Estudo sobre a concepção de Cristo:: O Espírito que precede o Cristo, também precede nossa missão!

Ao ser concebido como homem no seio da Virgem Maria, o Filho Único do Pai é “Cristo”, isto e, ungido pelo Espirito Santo desde o início de sua existência humana, ainda que sua manifestação só se realize progressivamente: aos pastores, aos magos, a João Batista, aos discípulos. Toda a Vida de Jesus Cristo manifestará, portanto, “como Deus o ungiu com o Espírito e com poder” (At 10,38). (CIC§486)

Tem sido muito valioso para mim esse estudo que fazemos, pois a riqueza dos textos, maneira com que o Catecismo vai apresentando as realidades da nossa alma e da nossa fé, vai nos fazendo perceber todo o contexto da nossa história de salvação, e como ela se repete no nosso ministério do dia a dia. Hoje, nesse trecho, o catecismo vai nos apresentar o crescimento progressivo da ação do Espírito Santo, que vai da concepção até os dias de hoje. Sabemos que o Espírito Santo tem sido nos dias de hoje um papel fundamental na História da Salvação. Mas o que o catecismo vem nos ensinar é que esse papel foi acontecendo de forma progressiva.

Se você for analisar a história da salvação, você vai perceber que primeiro, Deus Pai se apresentou aos homens. Depois Ele envia seu Filho (2ª pessoa da trindade). Ao enviar o Filho, Deus já começa a mostrar sutilmente o Espírito Santo. Primeiro concebendo o Filho. Depois, Ele vai progressivamente, de acordo com a missão do filho se mostrando. Certa vez eu ouvi um sacerdote dizer (infelizmente não me recordo o nome e nem o local) que todos os milagres que o Cristo realizou, fora por intermédio do poder do Espírito Santo. Como vocês bem sabem eu não sou teólogo, mas creio que isso faça um certo sentido, porque se Jesus disse que faríamos obras maiores do que as dele, certamente não era por mérito do nosso poder, mas pelo poder do Espírito Santo. E isso se mostra muito real, dentro da realidade dos movimentos carismáticos, como por exemplo a RCC, onde pessoas através dos dons carismáticos recebem curas e tem suas vidas transformadas pela ação do Espírito Santo.

O Espírito Santo “precede” o ministério de Jesus Cristo. E eu creio que o fato do Espírito Santo preceder o Cristo, vem nos mostrar que, se fizermos verdadeiramente a nossa missão e o nosso ministério, o Espírito também nos precederá, e nos dará a unção e o poder que vem do alto para que a nossa missão se realize.

Pax Domini

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s