Estudo sobre o pecado e a queda do Homem – Não seria mais fácil Deus simplesmente impedir o homem de pecar?

Ola! Esse é o último post de um longo estudo sobre o pecado. E nesse último estudo aprendemos que Deus tem um plano para nos resgatar do pecado. Vimos que apartir da descendência da mulher, Deus daria alguém para nos libertar definitivamente do pecado e da morte. Mas pode ser que você pense:

Não seria mais fácil Deus simplesmente impedir o homem de pecar?

Como disse no podcast, a resposta é: SIM. Seria muito mais fácil. Porém Deus não quis assim. Como diz meu irmão Marcio Todeschini: Deus vai além!

Uma vez a irmã Maria Eunice falou algo que me chamou a atenção. Ele fez uma pergunta: Quem é mais inteligente, você ou Deus? Digo isso por que quando fazemos uma pergunta assim, de certa forma estamos chamando Deus de burro. Será que não passou pela cabeça de Deus essa possibilidade? Ora, se Ele não fez isso, é por que Ele pensou em algo mais. As vezes queremos ensinar a Deus. Eita povinho petulante!

Para responder essa pergunta posto aqui a frase de São Leão Magno que está no parágrafo 412 do Catecismo:

“A graça inefável de Cristo deu-nos bens melhores do que aqueles que a inveja do Demônio nos havia subtraído”. (CIC§412)

Ou seja, o santo disse a nós, povinho que se acha mais inteligente que Deus, que nós vemos apenas o que nossos olhos enxergam, mas Deus vê além disso. Que para Ele não basta apenas vencer o pecado, mas livrar o mundo de Satanás, vencedo-o de uma forma inigualável: Através de Cristo!

Ainda sobre isso, são Tomãs de Aquino afirma:

“Nada obsta’ a que a natureza humana tenha sido destinada a um fim mais elevado após o pecado. Com efeito, Deus permite que os males aconteçam para tirar deles um bem maior. Donde a palavra de São Paulo: ‘Onde abundou o pecado superabundou a graça” (CIC§412)

Se Deus tivesse impedido o homem de pecar, nós não seríamos livres. Deus nos deu o livre abítrio. Quem ama deixa livre. Além disso, se Ele tivésse feito isso, nunca veríamos quanto Ele nos ama, dando seu Filho para nos salvar. Se nós amamos a Deus devemos fazer aquilo que nos ensina de forma livre. Isso é amor.

Por isso, se você um dia ouvir essa pergunta, responda com autoridade de Filho de Deus, dizendo: Deus sempre vê além do que vemos! Deus tem juizo! Nós não…

Pax Domini

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s