Cuidado: Você pode estar jogando Jesus no chão!

Sabemos que aqueles que gostam de receber a Santa Comunhão em suas mãos podem fazê-lo se assim desejarem, desde que obedeçam os requisitos recomendados pela Santa Sé. Mas eu sou um dos árduos defensores de que os católicos recebam a comunhão na boca. Recentemente circulou no youtube, um vídeo tratando deste assunto. Confesso que fiquei emocionado com a primeira parte dele. Por isso resolvi postá-lo aqui. Gostaria que você visse e tirasse as suas conclusões. Afinal de contas, as partículas da Santa Hóstia que caem das suas mãos também são Jesus!

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
  
Anúncios

8 comentários sobre “Cuidado: Você pode estar jogando Jesus no chão!

  1. Vídeo mais que perfeito! Impressionante! Não tem como assistir e não ser tocado por essa triste realidade….
    Tenho um carinho muito grande por esse Blog!
    Obrigada por compartilhar conosco esse vídeo e os demais artigos que sempre leio aqui!
    Grande abraço.
    Sabrina Galego.

  2. Eu também fiquei emocionado quando vi. Sempre fui um grande incentivador da comunhão na boca. Respeito o que a Igreja diz. Se ela permite que as pessoas comunguem na mão, quem sou eu para discordar. Mas se existem duas possibilidades por que não optar pela melhor forma?

  3. El video dice algunas claras exageraciones: 1- pone como si solo adoran y creen y esperan a los que comulgan en la boca, lo que es una clara falsedad… 2- Es cierto que cada miga es Jesús y que se debe tener cuidado al comulgar, pero por mucho que se tenga nunca desaparece el riesgo de que haya migas accidentales. Pero Jesús sabe que la Hostia aunque esté consagrada sigue actuando como especie, como materia, y una miga accidental no es un sacrilegio… 3- la prueba que se hace en el video no replica exactamente las condiciones en las que se da la Hostia en la Misa, sino que son tiradas varias al tiempo y en esas condiciones es obvio que haya alguna miga… pero estoy de acuerdo en que se debe revisar la mano después de comulgar para si hay alguna también consumirla… 4- la primera parte del video tiene un aire de película de terror tipo “Chuky el muñeco diabólico” que me parece inadecuado para advertir de algo tan elemental como el no dejar caer migas…

    • Caríssimo Jaime, Pax Domini!

      1. No vídeo citado, eu não entendi que o autor quis dizer que só adoram, creem e esperam os que comungam na boca, mas a pessoa estava fazendo essa oração no momento em que viu as migalhas. É preciso pensar no contexto do vídeo. Cuidado com a sua interpretação!

      2. Migalhas acidentais podem cair, mas não deixa de ser um sacrilégio. O correto é a comunhão na boca com a alguém segurando a patena por baixo). Não podemos banalizar os acidentes. É Jesus e todo cuidado é pouco!

      3. Poucas pessoas olham as suas mãos depois que comungam. Em geral, depois que comungam limpam as mãos na roupa.

      4. A música do vídeo dá uma impressão de suspense. Normal. Estranho seria colocar uma música alegre enquanto Jesus é jogado no chão. Isso para seria diabólico!

      Pax Domini

      • Apreciado Cadu, la paz del Señor también esté contigo…

        1- El video si sugiere que solo adoran, creen y esperan los que no dejan caer migas… porque hace tal oración mientras se habla del tema, casi como un mensaje subliminal detrás de las imágenes… Y eso es contrario a la verdad…

        2- No creo en los sacrilegios cuando se comulga con devoción y cuidado y a pesar de ello cae alguna miga inadvertida por el comulgante… Y no todas las migas son visibles a simple vista… La Hostia por ser el Cuerpo de Cristo nunca deja de comportarse como especie o materia y por eso es imposible para cualquier fiel que no puedan caer migas… El comulgar en la boca no garantiza que no caigan migas y eso se ha probado… Todos los católicos de todas las épocas seríamos sacrílegos porque no creo que haya alguno en la historia que haya comulgado toda su vida sin nunca dejar caer una miga o que permaneciera en la boca un resto y botarla mucho después por ejemplo al lavarnos los dientes, porque la Hostia es susceptible de dejar caer migas hasta con una simple brisa mientras se lleva a la boca, o al contacto con los dedos del sacerdote o con los labios del fiel, o ya en la boca antes o después de humedecerse…

        3- Y el decir que solo comulgar en la boca es “lo correcto” es desconocer las autorizaciones que las autoridades legítimas de la Iglesia han dado para hacerlo también en la mano… Si ellas lo han autorizado es porque no es sacrilegio ni se corre mayor riesgo, teniendo el debido cuidado, que al comulgar en la boca… recordemos que Jesús dijo a los Apóstoles “tomen y coman”, es decir, que tomaran el pan en sus manos y lo llevaran a la boca (y no era una Hostia sino pan ázimo judío de Pascua que es mas susceptible aun de soltar migas) y en ningún momento dijo que tuvieran cuidado en que no cayera una miga porque era un sacrilegio… simplemente se debe tener el máximo cuidado y reverencia por el Cuerpo de Cristo mientras está en nuestras manos y revisar después de comerlo…

        4- Sobre la primera parte del video di mi opinión personal y esa es la impresión que ne dejó… con todo respeto porquienes piensen en contrario… Jesús es misericordia y ve la intención y la devoción en el corazón de cada fiel al momento de comulgar, mas que las migas que inadvertidamente puedan caer… Creo que es importante guardar cuidado y la debida reverencia, pero creo que algunos estamos poniendo mas atención a los extremos posibles que a la verdadera devoción del corazón, el convertirnos a El, que es la que cuenta para Jesús…

        Bendiciones a todos…

      • Senhor Jaime,

        Este vídeo NÃO sugere que só os que comungam na boca adoram verdadeiramente. O senhor entendeu mal! E por sinal muito mal! Isso é coisa da sua cabeça! Mensagens subliminares e teorias da conspiração não tem nada a ver com isso. Sabemos que a Igreja permite a comunhão nas mãos. Ninguém aqui disse o contrário. Mas defendemos a eucaristia recebida na boca e isto foi claramente mostrado. Defendemos o zelo para com a Sagrada Eucaristia. Por mais que o senhor escreva, fale, responda uma coisa é fato: As pessoas não tem zelo nenhum com a Sagrada Eucarista e muitos católicos a tratam como uma coisa qualquer.

        Se a comunhão na mão e na boca fosse a mesma coisa, gostaria de ver o Santo Padre em qualquer missa que ele celebre, distribuir a comunhão na mão do fiel. No dia em que eu ver isso talvez (eu disse talvez) eu mude a minha opinião.

        E mais! Nenhum padre está autorizado a proibir um fiel de receber a Sagrada Comunhão na sua boca. E isso eu já vi alguns padres fazerem. Eu não recebo a comunhão em minhas mãos. É o direito que eu como cristão católico tenho. Defendemos sim que em todas as paróquias do Brasil e do mundo os católicos tenham consciência do desleixo com que se recebe a eucaristia. Também defendemos e ensinamos que na medida do possível os católicos comunguem na boca.

        A Igreja não proibe quem recebe Jesus Sacramentado em suas mãos. Mas recomendamos sim. E achamos este vídeo totalmente oportuno.

        Entendi a sua opinião, embora discorde dela!

        Pax Domini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s