Da Radio Vaticana
Como todas as quartas, Bento XVI recebeu peregrinos e fiéis de todas as partes do mundo para a Audiência Geral, que foi realizada na Sala Paulo VI.
O Papa dedicou a sua catequese à conclusão da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que se encerra nesta quarta-feira, dia da conversão de São Paulo. No Brasil, esta Semana se realiza entre Ascensão e Pentecostes.
O centro da catequese foi a oração sacerdotal que o Senhor pronuncia antes de sua Paixão. Nela, e evocando a festa judaica do Yom kippùr, Jesus se apresenta como Sumo Sacerdote que pede por si próprio, pelos sacerdotes e pelo povo, como a vítima que se oferece ao Pai em expiação.
Em primeiro lugar, explica Bento XVI, Jesus pede ao Pai a glorificação, invocando ao Senhor para que aceite seu sacrificio. Depois, intercede pelos discípulos, consagrando-os enteramente a Deus para enviá-los à missão que lhes confia. Por último, Jesus ora por todos aqueles que creerão mediante este envio, que se prolonga na história. Suplica para eles a unidade, entendida como dom de Deus que pode ter lugar somente na comunhão trinitária. Deste modo, inaugura a Igreja que se define como povo enviado, consagrado, chamado ao conhecimento de Deus e nascido na cruz.
Ouça a catequese do Santo Padre em Português
[audio http://212.77.9.15/audiomp3/00298937.MP3]