CNBB apresenta nota orientando fiéis sobre eleições municipais

Do Canção Nova Notícias

No encerramento da 50ª Assembleia Geral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou uma mensagem de orientação a todos seus fiéis para orientá-los no exercício da cidadania nas próximas eleições municipais.

Em sintonia com este momento importante para o país, assim os bispos são chamados a dar uma palavra que “ilumine e ajude” as comunidades eclesiais e todos os eleitores, chamados a exercer um de seus mais expressivos deveres de cidadão, que é o voto livre e consciente. As eleições municipais têm uma característica própria em relação às demais por colocar em disputa os projetos que discutem sobre os problemas mais próximos do povo: educação, saúde, segurança, trabalho, transporte, moradia, ecologia e lazer.

“Trata-se de um processo eleitoral com mais participação da população porque os candidatos são mais visíveis no cotidiano da vida dos eleitores”, destaca a nota. Desde modo, a Igreja Católica no Brasil orienta para que seus fiéis estejam atentos aos valores que definem o perfil de seus candidatos.

“Estes devem ter seu histórico de coerência de vida e discurso político referendados pela honestidade, competência, transparência e vontade de servir ao bem comum. Os valores éticos devem ser o farol a orientar os eleitores, em contínuo diálogo entre o poder local e suas comunidades”, reforça a CNBB.

Dom Damasceno espera que os políticos cumpram seu cargo recebido através de um gesto de confiança de seus eleitores, com responsabilidade e a serviço da comunidade.

“A política é uma das forças mais sublimes do exercício da caridade, do amor. O político verdadeiro é aquele que se coloca 24 horas por dia a serviço do bem do país, não aquele que faz da política um meio de se enriquecer, de apenas atender o interesse de seus grupos, exercendo uma política fisiológica e corporativista, mas aquele que pensa no bem da sociedade, especialmente dos mais pobres e necessitados”, reforça Dom Damasceno.

O episcopado brasileiro recordou ainda o importante instrumento contra a corrupção que foi a aprovação da Lei da Ficha Limpa, um passo importante para “colocar fim à corrupção, que ainda envergonha o nosso país”.

“Há um desejo de toda a população de que a Ficha Limpa não seja aplicada só aos políticos, só aos candidatos a prefeito e vereador, mas todos aqueles que vão ocupar um cargo. O bom prefeito, bom vereador deve escolher também colaboradores competentes, honestos, capazes de ajudá-lo no exercício de sua função”, esclarece ainda Dom Damasceno.

O homem, Deus e a Religião - Adquira já o seu!
Siga-nos e fique por dentro das novidades:
  
Anúncios

Um comentário sobre “CNBB apresenta nota orientando fiéis sobre eleições municipais

  1. SOMOS CATÓLICOS TENTANDO IDENTIFICAR OS BONS, MAS ESTÁ DIFÍCIL. NO QUADRO ATUAL QUE SE APRESENTA NÃO CHEGAMOS AO EXTREMO DE RECONHECER QUE GRANDE PARCELA NÃO PRESTA. SÓ QUE LIDERANÇAS, DIRIGENTES E FORMADORES DE OPINIÃO ESTÃO COOPTADOS E NÃO ESTÃO FALANDO A MESMO LÍNGUA DA IGREJA CATÓLICA, ACHO QUE A CNBB DEVE SER MAIS CLARA NOS SEUS PRINCÍPIOS CRISTÃOS RELACIONAR COMBATE AO ABORTO, COM CLAREZA, DEFENDER OS 10 MANDAMENTOS, IDENTIFICAR QUEM NÃO DEFENDE A IGREJA CATÓLICA. SÓ INDICAR OS CAMINHOS SEM CHAMAR A ATENÇÃO PARA AS PEDRAS NÃO ESTÁ SENDO SUFICIENTE PARA UMA POPULAÇÃO DE MAIORIA ALIENADA, QUE VIVE INFLUENCIADA POR FALSOS LÍDERES, INCLUSIVE CATÓLICOS E FALSOS DEFENSORES DE DEUS. ESSES , PARTICIPAM DO REBANHO SEM O VERDADEIRO DESTINO DA FÉ. ACHO QUE A CNBB NÃO QUER MELINDRAR UM SISTEMA POLÍTICO IMPLANTADO NO PAÍS RECHEADO DE FORÇAS DEMONÍACAS.´

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s