JMJ: a contagem regressiva já começou!

Estamos a menos de um ano deste evento que mudará a vida da Igreja no Brasil!

“A Jornada Mundial da Juventude em Madrid renovou nos jovens o chamado a serem o fermento que faz a massa crescer, levando ao mundo a esperança que nasce da fé. Sede generosos ao dar um testemunho de vida cristã, especialmente em vista da próxima Jornada no Rio de Janeiro”.

Essas foram as palavras proferidas pelo Papa Bento XVI, durante a audiência geral no dia 24 de agosto de 2011, por ocasião do anúncio do lema da Jornada Mundial da Juventude Rio2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Este é o convite que ressoa para cada um de nós, brasileiros, batizados e que amamos a Santa Igreja Católica Apostólica Romana. O Santo Padre nos convoca a ser “fermento na massa” e através do testemunho de vida cristã, abraçar a missão de fazer discípulos. Somos chamados a multiplicar a alegria do Cristo Ressuscitado, a defender a vida, a verdade e a justiça. Através da Jornada Mundial da Juventude, gritaremos para o mundo que Jesus é nosso Salvador, nossa vida e alegria.

A evangelização exprime a identidade, a vocação própria da Igreja, sua missão essencial: “Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, sua mais profunda identidade.” (cf. Papa Paulo VI, “Evangelii nuntiandi”, 14) Por esta razão. Os cristãos não podem permanecer passivos. É preciso colocar toda a Igreja em “estado permanente de missão”.

Quem é o discípulo? É aquele que recebe os ensinamentos do Mestre, de coração aberto e ouvidos atentos.  Mas antes que a pessoa seja elevada à condição de discípulo, ela deve ser apresentada ao Mestre. Quando a Igreja no Brasil foi incumbida de sediar a Jornada, recebeu a missão de conduzir as pessoas pela mão e apresentar-lhes “o rosto jovem do Cristo” (cf. Papa João Paulo II).

O arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani, enfatiza:

“Somos chamados a sermos testemunhas que em Cristo nós encontramos a vida, e mesmo diante das dificuldades e no mundo hostil em que vivemos não se pode deixar de anunciar a Boa Nova, não só na Jornada, mas desde agora”.

Faltam 363 dias! Por isso pergunto:  E você, como está se preparando para a JMJ?

Aqui vão algumas sugestões para a ação: Voluntariado, acolhida de peregrinos, grupos de intercessão, divulgação, oração pelos jovens e pelo Papa, montagem de caravanas, participar das atividades da sua paróquia, como as vigílias de adoração…  Se você tiver disponibilidade, Jesus mostrará para você a melhor maneira de ajudar a “fazer discípulos” para Ele.

Vamos lotar o Rio de Janeiro e mostrar que é possivel ser um jovem (claro, você pode se considerar jovem, se estiver entre 0 a 130 anos!), vivendo uma vida sadia, responsável, comunicando a beleza e a alegria de ser discípulo do Senhor!

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s