Dicas para viver bem a Quaresma:: Faça um bom propósito

 

Conversão é algo para uma vida inteira. Ninguém consegue mudar sua vida da noite para o dia. Claro que depois que experimentamos o amor de Cristo, temos uma mudança radical que aparentemente pode nos trazer a impressão de estarmos 100% convertidos.

Porém com o passar do tempo, percebemos que é necessário, mesmo depois de encontrar com Jesus, reparar certas arestas, certos vícios que ainda custam a permanecer em nós. É comum encontrarmos em nossas paróquias, pessoas que apesar de ter uma boa caminhada na fé, ainda lutam para vencer seus velhos pecados.

É loucura querer mudar todos os vícios da alma de uma vez só. Talvez seja esse o motivo de muitas pessoas começarem uma caminhada de ascese e pararem no meio do caminho. Conversão é uma batalha para a vida inteira.

Por isso, eu aprendi que sempre que começa a quaresma, é bom colocar em oração um bom propósito, algo que você precisa vencer. É salutar a luta e o empenho pessoal para transformar um vício que trazemos em uma virtude. Só lembrando que virtude se cria praticando um bom hábito várias vezes até que ele se torne natural em você.

2ª  Dica :: Faça um bom propósito

Em oração, olhe para dentro de você, e percebendo seus defeitos veja um deles para você oferecer ao Senhor como um bom propósito de mudança. É importante que seja uma meta apenas para toda a quaresma. Quanto menos propósitos você faz, mais fácil fica para você se concentrar no que você escolheu. Se na oração você identificou que você precisa parar de falar mal das pessoas, ofereça em oração como propósito da quaresma falar menos e quando falar só falar o bem. Se você percebe que é impaciente, ofereça em oração como propósito da quaresma ser mais paciente com as pessoas. Se você costuma gritar com as pessoas, ofereça o silêncio. Se você se deixa abater pela tristeza, ofereça um esforço para sorrir mais. E assim por diante.

No mais, basta estar atento para as situações que o Senhor colocará para que você consiga exercitar esse bom propósito. Eu creio que com o fim desses quarenta dias, se você não vencer esse vício, certamente ele perderá forças dentro de você. Eu consegui algumas mudanças assim. Se funcionou comigo, certamente vai funcionar com você também.

Boa quaresma para você!

Veja também:: Dicas para viver bem a Quaresma:: Silêncio interior

Livro Maria Sempre Virgem e SantaVeja também o novo livro do Cadu (Administrador do Blog Dominus Dominus Vobiscum): Maria Sempre Virgem e Santa. Nele você vai encontrar ensinamentos seguros da doutrina da Igreja a respeito da Santíssima Virgem Maria, além das orações mais tradicionais da nossa Igreja à Virgem Mãe de Deus. Vendas apenas pela internet nos sites Clube de Autores e Agbook. Um livro para quem deseja ser mais íntimo de Nossa Senhora.

 

Anúncios

3 comentários sobre “Dicas para viver bem a Quaresma:: Faça um bom propósito

  1. Pingback: Dicas para viver bem a Quaresma:: Fazer o jejum toda sexta-feira « Dominus Vobiscum

  2. Pingback: Dicas para viver bem a Quaresma:: Rezar a Via Sacra « Dominus Vobiscum

  3. Pingback: Dicas para viver bem a Quaresma:: Fazer uma penitência « Dominus Vobiscum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s