Padres do Deserto: Sentenças do Pai João, o anão III

Apotegmas do pai João, o anão - Do Site Central de Obras do Cristianismo Primitivo

As últimas estórias sobre o Abade João. Nelas vamos ouvir sobre o desprezo dos homens, o testemunho da fidelidade a Deus, a santidade e sobre deixarmos Jesus nos libertar.

1. Pai João disse ao seu irmão: “Mesmo que sejamos completamente desprezados aos olhos dos homens, alegremo-nos, pois somos honrados aos olhos de Deus”.

2. O ancião [João], disse: “Vocês sabem que o primeiro sopro do demônio sobre Jó, foi através de suas possessões; e aquele viu que não o pôde afligir nem o separar de Deus. Com o segundo sopro, ele tocou sua carne, mas também nisso, o bravo atleta não pecou por palavra alguma que viesse de sua boca. De fato, ele tinha dentro do seu coração aquilo que é de Deus e recorria àquela fonte incessantemente”.

3. Um ancião veio à cela de Pai João e encontrou-o adormecido com um anjo por detrás dele, abanando-o. Vendo isto ele se retirou. Quando Pai João se levantou, ele disse ao seu discípulo: “Veio alguém enquanto eu estava dormindo?” Ele retrucou: “Sim, um ancião”. Então, Pai João soube que esse ancião era seu igual e que ele tinha visto o anjo.

4. Disse o abade João: “Esta palavra está escrita no Evangelho: Quando Jesus chamou Lázaro para fora do sepulcro, suas mãos e pés estavam amarrados e seu rosto envolvido num pano; Jesus o desatou e o despediu. Nós, portanto, temos as mãos e os pés amarrados e nosso rosto está coberto com um pano, obra das mãos do inimigo. Se, portanto, escutamos Jesus, ele nos livrará de tudo isso e nos libertará da escravidão de todos esses maus pensamentos. Então seremos filhos do Senhor, receberemos em herança as promessas e seremos filhos do Reino Eterno”.

Leia também >> Quem eram os padres do deserto? | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Abraão | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Agatão | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Ammoes | Padres do Deserto: Sentenças do Abade Antônio | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Arsênio | Padres do Deserto: Sentença do Pai Daniel sobre a Eucaristia | Padres do Deserto: Sentenças do Pai EvágrioPadres do Deserto: Histórias diversas I | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Isidoro | Padres do Deserto: Sentenças do Pai João, o anão I | Padres do Deserto: Sentenças do Pai João, o anão II

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

  

Anúncios

4 comentários sobre “Padres do Deserto: Sentenças do Pai João, o anão III

  1. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Macário « Dominus Vobiscum

  2. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Pastor « Dominus Vobiscum

  3. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Pastor II « Dominus Vobiscum

  4. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Poemen « Dominus Vobiscum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s