Estudo: Jesus não tinha irmãos – 3ª Parte

Já que entendemos o real significado da palavra irmãos na Bíblia, e vimos que esse significado, é como nos dias de hoje muito variado, vamos dar mais passo. Continuemos o nosso estudo, agora falando sobre os “quatro” supostos irmãos de Jesus. Veja o versículo abaixo, ao qual se baseiam os protestantes:

“Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito” (Mc 6,3).

Vamos agora considerar os quatro “irmãos” citados em Mc 6,3: Tiago, José, Simão e Judas… (Calma não há pressa. Lembre-se dos nomes dos quatro: Tiago, José, Simão e Judas)

Observe esses quatro versiculos abaixo, para identificarmos cada um deles:

“E também estavam ali algumas mulheres, olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago o menor e de José, e Salomé”.(Mc 15,40)

Estas eram as pessoas que estavam durante a crucifixão além de Maria e do apóstolo Sã João… Você reparou no detalhe do nome Maria, Mãe de Tiago? Agora vejamos outro versículo bastante curioso…

“Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe (Maria), a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleofas e Maria Madalena”. (Jo 19,25)

Nota: Guarde bem esse nome Maria, mulher de Cleofas… E Mãe de Tiago (um dos supostos quatro irmãos de Jesus). Agora Vejam mais versículos:

“…TIAGO, o filho de Alfeu, e ‘Judas’, cujo apelido era Tadeu“. (Mt 10,2-3)

Nota: Alfeu é uma tradução alternativa de Cleofas ou Clopas, tratando-se, assim, da mesma pessoa, afirma Bob Stanley, teólogo católico… Não sou eu quem afirma isso, mas um teólogo. Porém sigamos…

“…TIAGO, o filho de Alfeu e SIMÃO zelota e JUDAS, o irmão de TIAGO.” (At 1,13)

A partir dessas quatro passagens, percebemos que existia uma “outra Maria”, que era a esposa de Cleofas (Alfeu), e a mãe dos três “irmãos” de Jesus: Tiago Menor, José e Judas. Isso claramente mostra que Maria, a mãe de Jesus, não era a mãe de Tiago, José e Judas apresentados em Mc 6,3.

Mas e Simão?

Para manter Mc 6,3 em harmonia, já que os três não são filhos de Maria, mãe de Jesus, então SIMÃO também não é. SIMÃO é o zelote citado em Mc 3,18…

“Ele escolheu também André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelote…” (Mc 3,18)

ou Simão Zelador em Lc 6,15…

“Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador…” (Lc 6,15)

e Em At 1,13…

Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago… (At 1,13)

ou também chamado de cananeu em Mt 10,4…

“Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor…” (Mt 10,4)

Judas, que escreveu a Epístola de Judas, diz que é irmão de Tiago em Jd 1,1. Veja:

“Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos eleitos bem-amados em Deus Pai e reservados para Jesus Cristo.” (Jd 1,1)

Judas também é chamado de Tadeu em Mt 10,3…

“Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu…” (Mt 10,3)

Em Mc 3,18…

“Ele escolheu também André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelote…” (Mc 3,18)

Isso foi feito para distingüí-lo de Judas Iscariotes. Lc 6,16 também distingue os dois ao dizer:

“E Judas, o irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor”. (Lc 6,16)

Como você pode perceber, a bíblia merece um estudo bem mais meticuloso. Como dizia um irmão meu: Um texto fora do contexto vira pretexto. Todos nós temos o direito de sanar nossas dúvidas, mas nenhum de nós tem o direito de sair por ai interpretanto a palavra como convém.

De fato, podemos nesse estudo perceber que Maria mãe de Jesus não teve outros filhos. Aliás, a Bíblia mesmo em lugar nenhum afirma isso. Mas não vamos parar de estudar. Passo a passo analisaremos todas as possibilidades.

Nosso estudo ainda não acabou. Até a próxima!

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

   

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s