Evangelho do Dia:: Eu e o Pai somos um

Evangelho Quotidiano

Naquele tempo, celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação do templo. Era Inverno. Jesus passeava pelo templo, debaixo do pórtico de Salomão. Rodearam-no, então, os judeus e começaram a perguntar-lhe: Até quando nos deixarás na incerteza? Se és o Messias, di-lo claramente. Jesus respondeu-lhes: Já vo-lo disse, mas não credes. As obras que Eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho a meu favor; mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me. Dou-lhes a vida eterna, e nem elas hão-de perecer jamais, nem ninguém as arrancará da minha mão. O que o meu Pai me deu vale mais que tudo e ninguém o pode arrancar da mão do Pai. Eu e o Pai somos Um. (Jo 10,22-30)

Comentário feito por Simeão, o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego, santo das Igrejas ortodoxas

Enviado e vindo do Pai, o Verbo desceu
E habitou, inteiro, nas entranhas da Virgem.
Tal como inteiro estava no Pai
E inteiro esteve nesse seio virginal,
Inteiro está no Todo, Ele que nada pode conter. […]
Permanecendo inalterado, assumiu a condição de escravo (Fl 2,7)
E, incarnando neste mundo, tornou-Se em tudo um homem. […]
Como afirmar o que nem aos anjos pode ser explicado,
Nem aos arcanjos, nem a todos os seres criados?
Sendo de maneira legítima inteligível,
Não podemos sequer exprimi-lo,
Nem o nosso espírito compreendê-lo na totalidade.

Como, então, é Deus e homem, e homem-Deus,
E Filho inteiro do Pai, de modo inseparável?
Como Se tornou Filho da Virgem e foi dado à luz neste mundo,
Como permaneceu para nós impossível de ser contido?
Remeter-te-ás ao silêncio perante tudo isto.
E, mesmo que quisesses falar,
Ao teu espírito faltariam as palavras,
E à tua língua eloquente restaria o emudecimento. […]

Glória a Ti, Pai, Filho e Espírito Santo,
Divindade inatingível para nós, indivisível na Sua natureza.
Adoramos-Te no Espírito Santo,
Nós os que possuímos o Teu Espírito, de Ti recebido.
Vendo a Tua glória, não Te procuramos sem pensar,
Mas no Teu Espírito é que Te descobrimos,
Pai ingerado, e ao Teu Verbo, de Ti gerado.
E assim adoramos a Trindade una e sem mescla
Na Sua única Divindade, Poder e Soberania.

O homem, Deus e a Religião - Adquira já o seu!
Siga-nos e fique por dentro das novidades:
  
2 comentários sobre “Evangelho do Dia:: Eu e o Pai somos um

  1. Cadú, bom dia e a paz!

    Desculpe incomodá-lo, mas preciso de uma ajudinha com as configurações do wordpress. Por acaso você solicitou o widget do Vaticano?
    Eu recebi o código, mas não consigo ativá-lo no wordpress, já tentei as opções que conhecia e infelizmente não deu resultado. Você saberia me ajudar? Se quiser pode me responder por e-mail doutrina.katolica@gmail.com, qualquer coisa te envio o código para testes.

    Desculpe a amolação e obrigado desde já pela atenção.

    Att,
    Leandro
    Blog Doutrina Católica.

    • Olá!

      Eu não pedi esse widget justamente por que o wordpress não suporta esse tipo de linguagem.
      Infelizmente não sei como ajudá-lo! 😦

      Deus abençoe!

Deixe um comentário

