Esses dias nós retomamos o nosso estudo sobre a pessoa de Jesus. E nesse tempo em especial temos focado nossa atenção no episódio das tentações de Jesus no deserto. Vimos nos últimos três posts que Jesus por três vezes rechaçou as investidas de satanás e permaneceu firme fazendo a vontade de Deus.
Jesus venceu as três maiores tentações que o inimigo nos oferece:
– A tentação de confiar no que vê ao invés de confiar no Deus que não vê,
– A tentação de confiar no que tem, ao invés de confiar no Deus que provê,
– A tentação de não colocar Deus a prova.
Os evangelistas assinalam o sentido salvífico desse acontecimento misterioso. Jesus é o novo Adão, que ficou fiel onde o primeiro sucumbiu à tentação…(CIC§539)
Fazendo isso, Jesus assume a postura do novo Adão. O primeiro homem sucumbiu as tentações, mas Jesus as venceu. Aonde Adão fora infiel, Jesus foi e é fiel. Entenda bem porque a igreja chama Jesus de Novo Adão…
Não sei se você sabe, mas o nome de Adão tem um significado um tanto peculiar. Adão significa “pai da humanidade”. Jesus ao vencer o mal, assume o posto de Adão. Se torna o novo Pai da humanidade. Pode acreditar: temos um pai que venceu! Aonde o antigo Pai da humanidade fracassou, Jesus foi vitorioso, por isso podemos contar com ele para vencer as tentações. Sendo Jesus vitorioso, nada mais certo do que se aproximar dele para resistir as investidas de satanás.
Quando eu era pequeno, muitas e muitas vezes via meu pai arranjando as coisas para pescar. Era o hobby do meu pai. Ele gostava de pescar e passava horas e horas arrumando varas, anzóis, fazendo laçadas, colocando óleo nos molinetes, ele fazia tudo aquilo com muita astúcia… E eu mesmo pequeno já gostava de pescar com ele.
E quando eu encontrava alguma dificuldade em matéria de pescaria, eu recorria ao meu pai, que para mim era o pescador. Ele me ajudava a superar o que eu ainda não conseguia superar sozinho, pois ele era para mim “O grande pescador”. Eu confiava, aprendia e tentava colocar em prática.
Estou falando disso para que você entenda que quando temos alguém que é especialista em um determinado assunto, e faz aquilo de forma perfeita, nós acabamos nos aproximando Dele e deixando que Ele nos ensine, nos eduque, nos ajude. Jesus sendo o “Novo Adão” acaba por tornar-se também nosso responsável, e se tratando de tentações e lutas contra o inimigo, podemos ir a Ele, aprender com Ele e vencer ao lado Dele. Ele venceu o pecado.
Por isso quando você estiver sendo tentado, recorra a Jesus. Aprenda com Ele. Aproxime-se Dele. Peça que Jesus te ensine a resistir. Ainda que a tentação seja grande, ainda que lhe pareça grande, maior é aquele que venceu o autor de todas as tentações. Nessa hora, reze aquela ejaculatória tão tradicional da Igreja, pedindo que o Coração de Jesus te ajude.
Coração Eucarístico de Jesus
Livrai-nos cada vez mais das surpresas de satanás!
Pax Domini