Estudo sobre a ressurreição de Cristo:: Confirma a fé dos teus irmãos!

Maria de Magdala e as santas mulheres, que Vinham terminar de embalsamar o corpo de Jesus, sepultado às pressas, devido à chegada do Sábado, na tarde da Sexta-Feira Santa, foram as primeiras a encontrar o Ressuscitado. Assim, as mulheres foram às primeiras mensageiras da Ressurreição de Cristo para os próprios apóstolos. Foi a eles que Jesus apareceu em seguida, primeiro a Pedro, depois aos Doze. Pedro, chamado a confirmar a fé de seus irmãos, vê, portanto, o Ressuscitado antes deles, e é baseada no testemunho dele que a comunidade exclama: “E verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão” (Lc 24,34). (Cat. §641)

Não foi apenas o túmulo vazio que contagiou os cristãos da época. O principal motivo da fé dos primeiros cristãos na ressurreição de Jesus foram os testemunhos de pessoas que afirmavam ter falado com o Senhor face a face. As primeiras foram as santas mulheres. Alguns brincam dizendo que Jesus apareceu primeiro para as mulheres para que a notícia se espalhasse mais rápido. Mas é uma brincadeira apenas. Até porque tem muito homem que gosta de brincar de TV Fama.  Espalhar uma novidade, sobretudo boa, todo mundo gosta de fazer.

Mas foi, sobretudo a aparição de Jesus aos apóstolos e em particular a São Pedro, o primeiro Papa da Igreja, que animou e fortaleceu a fé dos primeiros cristãos.

E sabemos que não tinha como os apóstolos inventarem essa história de ressurreição. Primeiro porque eles estavam morrendo de medo de serem presos e segundo porque além das santas mulheres e dos próprios apóstolos, pelo menos 500 pessoas viram Jesus de uma só vez (1 Cor 15,5-6). E além desses, outros como os discípulos de Emaús ainda disseram ter visto e falado com Jesus.

Os cristãos não poderiam ser culpados por terem dúvidas. Isso é normal. Não nascemos sabendo das coisas. Adivinhar não é coisa da nossa religião. Porém no momento de dúvidas, devemos fazer como fizeram os primeiros: buscar as respostas Naqueles que o Senhor designou para nos ajudar – A Igreja.

Quem busca respostas as suas dúvidas de fé, deve fazê-lo indo à Igreja. É nos ensinamentos da Igreja que encontramos essas mesmas respostas, que podem não ser a que queremos encontrar, mas que são as corretas. Pedro foi chamado por Deus para confirmar nossos irmãos na fé. Pedro e os apóstolos foram sendo substituídos por outros que tiveram a mesma ordem e a mesma graça.

E também nós católicos leigos, também somos chamados a confirmar nossos irmãos na fé. Não podemos perder de vista que a Ressurreição de Jesus é a verdade culminante da nossa fé em Cristo e representa, com a Cruz, uma parte essencial do Mistério Pascal. É preciso que nos abasteçamos com aquilo que a Igreja ensina para ajudar e animar nossos irmãos na fé.

Diante da dúvida das pessoas que conhecemos, precisamos nós, cheios do Espírito Santo e conhecendo da Fé Católica, levar a esperança dos irmãos que estão sem fé. Animar significa dizer aos amigos: Coragem! Jesus está vivo! Ele morreu por nós mas não parou na morte! Foi preparar-nos um bom lugar no céu! Não desanima! Ele vai voltar! Suas promessas hão de se cumprir!

Seu testemunho com o Cristo vivo e ressuscitado é fundamental para confirmar a fé dos seus irmãos. Sempre que você e eu encontramos alguém sem esperança e fé, é na ressurreição de Cristo que devemos basear nossa palavra de ânimo.

Agora fica uma pergunta para você refletir. Olhe para dentro de você e se pergunte: Eu tenho confirmado a fé dos meus irmãos ou eu tenho confirmado a dúvida entre eles?

Pax Domini

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s