Estudo sobre Jesus Cristo, homem ou Deus :: Qual a natureza real de Cristo?

Pax Domini! Hoje começamos mais um estudo. Dessa vez vamos entender por que a Igreja ensina que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. E para começarmos, antes de mais nada, precisamos entender antes de tudo que Jesus, sendo o Deus Filho, ou seja, uma das três Pessoas divinas, fez-Se homem, em tudo semelhante a nós, com exceção do pecado e que, ao vir a esta terra, pôde cumprir a lei e satisfazer a justiça divina, morrendo por nós e, assim, pagando o preço necessário para a nossa salvação. O fato de desde a muito tempo levantarem-se dúvidas sobre a natureza real de Cristo, pode ser a causa do afastamento de muitos (ao longo dos séculos) da fé católica.

O acontecimento único e totalmente singular da Encarnação do Filho de Deus não significa que Jesus Cristo seja em parte Deus e em parte homem, nem que ele seja o resultado da mescla confusa entre o divino e o humano. Ele se fez verdadeiramente homem permanecendo verdadeiro Deus. Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. A Igreja teve de defender e clarificar esta verdade de fé no decurso dos primeiros séculos, diante das heresias que a falsificavam. (CIC§464)

Além de dizer que Jesus é Deus, podemos ver na palavra que, num dado momento da história, “o Verbo Se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). Jesus Se tornou homem, a fim de cumprir a promessa divina feita ao primeiro casal de que “da descendência da mulher” nasceria um que esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3,15).

Veja bem desde o início, a promessa é clara: A descendência da mulher iria esmagar a cabeça da serpente. Porém sabemos que homem algum teria a possibilidade de fazer isso. Era necessário um Deus para fazer isso. Por isso Jesus se encarnou no seio da Virgem Maria. Não fez como todos os homens, mas sob uma ação direta do Espírito Santo. Por isso, Jesus é o Centro dessa promessa. Seria homem, mas também seria Deus. Nesse estudo nós vamos nos aprofundar nessa questão e entendermos o porque da afirmação: Jesus Cristo, verdadeiro homem e verdadeiro Deus.

Esteja bem atento para esse estudo. Garanto que vai ajudar muito para que você cresça na sua fé. Depois continuaremos…

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s