Padres do Deserto: Sentença do Pai Daniel sobre a Eucaristia

Apotegma do Pai Daniel, o Faranita - Do Site Central de Obras do Cristianismo Primitivo

Isto é o que disse Pai Daniel, o Faranita:

Nosso Pai Arsênio nos contou sobre um habitante de Scetis, de vida digna e fé simples; pela sua ingenuidade, ele foi enganado e disse: O pão que recebemos não é verdadeiramente o Corpo de Cristo, mas um símbolo. Dois anciãos souberam que ele dissera aquilo, conhecendo seu modo de vida correto acreditaram que ele não falara por malícia, mas por simplicidade. Então, vieram a ele e disseram:

Pai, ouvimos da parte de alguém uma proposição contrária à fé, que disse que o pão que recebemos não é verdadeiramente o corpo de Cristo, mas um símbolo. O ancião disse: Fui eu quem disse isso. Então os outros dois o exortaram dizendo:

Não mantenha essa crença, Pai, mas aquela em conformidade com o que a Igreja Católica nos deu. Acreditamos, de nossa parte, que o pão por si mesmo é o Corpo de Cristo, como no início, Deus formou o homem à sua imagem, tomando do pó da terra, sem que ninguém possa dizer que ele não é a imagem de Deus, mesmo que não pareça. Do mesmo modo, com o pão do qual ele disse: este é meu corpo, assim nós cremos que é verdadeiramente o Corpo de Cristo.

O ancião disse-lhes: Enquanto eu não for convencido pela coisa em si, não estarei completamente convicto. Então eles disseram: Vamos rezar a Deus sobre este mistério por toda a semana e acreditamos que Deus vai nos revelar isto.

O ancião ouviu isso com alegria e rezou nessas palavras: Senhor, vós sabeis que não é por malícia que eu não creio, e, de maneira que eu não erre por ignorância, revele isto a mim, Senhor Jesus Cristo. Os dois homens voltaram a suas celas e rezaram também a Deus, dizendo: Senhor Jesus Cristo, revele esse mistério a esse homem de modo que ele creia e não perca sua recompensa.

Deus ouviu suas preces. Ao final da semana eles vieram à igreja no domingo e se sentaram todos os três no mesmo tapete, o ancião no meio.

Em seguida seus olhos se abriram e quando o pão foi colocado na mesa sagrada, aparecia-lhes uma criança pequena, sozinha. E quando o sacerdote estendeu a mão para partir o pão, viram um anjo descer do céu com uma espada e servir o sangue da criança no cálice. Quando o padre partiu o pão em pedacinhos, o anjo também cortou a criança em pedaços. Quando se aproximaram para receber os sagrados elementos o ancião sozinho recebeu um pedaço da carne sangrenta. Vendo isto, ficou com medo e gritou: Senhor, eu creio que isto é vosso corpo e este cálice vosso sangue. Imediatamente a carne que ele segurava em suas mãos se tornou pão, de acordo com o mistério e ele o tomou dando graças a Deus.

Em seguida os dois homens lhe disseram: Deus conhece a natureza humana e sabe que o homem não pode comer carne crua e é por isso que ele mudou seu corpo em pão e seu sangue em vinho, para aqueles que o recebem na fé. Em seguida, deram graças a Deus pelo ancião, porque Ele não permitiu que o mesmo perdesse a recompensa pelo seu trabalho. Então, todos os três retornaram com alegria para suas celas.

Leia também >> Quem eram os padres do deserto? | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Abraão | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Agatão | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Ammoes | Padres do Deserto: Sentenças do Abade Antônio | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Arsênio

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

  

Publicidade

12 comentários sobre “Padres do Deserto: Sentença do Pai Daniel sobre a Eucaristia

  1. Muito bom o texto!
    Com ele podemos ver que Deus pensa em tudo simplesmente e nos deixa decidir no que devemos acreditar!
    E o texto é magnifico na parte bem retratada da criança, onde gera um sentimento de medo grandioso, “nojo” e compaixão com os dois.

    • Esse texto é um dos mais antigos que encontrei e que falam da transubstanciação. Aqui vemos como Deus é sábio e como Ele faz as coisas certas ainda que pensemos o contrário!

  2. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Evágrio « Dominus Vobiscum

  3. Pingback: Padres do Deserto: Histórias diversas I « Dominus Vobiscum

  4. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Isidoro « Dominus Vobiscum

  5. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai João, o anão I « Dominus Vobiscum

  6. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai João, o anão II « Dominus Vobiscum

  7. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai João, o anão III « Dominus Vobiscum

  8. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Macário « Dominus Vobiscum

  9. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Pastor « Dominus Vobiscum

  10. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Pastor II « Dominus Vobiscum

  11. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Poemen « Dominus Vobiscum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s