Rumo à Jornada Mundial da Juventude

Falta um pouquinho mais de um ano! Nos dias 23 a 28 de julho de 2013 o Brasil sediará a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o maior evento mundial católico para jovens. Estamos em festa! E você, já está preparado? Já conhece a história deste acontecimento? Está por dentro dos preparativos que estão correndo durante este ano? Fique ligado nos próximos posts!

Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.

Cerca de 300 mil jovens estiveram unidos ao Santo Padre na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 1984, quando ele entregou aos jovens a Cruz da Jornada. E os encontros continuaram: novamente em Roma, (1986 – Diocesana), em Buenos Aires (Argentina – 1987), em Santiago de Compostela (Espanha – 1989), em Czestochowa (Polônia – 1991), em Denver (Estados Unidos – 1993), em Manila (Filipinas – 1995), em Paris (França -1997), em Roma (Itália – 2000), em Toronto (Canadá – 2002). Com Bento XVI em Colônia (Alemanha – 2005), em Sidney (Austrália – 2008) e em Madri (Espanha – 2011).

As cidades que sediam uma Jornada ganham, de verdade, um ‘colorido’ diferente. São centenas de nacionalidades misturadas e integradas. Coisas que são consideradas empecilhos em outras situações como o desconhecimento da língua e a diversidade cultural tornam-se atrativos em uma JMJ.

Além do fato de estar em outro país, com seus encantos turísticos, a participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que creem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível (Texto retirado do site da JMJ 2013)

Acontecendo no Brasil:

Arquidiocese de Juiz de Fora realiza Pré-Jornada – Cerca de 2000 jovens são esperados na Pré-Jornada que a Arquidiocese de Juiz de Fora realiza neste domingo, 22/07, na cidade de Ewbank da Câmara (MG). O evento é uma preparação da juventude da Igreja Particular para a Jornada Mundial da Juventude* (JMJ), que será realizada em 2013, no Rio de Janeiro.

A concentração da Pré-Jornada está marcada para as 14h, na Avenida Santo Antônio (Ewbank da Câmara). Será uma festa com direito a abadá, trio elétrico com DJ, coreografias e show com a banda de axé católico, Tribo Maranatá. O destaque é a missa, marcada para as 16h, e a acolhida das réplicas dos símbolos da JMJ, o que acontece antes da missa.

A organização é do Grupo Jovens Jovens Apaixonados por Cristo (JAC), da Paróquia de Santo Antônio – Ewbank da Câmara (MG) e do Setor Juventude da Forania Nossa Senhora da Conceição de Juiz de Fora. (Adaptado do site CN Notícias)

Arquidiocese da Paraíba realiza evento “Bote Fé na Vida” – No dia 22/07 será realizado na Orla de João Pessoa o evento “Bote Fé na Vida”. Trata-se de uma corrida de rua na Av. Cabo Branco.

A largada está prevista para as 8h no Busto de Tamandaré. Todos seguem pela Av. Cabo Branco até as imediações da Fundação Casa José Américo. Voltam pela mesma avenida até o ponto de partida.

Durante a prova, um grupo de músicos, do Ministério Shalom e Ministério Jovem de Mangabeira, vai animar o público.

Segundo o Pe. Pedro Geraldo Targino da Cunha, Referencial para a Juventude da Arquidiocese da Paraíba, “O Bote Fé na Vida tem entre os diversos objetivos divulgar a JMJ, promover a qualidade de vida e evangelizar através do esporte, como canal de prevenção às drogas e promoção de saúde, inserindo, assim, todos os nossos jovens no momento histórico que o Brasil vai viver com a Jornada Mundial. A realização deste evento é uma parceria entre a Arquidiocese da Paraíba, através do Conselho Arquidiocesano de EJC, e a Prefeitura Municipal de João Pessoa” (Adaptado do site da Arquidiocese da Paraíba).

JMJ Rio 2013: Abertas inscrições para a Feira Vocacional – Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para que congregações, movimentos e comunidades religiosas possam ter um espaço na Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. A Feira, que será montada ao lado de um dos mais conhecidos pontos turísticos cariocas – o Pão de Açúcar – vai abrigar 80 estandes individuais e 20 balcões para exposição conjunta.

Os organizadores explicam que a escolha dos inscritos obedecerá alguns critérios, como presença ativa no Brasil e em outros países e classificação da instituição dentro do Código de Direito Canônico. Os movimentos que não possuem reconhecimento pontifício ou diocesano também poderão se inscrever, mas só serão selecionados após a escolha das entidades canonicamente regularizadas.

De acordo com o padre Leonardo Lopes, responsável direto pela organização da Feira, esse “é um momento muito importante, porque é uma oportunidade especial para os jovens se perguntarem o que Deus espera da vida de cada um deles”.

As congregações, movimentos e comunidades religiosas que se interessarem em expor o seu carisma aos futuros visitantes, seja em um dos estandes, seja nos balcões de exposição conjunta, podem se inscrever através do e-mail feiravocacional@rio2013.com ou através da ficha de inscrição que está disponível no portal oficial da JMJ Rio2013.

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
  
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s