Comunicado ao Clero e todo povo Diocese de Osasco

Do Canal de Notícias da Diocese de Osasco

Há algum tempo atrás no dia 1o de novembro de 2010, Dom Ercílio enviou carta a todo clero da Diocese sobre os escândalos que envolveram diversos sacerdotes brasileiros, alertando o clero que a Diocese de Osasco não tolerará, de modo algum, comportamentos considerados de natureza moralmente grave por parte de seus clérigos. Também o comunicado orienta que todas as “vítimas”, comprovada objetivamente a responsabilidade do clérigo, denunciem-no às autoridades competentes. Os clérigos deverão prestar contas pessoalmente à justiça do Estado e à Igreja pelos atos cometidos, se estes forem objetivamente comprovados.

Esse final de semana Dom Ercílio fez um comunicado para toda a Diocese sobre um lamentável fato. Leia-o na íntegra:

CARTA AO CLERO E AO POVO DE DEUS DA NOSSA DIOCESE DE OSASCO

Aos que virem este comunicado saudação e paz,

Nesta primeira semana da Páscoa de Nosso Senhor de 2012 fomos comunicados de um grave fato envolvendo um sacerdote que trabalha na nossa diocese. Imediatamente foram tomadas as providências disciplinares conforme o direito canônico e as normas especiais promulgadas pela Congregação para a Doutrina da Fé que será informada o mais breve possível logo que terminar a investigação canônica e o relatório feito pelo juiz instrutor por nós nomeado.

Lembramos ao Povo de Deus que a nossa fé em Cristo Ressuscitado e na sua Igreja não deve ficar comprometida por comportamentos incompatíveis com o Sacerdócio de Jesus Cristo. Graças a Deus esses fatos dolorosos são absoluta minoria e devemos recordar o exemplo bom e louvável da maioria dos sacerdotes que trabalham pela causa do Reino de Cristo.

A Igreja de Osasco é solidária com a vítima e seus familiares e condena do modo mais absoluto comportamentos dessa natureza.

Por dever de consciência incentivamos e orientamos os familiares da vítima a fazer a denúncia ao órgão policial competente.

Permaneçamos unidos na fé em Cristo Ressuscitado. Implorando as bênçãos de Deus sobre todos subscrevo-me.

Em Jesus Cristo

Dom Ercílio Turco – Bispo Diocesano de Osasco

Nota:: Nós do Blog Dominus Vobiscum queremos parabenizar a atitude de Dom Ercílio Turco. Sabemos que a grande maioria dos sacerdotes da nossa Diocese são comprometidos com o Evangelho de Cristo e com a vocação que receberam. Os poucos que não correspondem a sua vocação e acabam manchando a fé do povo de Deus precisam de fato ser corrigidos ou como no caso em questão, receber severas penas. Por isso a atitude coerente de Dom Ercílio foi digna da posição da qual ocupa: Fez tudo que tinha que fazer de forma clara e transparente. Rezemos por Dom Ercílio Turco.

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
  

2 comentários sobre “Comunicado ao Clero e todo povo Diocese de Osasco

  1. Parabéns a d. Ercílio! Que seu exemplo ilumine vários de seus colegas Bispos que não têm coragem suficiente para fazê-lo, apesar da autoridade que a Igreja lhes confere e que os fiéis – em especial as vítimas – desejam que seja plenamente exercitada, para a glória do Senhor!

    “Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar!” (Marcos 9,42).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s