Estudo: A Crucificação de Cristo:: Meu Deus, porque me abandonastes?

Jesus não conheceu a reprovação, como se Ele mesmo tivesse pecado. Mas, no amor redentor que sempre o unia ao Pai, nos assumiu na perdição de nosso pecado em relação a Deus a ponto de poder dizer em nosso nome, na cruz: “Meu Deus, meu Deus por que me abandonaste?” (Mc 15,34). Tendo-o tornado solidário de nós, pecadores, “Deus não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós” (Rm 8,32), a fim de que fôssemos “reconciliados com Ele pela morte de seu Filho” (Rm 5,10). (Cat. §602)

Ao morrer por nós na cruz, Jesus assumiu nossos pecados, mesmo sem pecado pecado algum.  Ele tomou sobre nós o seu julgo, e pôde sentir o que o homem sente quando se afasta de Deus. Quando pecamos, nossa alma se afasta de Deus. A solidão da alma é angustiante.

Quando a pessoa está no pecado, ela não percebe esse afastamento. A percepção vem, quando caimos em nós mesmos. Tal como o filho pródigo. Na hora que vemos a besteira que fizemos, bate em nós uma dor e uma angústia que vai lá dentro… é terrível!

Deus não nos abandona. O grito de Jesus não foi Dele, mas a expressão que temos quando percebemos as burradas que fazemos. A ação de ausentar-se de Deus é humana. Ele nunca se afasta de nós.

Confesso que para mim é difícil falar dessa ação do pecado em minha vida. Me bate uma tristeza em voltar no tempo e ver quantas vezes eu, por livre e espontânea vontade, me afastei dos átrios do Senhor. Graças ao bom Deus e ao Seu Filho Jesus Cristo, o meu e o seu pecado foram pagos, ainda que por um altíssimo preço. Hoje temos a graça da confissão e da remissão dos pecados.

Se lembrar dos erros cometidos me causa tristeza, muita alegria me traz lembrar das inúmeras confissões que fiz ao longo da vida. A graça da remissão dos pecados, a alegria de poder retomar e recomeçar, o sentimento de alma limpa e lavada, e a sensação de estar novamente ligados com Deus não tem preço.

Isso tudo nos foi dado, graças a morte Daquele que não tinha pecado, mas se fez pecador por nós!

Pense muito bem nisso hoje e se for o caso, dê sim um novo rumo na sua vida. Abaixo, deixo um exame de consciência para se for o caso, você fazer.

Para fazer uma boa confissão, indico esse exame de consciência.

Pax Domini

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

  

AVISO:: Agora todas as Quartas às 11h Programa Dominus  Vobiscum na Rádio Beatitudes. Uma parceria entre a melhor o Web Radio Católica e este blog. Prestigie!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s