Estudo sobre Jesus Cristo, homem ou Deus: Jesus era um fantasma?

Jesus é tanto homem quanto Deus. Por isso, costuma-se dizer que Ele é Deus-Homem. Ao longo dos séculos, surgiram alguns equívocos a respeito da natureza humano-divina de Cristo.

As primeiras heresias, mais do que a divindade de Cristo, negaram sua humanidade verdadeira(docetismo gnóstico)Desde os tempos apostólicos a fé cristã insistiu na verdadeira Encarnação do Filho de Deus, “que veio na carne”. Mas desde o século III a Igreja teve de afirmar, contra Paulo de Samósata, em um concílio reunido em Antioquia, que Jesus Cristo é Filho de Deus por natureza e não por adoção. (CIC§465)

Hoje vamos conhecer uma dessas muitas heresias. E precisamos conhecer bem isso para não se deixar enganar. Hoje os inimigos da Cruz de Cristo querem se utilizar dessa “overdose” de informações para desvirtuar muitos cristãos. Hoje vamos conhecer o docetismo gnóstico.

Docetismo Gnóstico – Afirmava que Jesus tinha apenas um corpo aparente, pois era o Logos a exprimir-se para os homens. Tinha uma aparência de corpo para se fazer entender dos homens. Mas na verdade, Cristo não tinha corpo biológico, pois era o Logos, o Filho de Deus. Deus não tem sémen biológico. Portanto, só aparentemente o corpo de Jesus era de carne.

Santo Ireneu ataca este radicalismo dizendo que, sem corpo biológico, Jesus não teria salvo a humanidade. Adão, primeira cabeça da humanidade, desorientou o corpo. Cristo, ao ser constituído nova cabeça da humanidade, reconduz o corpo para o ritmo certo.Isto não podia ter acontecido se Ele não tivesse sido verdadeiro homem (Adv. Haer., 1, 10, 1).

A Igreja, como afirma o Catecismo, e como vimos através de Santo Irineu, combateu e combate essa loucura. Jesus, que era Deus, se fez homem como nós, e podemos ver isso nos evangelhos, onde vemos os dados que citamos no post do estudo anterior (para ler o post anterior clique aqui).

É preciso estar atento a essas loucuras. Muitas vezes nos deixamos levar por isso. Precisamos conhecer e combater. Como disse antes, hoje os inimigos da Cruz insistem em levantar essas teses contra a pessoa de Cristo. Proclame sem medo: Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus!

Pax Domini

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
Anúncios

Um comentário sobre “Estudo sobre Jesus Cristo, homem ou Deus: Jesus era um fantasma?

  1. Pingback: Estudo sobre a ressurreição de Cristo:: O homem celeste « Dominus Vobiscum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s