Os Símbolos da JMJ e as notícias da semana

Durante o tempo de preparação para a JMJ, acontece a peregrinação da Cruz e do Ícone Mariano deste evento, reunindo milhares de jovens nas principais cidades do país. São momentos nos quais fazemos uma experiência forte de fé e de encontro com a alegria do Ressuscitado, além de podermos externar ao mundo a força de ser Igreja. Aqui no Brasil, a acolhida começou na cidade de S. Paulo/SP, em 18/09/2011, no Bote Fé.

O que são a cruz e o ícone Mariano da Jornada Mundial da Juventude?

Durante o Ano Santo, comemorativo dos 1950 anos da Redenção, proclamado de 25 de março de 1983 a 22 de abril de 1984, uma grande cruz de madeira, de 3,8m de altura, foi colocada ao lado do altar-mor da Basílica de São Pedro, em Roma. Este foi o principal símbolo do jubileu proclamado pelo Papa. Como milhares de jovens haviam acorrido à celebração do Domingo de Ramos, a 15 de abril de 1984, o Santo Padre decidiu entregar esta cruz à juventude do mundo. Ele concretizou este desejo no domingo seguinte – Páscoa da Ressurreição – a entregando aos jovens do Centro Juvenil de São Lourenço, em Roma. Nesse momento, suas palavras foram as seguintes:

“Meus queridos jovens, ao concluir este Ano Santo, vos confio o símbolo deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levai-a pelo mundo afora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciai a todos que só na morte e ressurreição de Cristo poderemos encontrar salvação e redenção” (Roma, 22 abril 1984).

O pedido do Papa foi cumprido! De Roma, a Cruz seguiu para Alemanha e França e, a pedido do Papa, cruzou o Muro de Berlim, indo até Praga (Tchecoslováquia). Em 1985, retornou a Roma para a celebração do Domingo de Ramos. Durante este ano, diversos encontros de jovens na Europa tiveram a Cruz Peregrina como símbolo. Em dezembro de 1985, ao ser anunciada a Primeira Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada em 1986, a Cruz tornou-se seu principal símbolo e passou a acompanhar estes eventos.

O ícone de Nossa Senhora foi dado de presente aos jovens também pelo Bem Aventurado João Paulo II, em 2003, durante a Jornada Mundial da Juventude, com as seguintes palavras:

“Hoje eu confio a vocês o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem sua Mãe! O ícone será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas”.

Desde então, este ícone – cópia fiel de um antiquíssimo ícone encontrado na Basílica de Santa Maria Maior – tem acompanhado a Cruz em suas peregrinações. (Artigo retirado do subsídio Caminhando para a JMJ 2013 – Adultos, das Edições CNBB)

Assista aqui alguns momentos do percurso dos símbolos pelas cidades brasileiras:

Acompanhe também o calendário oficial e não deixe de vivenciar este tempo forte de fé em sua Diocese:

Notícias da semana:

Corrida “Bote Fé na Vida”

No Rio de Janeiro, cidade-sede, cerca de sete mil pessoas participaram na manhã do dia 22 de julho, do Bote Fé na Vida – corrida e caminhada, realizado na praia de Copacabana.

Com um percurso de 3km, a corrida e caminhada começaram pontualmente às 9h com a bênção do arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani Tempesta. Quem deu a largada da corrida foi o responsável pela Setor de Pré-Jornada, padre Jefferson Araújo.

“Estou achando muito bonito a adesão de tantas pessoas neste momento. Que todos possam voltar para suas paróquias e continuar os trabalhos de preparação da Jornada”, enfatizou Dom Orani.

“Pensamos em ambientalizar a sociedade à realidade da Jornada, que não se prende a um evento dentro de Igreja, mas que mexe com a cidade inteira, com o país e com o mundo inteiro. São peregrinos de todos os lugares que vem para o Rio. Para dentro da Igreja, é o fortalecimento também da Pastoral dos Esportes, que já existe em algumas paróquias, mas que tem que crescer mais ainda. O carioca tem essa energia, esse jeito próprio de ser feliz e a Pastoral dos Esportes é algo que encaixa perfeitamente o tema da espiritualidade e da qualidade de vida”, ressaltou padre Jefferson.

Entre os participantes, estavam crianças, acompanhada dos pais, jovens e também representantes da terceira idade, que nada deviam aos mais novos em alegria e disposição. Ao todo 120 Dioceses realizaram o Bote Fé na Vida (Adaptado do site Rio2013).

Encontro no Complexo do Maracanã marcará início da contagem regressiva JMJ Rio 2013

O Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013 fará, entre os dias 27 e 29 de julho, o evento que marcará o início da contagem regressiva de um ano para a realização da Jornada. Realizado no Complexo do Maracanã, o encontro deverá receber um público de 50 mil pessoas.

O objetivo é apresentar os projetos para a JMJ Rio 2013. A programação acontecerá em dois locais simultâneos: Ginásio Maracanãzinho e Estádio de Atletismo Célio de Barros. Além de Celebrações Eucarísticas, haverá também um festival com a participação de grandes nomes da música católica e popular brasileira, apresentações culturais e ações sociais.

“Trata-se de um momento de preparação, oração e reflexões. Dadas as proporções do evento, será para nós uma experiência de ensaio que vai nos dar a noção de como devemos nos preparar”, disse o diretor executivo do Setor Voluntariado do COL, Pe. Ramon Nascimento da Silva. Os ingressos para participação no Ginásio do Maracanãzinho serão distribuídos nas paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro e os eventos paralelos no Estádio de Atletismo Célio de Barros serão abertos ao público em geral. O evento terá streaming ao vivo pelo portal oficial da JMJ Rio2013: http://www.rio2013.com (Extraída de Rádio Vaticana).

Lançamento do Hino Oficial

É grande a expectativa dos jovens para o lançamento do hino oficial da JMJ Rio2013. Mas eles vão ter que esperar só mais um pouquinho. Segundo um dos responsáveis pelo Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL), padre Leandro Lênin, o hino, que estava previsto para ser divulgado no dia 27 de julho, tem uma nova data para o lançamento: dia 14 de setembro.“Nós estamos em um impasse positivo que vai nos ajudar, no momento da estreia do hino, a ter uma surpresa para todos. Foi-nos concedido pelo Pontifício Conselho um pouco mais de tempo para pensar neste assunto, exatamente porque nós temos pérolas nas mãos. Então, quanto mais se cultiva, mais elas brilham”, destacou.

Padre Leandro também ressaltou que foi escolhido o dia 14 de setembro porque é o dia da Exaltação da Santa Cruz, o que remete à própria cruz peregrina. “O bairro de Santa Cruz em 2012 completa 450 anos. O Brasil foi Terra de Santa Cruz. E nossa vigília vai ser na Base Aérea de Santa Cruz. Então, nós queremos dar um presente nesse estilo musical para a cidade, ou seja, lançar o hino nessa data é uma forma de celebrarmos juntos todos esses grandes eventos”, frisou (Adaptado do site rio2013.com).

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
  
Anúncios

2 comentários sobre “Os Símbolos da JMJ e as notícias da semana

  1. Só não sabemos ainda quando que as inscrições estarão abertas… divulgaram que iria ser no dia 23 de julho…e não vi mais nada! Alguém sabe algo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s