Afinal, o que é a Liturgia?

Saudações leitores!

Estamos iniciando hoje mais uma categoria no “Dominus Vobiscum”, onde trataremos de uma tema tão importante para nossa caminhada na fé: a Liturgia!

Vamos tentar, aos poucos, tirar as principais dúvidas acerca do tema, versando sobre o tempo litúrgico, as cores litúrgicas, as fontes da Liturgia, seus livros, a Santa Missa, e tudo o mais que diga respeito a este tema tão rico.

Afinal, o que é a Liturgia?

Você já deve ter ouvido, em alguma Missa ou encontro religioso, que determinado ato praticado não é litúrgico, ou ainda, que determinado grupo será responsável pela Liturgia. Ou ainda, que a liturgia da Igreja prescreve que tal ação ou ato deve ser desta ou daquela forma.

Liturgia, nestes termos, passa a ser algo metódico e rígido, como um manual de conduta, para muitos sem sentido, que deve ser seguido. Mas não é bem assim! Este não é o sentido real da Liturgia. Afinal, você sabe o que é a Liturgia?

A palavra Liturgia vem do grego (λειτουργία = λειτο – “povo” + υργία – “trabalho, ofício”) e significa “serviço” ou “trabalho público”, “do povo”.

No âmbito da Igreja Católica, a Liturgia compreende uma celebração religiosa, guiada por um ritual formal, e elaborada de acordo com regras formais, indispensáveis e obrigatórias, que se expressa de maneira mais clara e evidente por meio da Santa Missa.

Na Bíblia dos Setenta (LXX) ou Septuaginta, a palavra “liturgia” refere-se, apenas, aos ofícios religiosos realizados pelos sacerdotes levíticos no Templo de Jerusalém, sendo que, no princípio, a palavra não era utilizada para designar as celebrações dos cristãos, os quais entendiam que Cristo inaugurara um tempo inteiramente distinto do culto do templo.

Só posteriormente é que o vocábulo foi adotado com um sentido cristão, significando a atualização constante do sacrifício de Jesus pela salvação da humanidade.

Não é que Cristo continue se sacrificando na Cruz, pois Ele já se sacrificou por todos nós de uma vez por todas, morreu e ressuscitou. O que nós, Católicos, fazemos, na Liturgia da Santa Missa, não é, pois, uma encenação, mas sim, a memória da salvação, tornando presente, através da celebração litúrgica, aquele acontecimento do Mistério Pascal de Jesus Cristo, tornando-O presente, efetivamente, naquele momento sublime, quando o sacerdote celebrante consagra o pão e o vinho, tornando-os, pela ação de Deus, no Corpo e Sangue de Cristo.

Mas engana-se quem pensa que a liturgia só diz respeito ao rito, ou ao celebrante e/ou aos grupos encarregados dela. Muito pelo contrário! A liturgia segue, sim, um rito formal, e não poderia ser diferente, pois, solenemente, fazemos memória da nossa salvação, empreendida por Jesus Cristo, mas a Liturgia vai além dos ritos a serem seguidos, é “serviço do povo”, e através dela, todo o povo de Deus participa daquele momento salvífico da Paixão do Senhor.

Somos, através da Liturgia presente no culto a Deus (Missa), como que transportados para o Calvário, para, não por meio de um simple rito, mas através da contemplação verdadeira, oferercermos “um culto agradável a Deus” (Romanos 12, 1-2).

Por isso não é correto afirmar que vamos “assistir” à Missa, e sim, “participar” da Missa! Visto que nossa participação litúrgica é, efetivamente, o serviço do povo de Deus, louvando-O e cultuando-O na Ação de Graças, por meio dos atos e ritos litúrgicos.

A Eucaristia apresenta-se, pois, como nosso principal ato litúrgico.

Surge aí o sentido de Liturgia na Doutrina Católica, como celebração do “Mistério Pascal de Cristo”, sendo por isso o cume para onde tendem todas as ações da Igreja e, simultaneamente, a fonte donde provém toda a sua força vital.

Mas isto é assunto do nosso próximo post. Um grande abraço, e fiquem todos com Deus!

In corde Iesu et Mariae semper,
Equipe “Dominus Vobiscum”.

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
  
Anúncios

3 comentários sobre “Afinal, o que é a Liturgia?

  1. Pingback: A Liturgia na Doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana « Dominus Vobiscum

  2. Pingback: A Liturgia e o Culto Cristão « Dominus Vobiscum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s