Estudo sobre Jesus no deserto – Tentações e vitórias:: Aquele que venceu no deserto

Todo deserto tem um fim… O importante não é chegar ao fim, mas ter a alegria de chegar no fim sentindo-se vitorioso!

Todo deserto tem um fim… O importante não é chegar ao fim, mas ter a alegria de chegar no fim sentindo-se vitorioso!

Continuamos estudando o episódio onde o inimigo tenta a Nosso Senhor Jesus no deserto. Começamos esse estudo falando sobre o deserto. E vamos retomar o deserto para mais um post. Veja, segundo os evangelhos, Jesus passou quarenta dias e quarenta noites no deserto, Jejuando e orando. Depois desse tempo Jesus travou a grande batalha da tentação.

É importante explicar que na bíblia, o número 40 é bastante siginificativo, sobretudo nesse caso onde o episódio da tentação, faz uma clara alusão aos quarenta anos que o povo de Deus passou no deserto antes de chegar à Terra Prometida, ou ao tempo que o profeta Elias ficou sem comer.

Jesus cumpre à perfeição a vocação de Israel: contrariamente aos que provocam outrora a Deus durante quarenta anos no deserto, Cristo se revela como o Servo de Deus totalmente obediente à vontade divina. (CIC§539)

Essa alusão é claríssima. Jesus vence o tempo no deserto. Ele passou pelo deserto, mas permaneceu fiel. Ele não relcamou, nem murmurou… Simplesmente viveu e venceu.

Isso diz muito para nós. Quem não passou por um tempo de deserto e sobretudo por um tempo de tentação? Recentemente passei por um tempo muito difícil. Mas uma hora o deserto acabou. Porque todo deserto tem um tempo, e se você permanece fiel, você colherá os frutos dessa luta.

Quando estiver passando por qualquer deserto que seja na sua vida ou diante de qualquer tempo de tentação, recorde-se que todo deserto tem um tempo e que tudo tem um fim. Recorde-se que Jesus venceu o deserto e que se você se aproximar Dele, ainda que não seja pelos sentimentos, aproxime-se pelo intelecto, pela razão. Saiba que Ele venceu o deserto e que sentindo Ele perto ou não, Ele venceu e prometeu que estaria com você todos os dias.

No tempo de deserto, não se desespere e nem tente tirar a calça pela cabeça. No tempo de deserto, apegue-se com Jesus e siga. Uma hora o deserto chega ao fim.

Pax Domini

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

  

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s