Estudo sobre o pecado e a queda do Homem – Maria a mulher do Gênesis ao Apocalipse

Pax Domini! Quero antes de começar a escrever o post de hoje, quero renovar a boa notícia: Deus não cruzou os braços e nunca cruzará! Ele não vai deixar o mundo ao Deus dará! Ele nunca dorme! E por que estou começando o texto assim? Por que a partir de hoje, nós vamos começar a estudar o plano de Deus para que o ser humano pudesse voltar a Santidade e Justiça que Deus preparou para ele desde os inícios, ou seja, antes do pecado original. Mas Deus tem de fato um plano?

Sim, Deus tem um plano, e um plano infalível. A primeira coisa que devemos entender é que Deus é um estrategista. E o plano Dele não vai apenas dar-lha a vitória, mas vai fazer com que o homem consiga dar passos a Ele. E esse plano começa logo após o primeiro pecado. Perceba que no livro do Gênesis, o capítulo 3, nos narra o primeiro pecado. Conta a tentação da serpente, conta o erro de Eva, conta o erro de Adão e narra o momento em que Deus conversa com ambos. Ali, naquele instante, Ele já diz a sua estratégia:

“Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida. Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.” (Gn 3,14-15) 

Veja, já ai nesse momento percebemos o anuncio da salvação. Esse trecho é chamado de protoevangelho:

Proto Evangelho = Do grego. Proto significa Primeira. Evangelho significa boa nova.

Vejamos as partes:

Serpente = Diabo ou satanás. A ela, cabe como toda serpente, arrastar-se pelo chão e sorrateiramente, ferir o calcanhar da mulher. A serpente, será inimiga da mulher por toda vida.

Mulher = A igreja interpreta essa mulher como Maria. A mulher será inimiga da serpente. E ela (sua descendência) esmagará a cabeça da serpente.

Descendência da serpente = Os demônios que junto com Lúcifer foram banidos dos céus.

Descendência da Mulher = Aqui está a grande novidade. A descendência da mulher será o Messias, o Salvador. Será essa descendência que realmente vai proclamar a vitória de Deus sobre satanás. Por essa descendência muitos esperaram e morreram sem ter visto. Muitos viram e não acolheram. Essa descendência é Jesus Cristo.

Por isso o profeta Isaías dizia:

Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco. (Is 7,14)

É preciso entender que a figura principal no plano de Deus é Jesus Cristo. Mas que tudo começou com a Virgem Maria Santíssima. Por isso que pus como figura deste post, esse excelente livro do Monsenhor Jonas Abib – Maria a mulher do Gênesis ao Apocalipse. Um livro que vale a pena ler e reler, para entender o papel de Maria nesse plano de salvação.

Caso você queira e possa, convido mesmo você a comprar este livro. Até digo a você, que nem pegue emprestado. Compre para você, para que você possa rabiscá-lo, marcá-lo e reler quando precisar. Porém mais do que ler este livro, dia de hoje tenha dentro de você esta certeza de fé, Maria sempre fez e sempre fará parte dos planos de Deus, pois Ela foi a Escolhida!

Para adquirir o livro, clique aqui

Pax Domini 

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s