Creio no Espírito Santo de Deus

“Ninguém pode dizer ‘Jesus é Senhor’ a não ser no Espírito Santo” (1Cor 12,3). “Deus enviou a nossos corações o Espírito de seu Filho que clama: Abbá, Pai!” (Gl 4,6). Este conhecimento de fé só é possível no Espírito Santo Para estar em contato com Cristo, é preciso primeiro ter sido tocado pelo Espírito Santo É ele que nos precede e suscita em nós a fé. Por nosso Batismo, primeiro sacramento da fé, a Vida, que tem sua fonte no Pai e nos é oferecida no Filho, nos é comunicada intimamente e pessoalmente pelo Espírito Santo na Igreja (CIC § 683)

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade. Assim como o Pai e o Filho, é Deus e dentro do mistério da Santíssima Trindade, tem como missão santificar a cada um de nós. Ele age em nós de uma forma peculiar e única no mundo e nos nossos corações. Como Jesus disse certa vez a Nicodemos, Ele sopra onde quer e não se sabe para onde Ele vem ou vai (cf.Jo 3,8).

O Batismo nos concede a graça do novo nascimento em Deus Pai por meio de seu Filho no Espírito Santo Pois os que têm o Espírito de Deus são conduzidos ao Verbo, isto é, ao Filho; mas o Filho os apresenta ao Pai, e o Pai lhes concede a incorruptibilidade. Portanto, sem o Espírito não é possível ver o Filho de Deus, e sem o Filho ninguém pode aproximar-se do Pai, pois o conhecimento do Pai é o Filho, e o conhecimento do Filho de Deus se faz pelo Espírito Santo (Santo Irineu de Lyon)

Podemos experimentar em nossas vidas a sua existência e a sua ação que se dá de diversas formas. Por exemplo: Quando alguém fala de Deus de forma que muitos se voltam para ele e abraçam a fé ou quando alguém é tomado de uma coragem extraordinária e dá a sua vida em prol do evangelho.

Todo caso Ele também age em nossas vidas nas coisas próprias do nosso cotidiano. Quando em momentos de tribulação somos estranhamente tomados de uma profunda paz e tranquilidade, ou quando escolhemos perdoar ao invés de acusar, ou de silenciar através de xingar e humilhar o irmão, podemos dizer que atitudes como essas são frutos da ação do Espírito Santo em Nossas Vidas.

A ação do Espírito Santo também se dá no processo de conversão do cristão. A partir do momento em que a pessoa escolhe viver uma vida em Cristo, é o Espírito Santo quem vai agindo e a ajudando este cristão a conformar-se a Jesus Cristo, imitando-o no seu dia a dia.

Vamos iniciar aqui no Dominus Vobiscum um tempo de estudo dedicado ao Espírito Santo. Assim como já estudamos as pessoas do Pai e do Filho (claro que de forma muito simples), vamos conhecer mais da terceira pessoa da Santíssima Trindade.

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
  
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s