Estudo sobre a ressurreição de Cristo:: A Morada dos Mortos

A Igreja ensina que Jesus depois de sua morte e antes da sua ressurreição, Ele desceu aos infernos. Visitou a morada dos mortos. Isso nós rezamos na oração do creio.

As freqüentes afirmações do Novo Testamento segundo as quais Jesus “ressuscitou dentre os mortos” (1Cor 15,20) pressupõem, anteriormente à ressurreição, que este tenha ficado na Morada dos Mortos. Este é o sentido primeiro que a pregação apostólica deu à descida de Jesus aos Infernos: Jesus conheceu a morte como todos os seres humanos e com sua alma esteve com eles na Morada dos Mortos. Mas para lá  foi como Salvador, proclamando a boa notícia aos espíritos que ali estavam aprisionados. (Cat. §632)

Jesus literalmente morreu. Isso nós vimos aqui. Só que a sua descida a morada dos mortos teve um caráter de salvação. Vou explicar. Antes da vinda de Jesus, as pessoas que morriam desciam para a Mansão dos Mortos. Ali as almas repousavam. Justos e pecadores aguardavam ali o destino da sua eternidade.

A Escritura denomina a Morada dos Mortos, para a qual Cristo morto desceu, de os Infernos, o sheol ou o Hades, Visto que os que lá se encontram estão privados da visão de Deus. Este é, com efeito, o estado de todos os mortos, maus ou justos, à espera do Redentor que não significa que a sorte deles seja idêntica, como mostra Jesus na parábola do pobre Lázaro recebido no “seio de Abraão”. “São precisamente essas almas santas, que esperavam seu Libertador no seio de Abraão, que Jesus libertou ao descer aos Infernos”. Jesus não desceu aos Infernos para ali libertar os condenados nem para destruir o Inferno da condenação, mas para libertar os justos que o haviam precedido. (Cat. §633)

Ao morrer e visitar a Mansão dos Mortos, Jesus com seu poder salvífico resgatou dali os justos. Depois da descida de Jesus ao Sheol, nenhum justo lá permaneceu. Esses dias eu estava pensando nisso e cheguei a algumas conclusões que gostaria de partilhar com você.

1. Aquele que é justo, sempre será resgatado pelo Senhor. Vale a pena se esforçar para ser um bom cristão, um bom católico. É preciso buscar a justiça do Senhor para que na hora Dele, Ele mesmo venha nos resgatar. Veja bem: Muitos que morreram muito antes da vinda de Cristo foram salvos por Ele. A salvação vem para todos os justos. Ainda que nenhum milagre grandioso aconteça na sua vida, ainda que ninguém se lembre de você por toda sua existência, se você busca praticar a justiça de Deus, você alcançará a salvação. Repito: Vale a pena ser justo!

2. Muitas vezes nós nos espantamos com o poder de Jesus, quando vemos um milagre. Nossa medida do poder do Senhor vai até onde vemos com nossos olhos. Mas você já parou para pensar que Jesus é tão poderoso que fez um verdadeiro “limpa” no inferno? Imagina Jesus chegando lá e dizendo na cara do demônio: Esse é justo! Ele vem comigo! Não argumente! Eu sou o Senhor! Eu sei que isso é uma reflexão pessoal, mas acredito que tenha sido assim. Nosso Senhor é poderoso ao ponto de retirar do Sheol as almas que lá já estavam.

Nós que somos católicos precisamos conhecer essas verdades. Até para responder aos que questionam nossa fé. Uma vez alguém me perguntou: Que Jesus é esse que não salvou os que já morreram e foram justos? Graças a Deus consegui responder: Mas claro que salvou, Ele desceu a mansão dos mortos e resgatou todos que estavam lá. Hoje essa pessoa que me fez essa pergunta é católico e busca conhecer sua fé.

Deus abençoe você! Dominus Vobiscum

Obs.: Ouça agora o podcast que fizemos sobre assunto. Clique aqui

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

  

AVISO:: Estamos assumindo aqui no blog Dominus Vobiscum uma campanha de oração pela Jornada Mundial da Juventude. A proposta é que todo católico reze um terço por dia de hoje até o evento que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro. Você topa o desafio?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s