Dom Antônio Carlos Altieri, S.D.B.: Novo Arcebispo de Passo Fundo

Esta quarta-feira, o Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Passo Fundo (RS), apresentada por Dom Pedro Ercílio Simon, e nomeou como novo Arcebispo Dom Antônio Carlos Altieri, S.D.B., transferindo-o da Diocese de Caraguatatuba (SP).

Dom Antônio Carlos Altieri foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978 e entre inúmeros cargos, foi Inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo (1994-1999) e Superior da comunidade dos estudantes-sacerdotes salesianos da Pontifícia Universidade Salesiana em Roma, de 2000 a 2006.

Em 2005, quando morei em Roma, tive a alegria de conhecê-lo e de tê-lo como diretor espiritual, ainda que por pouco tempo. Um homem santo, afável e extremamente feliz e realizado em sua vocação. Um excelente formador. Ele foi nomeado Bispo de Caraguatatuba em julho de 2006 e na minha humilde opinião, a Arquidiocese de Passo Fundo foi presenteada pelo Santo Padre.

Nós da equipe do Dominus Vobiscum, desejamos que este tempo seja muito frutuoso, tanto para ele, como para as pessoas que fazem parte desta arquidiocese!

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
  

4 comentários sobre “Dom Antônio Carlos Altieri, S.D.B.: Novo Arcebispo de Passo Fundo

  1. Um grande homem, grande pastor!
    Como disse no texto, creio que a Arquidiocese de Passo Fundo (RS) se deu bem. Espero que o clero local o acolha e o deixe trabalhar.
    Pax Domini

  2. Tenho a imensa felicidade de ter sido colega de seminário de D. Altieri em Lorena. Desejo a ele muitas felicidades. Um abração do amigo Cavinato.

  3. Eu era da Diocese de Caraguatatuba, ter D. Altieri como Bispo foi uma bênção. Seu trabalho pastoral foi marcado pela sua sabedoria e o carinho dedicado aos jovens, além de sua simplicidade. Lembro-me, numa ocasião,durante um almoço comunitário no salão da catedral, depois de uma ordenação, estávamos numa turma de jovens, almoçando naquele clima de acampamento, e quando menos esperávamos, ele chegou com seu pratinho de plástico e perguntou: “posso sentar aqui?”. Simples assim, ele sentou à nossa mesa e ficou, conversando conosco, como se fôssemos grandes amigos… Este foi o dia em que eu almocei com o Bispo. Deus o abençoe sempre!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s