Onde podemos aprender sobre o Espírito Santo?

É na Igreja Católica Apostólica Romana que encontramos o verdadeiro ensinamento sobre o Espírito Santo.

Felizmente vivemos em tempos onde mais do que nunca se fala no Espírito Santo. Mesmo aqueles que têm suas ressalvas contra a RCC é preciso que se diga que nos tempos em que vivemos, foi este o movimento que mais divulgou entre os católicos a Terceira Pessoa da Trindade.

Eu posso testemunhar que antes da RCC eu só conhecia o Espírito Santo porque fazia o sinal da cruz. Naquele tempo pouco se fala sobre Ele. É bem verdade que a paróquia em que fiz minha primeira eucaristia era infestada pela famigerada Teologia da Libertação. Falava-se muito de pobres e protestos e pouco sobre a doutrina. Mas com muitas pessoas com quem converso, tem o mesmo parecer que eu: Foi com a chegada da RCC que se começou a falar mais sobre o Espírito Santo.

Porém nem tudo são flores. Mesmo se falando muito sobre o Espírito, é preciso fazer uma ressalva: Muitos dos ensinamentos que vemos e ouvimos, seja na RCC ou em outros movimentos que difundem a devoção ao Santo Espírito, tem seu fundamento na doutrina protestante, porque o dito pregador, ao invés de se buscar informações, ensinamentos e experiências com o Espírito Santo pautados na doutrina católica, acaba indo a livrarias protestantes e ensinando aos menos esclarecidos na fé uma doutrina diferente, fazendo do Espírito Santo uma espécie de “cura tudo” e “faz tudo”.

O Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 688 nos diz:

A Igreja, comunhão viva na fé dos apóstolos, que ela transmite, é o lugar de nosso conhecimento do Espírito Santo:

  • Nas Escrituras que ele inspirou;
  • Na Tradição, da qual os Padres da Igreja são as testemunhas sempre atuais;
  • No Magistério da Igreja, ao qual ele assiste;
  • Na Liturgia sacramental, por meio de suas palavras e de seus símbolos, na qual o Espírito Santo nos coloca em Comunhão com Cristo;
  • Na oração, na qual Ele intercede por nós;
  • Nos carismas e nos ministérios, pelos quais a Igreja é edificada;
  • Nos sinais de vida apostólica e missionária;
  • No testemunho dos santos, no qual ele manifesta sua santidade e continua a obra da salvação.

Certa vez em uma pregação na Canção Nova, o padre Paulo Ricardo nos fez uma alerta que me vale até hoje e que pode ajudar você, sobretudo que é pregador da RCC ou que difunde a devoção ao Divino Espírito Santo.

Na ocasião, ele dizia que na RCC existem duas linhas teológicas: A linha teológica norte-americana e a linha teológica européia. Segundo ele, a Renovação Carismática Católica cresceu usando destas duas vertentes.

A linha teológica norte-americana tem a sua pregação muito próxima dos protestantes e consequentemente muito próxima da famigerada teologia da prosperidade. Já a linha teológica européia, tem o seu fundamento amparado na história dos santos, dos padres do deserto e é muito mais próxima a doutrina católica. Hoje o grande divulgador dessa forma de pregar é o Frei Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia.

Hoje o grande desafio dos católicos é esse: Viver uma intimidade com o Espírito Santo, pautando esta relação no que ensina a Santa Doutrina e não em livretos protestantes. Penso que já passou o tempo dos católicos largarem os livros protestantes e se dedicarem aos ensinamentos e as experiências que a nossa Santa Igreja Católica Apostólica Romana teve e tem (já a mais de dois mil anos) com este mesmo Espírito.

Eu sempre me posicionei muito claramente a este respeito, inclusive quando missionário: Acho que os católicos precisam começar a se dedicar aos ensinamentos que a nossa Igreja nos dá. Eu, Cadu, sou totalmente contra um católico que busca conhecimento de fé na doutrina protestante.

Alguns afirmam: Mas Cadu, os livros e documentos da Igreja são difíceis de entender! Tem uma linguagem complicada!

Em geral eu digo: Houve um tempo em que andar de bicicleta também era difícil para você. Mas com a prática (e algumas quedas) você aprendeu a pedalar. Houve um tempo em que dirigir um automóvel era algo muito difícil. Mas com o estudo, aulas práticas e um bom êxito no teste, você tirou a carteira e agora é motorista. Então disso tiramos uma conclusão: Se aplique no conhecimento do Espírito Santo que a Igreja Católica te dá e logo estes livros e documentos serão fáceis para você.

Católico conhece a Fé e a Doutrina lendo os livros e ensinamentos católicos! Entendeu ou deseja que eu desenhe? Chega de católico falando do Espírito Santo como se fosse algo mágico e sensacionalista! Já foi este tempo. Agora é hora de conhecer a pessoa do Espírito com a Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Alguém topa o desafio?

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
  

3 comentários sobre “Onde podemos aprender sobre o Espírito Santo?

  1. Tamo Junto! Vamos juntos aprender e ensinar! No item 120 do #YouCat a Igreja nos ensina que o Espirito Santo nos abre a Deus, ensina-nos a rezar e ajuda-nos a estar disponível para os outros. Será que estamos disponíveis para aprender um pouco mais sobre a Igreja Católica Apostólica Romana?

  2. Concordo plenamente com você… Eu também tenho uma sede enorme de conhecimento, e sempre, sempre, sempre, procuro livros católicos, o que me ajudou muito foi a Canção Nova, pois sabemos muito bem que, a mesma, segue fielmente a doutrina Católica… Que bom que tem mais alguém que pensa como eu, pois o que acontece comigo é pior, não são católicos que usa em sua vida, uma doutrina protestante, mas sim católicos, que dizem que acreditam em espiritismo, e outros que dizem que vão a Igreja, mas que não vê significado na Santa Eucaristia…

  3. Muito bom o post,concordo plenamente com o fato de nao precisarmos buscar nada em doutrinas protestantes temos Tudo na Igreja Catolica,isso acontece porque queremos Tudo ja mastigado nao queremos ler,,interpretar! Eu acho sim que o Divino Espirito Santo pode curar,fazer milagres,mas apartir do momento que fazemos disso um show,nao estamos nos diferenciando em nada das palhacadas protestantes que tanto vemos por ai…abraco a todos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s