Padres do Deserto: Sentenças do Pai Macário

Apotegmas do pai Macário - Do Site Central de Obras do Cristianismo Primitivo

Macário o grande foi um dos grandes padres do deserto. A ele muitos vinham em busca pra ouvir seus conselhos e suas palavras de sabedoria. Hoje vamos mostrar quatro apotegmas atribuídos a ele. Neles vamos ver ensinamentos importantes sobre o desapego aos bens materiais, a oração, a meditação sobre a morte, e desprendimento das coisas materiais.

1. O mesmo Pai Macário, quando no Egito, descobriu um homem que possuía uma besta de carga ocupada em saquear as provisões de Macário. Então ele foi ao ladrão como se fosse um estrangeiro e o ajudou a carregar o animal. Despediu-o com grande paz na alma, dizendo: “Não trouxemos nada para este mundo, e não podemos levar nada para fora dele” (1Tim, 6,7). “O Senhor deu e o Senhor tirou; louvado seja o nome do Senhor” (Jó, 1,21).

2. Perguntaram a Pai Macário: “Como devemos rezar?” O ancião disse: “Não é necessário fazer grandes discursos; é suficiente erguer as mãos e dizer: ‘Senhor, como desejas e como conheces, tenha piedade’. E se o conflito crescer, digam: ‘Senhor, ajuda!’ Ele sabe muito bem o que precisamos e Ele nos mostra sua misericórdia”.

3. Dizia o abade Macário: “Essas três coisas são capitais e é bom tê-las presente sem descanso: em todo momento devemos nos recordar da morte, morrer para todo homem e o pensamento deve estar constantemente unido a Nosso Senhor. De fato, se a todo momento não se tem presente a própria morte não se será capaz de morrer para todo homem; e se não se é capaz de morrer para todo homem, não se será capaz de estar constantemente diante de Deus”.

4. Dizia ainda o abade Macário: “Luta por todas as mortes. Pela morte do corpo, isso significa que, se não tens a morte do espírito, luta pela morte do corpo. E então a morte do espírito te será dada como lucro. E aquela morte te fará morrer para todo homem e, em seguida, poderás adquirir a capacidade de estar constantemente vivente com Deus no silêncio”.

Leia também >> Quem eram os padres do deserto? | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Abraão | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Agatão | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Ammoes | Padres do Deserto: Sentenças do Abade Antônio | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Arsênio | Padres do Deserto: Sentença do Pai Daniel sobre a Eucaristia | Padres do Deserto: Sentenças do Pai EvágrioPadres do Deserto: Histórias diversas I | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Isidoro | Padres do Deserto: Sentenças do Pai João, o anão I | Padres do Deserto: Sentenças do Pai João, o anão II | Padres do Deserto: Sentenças do Pai João, o anão III

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

  

Anúncios

3 comentários sobre “Padres do Deserto: Sentenças do Pai Macário

  1. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Pastor « Dominus Vobiscum

  2. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Pastor II « Dominus Vobiscum

  3. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Poemen « Dominus Vobiscum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s