Estudo sobre o pecado e a queda do Homem – Nosso Deus não cruza os braços

Pax Domini! É com muita alegria que começamos mais um novo estudo. E esse  estudo vamos ver e saber o que Deus fez na medida em que percebeu o estrago do pecado. Pode parecer lógico para você que é católico, saber que Deus não ficaria de braços cruzados vendo toda a confusão que o demônio aprontou. Mas acontece que em muitas seitas e religiões partem do princípio que o Deus Todo Poderoso, é um Deus que fica tudo, sem interferir em nada. Os conceitos primários do espiritismo são baseados em um Deus assim. Por isso é que pela filosofia espírita o homem é que deve trilhar seu caminho de volta, por si, sem a ajuda de Deus. Mas para nós católicos, a fé é outra. Cremos que Deus não cruza os braços e nos entrega ao sofrimento. Nosso Deus é um Deus de amor. Que mesmo o homem tendo pecado, Ele não nos entregou ao poder da morte! Nosso Deus é o Deus da vida:

Depois da queda, o homem não foi abandonado por Deus. Ao contrário, Deus o chama e lhe anuncia de modo misterioso a vitória sobre o mal e o soerguimento da queda. Esta  passagem do Gênesis foi chamada de “proto-evangelho”, por ser o primeiro anúncio do Messias redentor, a do combate entre a serpente e a Mulher e a vitória final de um descendente desta última. (CIC§410)

O catecismo nos ensina que logo após o primeiro pecado, Deus já nos anuncia a salvação.

“Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.” (Gn 3,15)

Logo após o pecado, Deus ali anuncia a salvação. Fala de uma descendência que vai esmagar a cabeça da serpente, e da descendência da serpente. E fala que a descendência desta mulher vai vencer no final. E ai amados irmãos, começa uma linda história de amor que só terá fim na segunda vinda de Jesus. O importante aqui e agora, é saber que Deus não te deixou a margem. Ele não cruzou os braços e deixou que eu e você perecessemos no pecado. Ele arranjou um jeito de nos trazer de volta a salvação. Por isso, todas as vezes que você estiver com sentimentos de pecado, sentindo que não há mais jeito, recorde isso: Deus não vai cruzar os braços em relação a tua vida! Deus não vai cruzar os braços em relação a situação do mundo!

E isso precisa causar em nós duas atitudes:

1. Nunca olhar o mundo com olhos de desespero – Por pior que seja a sitação que vivemos, nunca podemos cair no desespero. Deus não cruzou e nem vai cruzar os braços. Uma vez ouvi algo muito bacana que guardo até hoje: Quando Deus está em silêncio é por que Ele está concentrado no trabalho. Deus nunca dorme! Por isso cristão nunca pode dizer que está tudo perdido! Jesus venceu a morte! Deus sempre vence! O cristão precisa sempre ir pelo positivo esperando a ação de Deus!

2. Preciso colaborar com a ação de Deus – Sobre isso, é preciso saber que Deus não precisa de nós, mas Ele quer precisar de nós. E isso é muito lindo. Deus quer fazer essa transformação junto conosco. Por isso precisamos fazer a nossa parte! E ai eu pergunto a você no dia de hoje: Você está fazendo a sua parte? O que você precisa fazer para “dar uma mãozinha” para Deus?

Pax Domini

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s