Estudo: Jesus não tinha irmãos – 5ª Parte

Vamos estudar o sentido da palavra primogênito. E precisamos mesmo por que, muitos afirmam nessa palavra indícios de que o Senhor foi somente o primeiro filho de Maria. Os católicos acreditam que Jesus foi o único Filho de Maria. A palavra “primogênito” significa primeiro filho. Seja o filho único ou não. Ou seja, existem primogênitos que são filhos únicos e primogênitos que são irmãos. A própria Escritura Sagrada dá testemunho disto, vejamos:

“O Senhor disse a Moisés: ‘Faze o recenseamento de todos os primogênitos varões entre os israelitas, da idade de um mês para cima, e faze o levantamento dos seus nomes.’” (Num 3,40)

Se para que seja primogênito é preciso que haja outros irmãos, como pode haver primogênitos “da idade de um mês para cima”? Como pode a mulher dar a luz ao primeiro filho e depois de um mês ter o segundo? É complicado isso… Um outro exemplo está no livro do Êxodo:

“e morrerá todo primogênito na terra do Egito, desde o primogênito do faraó, que deveria assentar-se no seu trono, até o primogênito do escravo que faz girar a mó, assim como todo primogênito dos animais.” (Ex 11,5).

E a promessa de Deus se cumpre, onde lemos:

“Pelo meio da noite, o Senhor feriu todos os primogênitos no Egito, desde o primogênito do faraó, que devia assentar-se no trono, até o primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. O faraó levantou-se durante a noite, assim como todos os seus servos e todos os egípcios e fez-se um grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto” (Ex 12,29-30).

A própria tradição ensina que o Faraó só tinha um único filho (quando você tiver tempo, busque ler a história da libertação dos Hebreus e esteja atento para observar se o Faraó tinha outros filhos. Seria muito longo copiar todo livro do Êxodo). Desta forma, a palavra “primogênito” em Lc 2,7 não prova que o Senhor teve outros irmãos.

O próximo estudo que fizermos será o último. Para fechar com chave de ouro. Espero que você esteja gostando. E mais do que gostar, espero que tenha ajudado a retirar suas dúvidas a respeito dessa afirmação que é no mínimo infeliz.

Ps.: Só lembrando que esse blog não é para debates mas para formação do povo católico. Nós queremos aqui ajudar os católicos que não conhecem o pensamento da Igreja. Nosso objetivo é informar os católicos. Se você por acaso não for católico e estiver nos visitando seja muito bem vindo. Só peço que se for comentar, que não faça comentários ofensivos a nossa fé. Eles não serão permitidos.

Dominus Vobiscum

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

   

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s