Estudo sobre o pecado e a queda do Homem – O Novo Adão – A obediência que salva e liberta

A tradição cristã vê nessa passagem (Proto Evangelho – Gn 3,15) um anuncio de um Novo Adão, que por sua obediência até a morte de cruz, repara com sua superabundância a desobediência de Adão (CIC§411)

É engraçado como na palavra de Deus tem determinados trechos tão pequenos e até mesmo versículos que são tão ricos e tão cheios de conteúdo. Esse versículo (Gn 3,15) é um deles. Nesse primeiro anuncio do Evangelho, Deus anuncia uma Nova Eva e um novo Adão. E de fato era preciso que isso acontecesse. O primeiro Adão e a primeira Eva pecaram. Eles eram pais dos viventes e por conseguinte, toda a humanidade sofreu as consequências.

Eva, pecou por desejar aquilo que não podia ter. E Adão, penso eu, pecou ainda mais. Primeiro que foi omisso, poderia ter dito não, poderia ter gritado e não o fez. Ficou mudo. Depois fez o mesmo que Eva: Desejou o que não podia. Por isso era necessário que houvesse um Novo Adão e uma nova Eva.

A nova Eva é Maria. A Ave Maria. E veja, Eva lida de trás pra frente, lê-se Ave. Por que Maria é o oposto de Eva. Se Eva colaborou com a serpente, Maria detesta a serpente. E Jesus é o novo Adão, por que é a descendência de Maria. E se Adão pecou por desobediência, Jesus foi obediente até a morte e morte de Cruz.

Jesus fez exatamente tudo que o Pai lhe pediu.Não negou nada. Por isso irmãos, se quisermos ser como Jesus, precisamos treinar em nós a obediência.

Já reparou como ser obediente é difícil? E é difícil para qualquer um. Geralmente no nosso dia a dia sempre temos a tendência a fazer a nossa vontade. Obedecer é seguir Jesus. é preciso treinarmos a obediência. Aquele que não obedece nas pequenas coisas nunca vai obedecer as grandes.

Tem muita gente que diz: Eu obedeço a Deus e não aos homens!

Quem não obedece seus superiores constituidos em direito nunca vai ser obediente a Deus. Se você não obedece a quem vê, nunca vai obedecer a quem não vê. A voz de Deus é suave. Se você não é treinado na obediência, você nunca vai saber se a rdem é de Deus. Obediência é treinamento para a salvação. Por isso precisamos nesse tempo, trabalhar cada vez mais a obediência e a submissão em nós. Precisamos pedir que Deus nos dê a graça de renunciar a toda revolta e insubmissão e pedir também que o Espírito Santo nos forme na obediência.

Pax Domini 

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s