São muitas as histórias atribuídas aos Santos Padres do deserto. Elas são chamadas de sentenças ou apotegmas. Algumas não tem a autoria reconhecida e outras são identificadas como sendo de grandes homens que viveram naquele tempo. As que vamos ler agora é de um grande Padre do Deserto chamado “Pai Abraão” (que nada tem a ver com o Abraão da bíblia). Em minhas pesquisas não achei muito sobre ele. Porém nas sentenças abaixo se pode aprender bastante com seus apotegmas.
1. Pai Abraão disse de um homem de Scete que era escriba e não comia pão: Um irmão veio a ele para copiar um livro. O velho homem cujo espírito estava absorto em contemplação, escreveu, porém, omitindo algumas frases e sem pontuação. O irmão, tomando o livro e desejando pontuá-lo, notou que faltavam palavras. Então disse ao ancião: Pai, faltam algumas palavras. O ancião disse a ele: Vá e pratique primeiro o que está escrito, depois volte e eu escreverei o restante.
2. Aconteceu um dia que os anciãos se dirigiram ao abade Abraão, o profeta da região. Interrogaram-no a respeito do abade Banê: “Estivemos conversando com o abade Banê a respeito da clausura na qual ele agora se encontra; ele nos disse estas graves palavras: ele julga que toda a ascese e todas as esmolas que fez no passado foram uma profanação”. E o santo velho Abraão respondeu-lhes e disse: “Falou corretamente”. Os anciäos, pelo caminho, lamentaram sua vida, que também fora daquele modo. Mas o abade Abraão lhes disse: “Por que vos afligis? De fato, durante o tempo em que o abade Banê distribuía as esmolas, talvez tenha conseguido alimentar uma vila, uma cidade, um povoado. Mas, agora, é possível a Banê levantar as duas mãos a fim de que o trigo cresça com abundância pelo mundo inteiro. Agora já lhe é possível pedir a Deus que perdoe os pecados de toda essa geração”. E os anciãos, após tê-lo ouvido, se alegraram por existir um suplicante que intercedia por eles.
Leia também >> Quem eram os padres do deserto?
Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Agatão « Dominus Vobiscum
Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Ammoes « Dominus Vobiscum
Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Abade Antônio « Dominus Vobiscum
Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Arsênio « Dominus Vobiscum
Pingback: Padres do Deserto: Sentença do Pai Daniel sobre a Eucaristia « Dominus Vobiscum
Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Evágrio « Dominus Vobiscum
Pingback: Padres do Deserto: Histórias diversas I « Dominus Vobiscum
Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Isidoro « Dominus Vobiscum
Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai João, o anão I « Dominus Vobiscum
Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai João, o anão II « Dominus Vobiscum
Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai João, o anão III « Dominus Vobiscum
Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Macário « Dominus Vobiscum
Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Pastor « Dominus Vobiscum
Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Pastor II « Dominus Vobiscum
Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Poemen « Dominus Vobiscum