Notícia:: Nigéria, terror e fuga de cristãos

Da Rádio Vaticana

Centenas de habitantes fugiram sábado de suas casas no nordeste da Nigéria depois de um novo ataque de islâmicos, que aumentaram os atos de violência contra os cristãos depois que na quarta-feira à noite, expirou um ultimato para que abandonassem o país. Esta escalada causa temor de uma generalização da violência religiosa neste país de 160 milhões de habitantes, o mais populoso da África. No sul predomina a religião cristã, e o norte é majoritariamente muçulmano.

Segundo Ayi Oritsejafor, dirigente da Associação Cristã da Nigéria, “o esquema dessas matanças faz pensar em uma depuração étnica e religiosa sistemática”.

A AFP informa que na cidade de Potiskum (nordeste) “houve tiroteios com os combatentes do Boko Haram (movimento islâmico) durante grande parte da noite, que deixaram mortos e feridos”. De acordo com o chefe da polícia do Estado de Yobe, Lawan Tanko, “é prematuro citar números, porque ainda estamos investigando e fazendo o balanço da situação”, acrescentou. Os habitantes dos bairros próximos à delegacia de polícia, atacada pelos islâmicos na noite de sexta-feira, explicaram que abandonaram suas casas por medo dos ataques dos militares e se refugiaram nas casas de seus familiares e amigos.

Potiskum é uma das áreas que foram colocadas em estado de emergência pelo presidente Goodluck Jonathan dia 31 de dezembro. Situada no coração do norte muçulmano do país, a cidade é regularmente alvo dos ataques de Boko Haram.

A seita Boko Haram, que exige fundamentalmente que se imponha a charia (lei islâmica) em todo o país, assumiu a autoria da última série de ataques contra cristãos que deixaram mais de 20 mortos desde sexta-feira.

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

  

Um comentário sobre “Notícia:: Nigéria, terror e fuga de cristãos

  1. Estou rezando por este povo tão sofrido. Acompanho pelo Blg da CNBb e leio o seu, pois me cadastrei neles!
    Deus não deixará o Povo Africano católico à mercê. Continuamos na |LUTA em defender nossa Igreja católica, que nos resta a fazer e rezar e interceder a DEUS por eles!
    Que N. Senhor mãe de todos, esteja perto deles e interceda a JESUS por todos, amém!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s