da Samaria (reino cismático desde 930 A.C.) um grupo de escritores que zelavam pelas tradições de Israel, eram os escribas e sacerdotes.

Era um profundo desrespeito para aqueles homens, alterar qualquer palavra que fosse Divina. Assim a palavra foi sendo cuidada detalhadamente.

Lembrai-vos que é uma mesma palavra de Deus que está presente em todas as Escrituras, que é o mesmo Verbo que ressoa na boca de todos os Escritores Sagrados. Ele que sendo no início Deus, junto de Deus, não tem necessidade de sílabas por não estar submetido no tempo…
(Santo Agostinho – Séc IV)

Veja, a Bíblia é a prova concreta do amor de Deus por nós. Deus não só quis falar ao seu povo, mas também quis que essas palavras fossem registradas para que outros que viessem, no caso a nossa geração, também tivessem a oportunidade de conhecer os ensinamentos de Deus para o seu povo. E além disso, vale a pena lembrar o que o Catecismo nos ensina. Ele diz que Deus quis falar ao seu povo, usando palavras humanas. Ele poderia ter feito de outra forma de outro jeito, mas preferiu que fosse assim. Quis expressar através de palavras humanas, o único verbo: Jesus Cristo.

Hoje, quando ouvimos críticas a respeito da palavra de Deus, muitas dessas dizem respeito a ausência de detalhes na narrativa. Há muito tempo atrás, lendo um livro que não gostaria de citar o nome, pois ofende a fé cristã (na época eu ainda não havia tido meu encontro com Cristo), o autor do livro criticava os escritores, dizendo que se eles fossem mais “jornalisticos”, nós hoje teríamos uma fonte mais segura da história. Porém a Bíblia não é um livro histórico, apesar de conter muitos detalhes históricos. A Bíblia é um livro de Fé, onde os autores escreveram sobre fé.

Dominus Vobiscum

Anúncios

2 comentários sobre “Quem escreveu a bíblia e com que finalidade?

  1. Muito bom esse artigo e pra mim a Biblia é Deus falando conosco sempre atraves do Espirito Santo, pois cada vez que relemos um capitulo, ou versículos Deus nos fala de uma nova maneira não distorcendo o que vimos anteriormente mas acrescentando algo a mais em nossa vidas, por isso a Biblia é a Palavra de Deus para nós.

  2. Pingback: Tweets that mention Quem escreveu a bíblia e com que finalidade? « Dominus Vobiscum -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s