Como são as atividades de uma Jornada Mundial da Juventude?

As JMJs mais solenes reúnem jovens de diversas dioceses do mundo em determinado país para, aproximadamente, duas semanas de atividades. Na primeira semana, ocorrem os “Dias nas Dioceses”, ou “Semana Missionária da JMJs”, durante os quais os jovens peregrinos se reúnem nas diversas dioceses do país sede. Na segunda semana, todos os jovens se concentram, na cidade sede do evento,para momentos celebrativos, catequeses, Eucaristia, Via-Sacra, atividades culturais, vigílias e encontros com o Papa. A JMJ é o momento máximo de “Cenáculo” da juventude católica mundial. Como Igreja jovem, nos reunimos ao redor de Jesus Cristo ressuscitado, não como uma massa disforme e passiva, mas como grupos organizados em suas diversas Igrejas locais. É o rosto jovem da Igreja de Jesus Cristo reunida nele, em multidão. Por esse motivo, a JMJ não é um evento fechado em si, nem se espera apenas dela a solução plena para a evangelização da juventude de um país ou de uma diocese. Ela se insere num processo mais amplo de evangelização, que inclui a organização de grupos nas diversas comunidades e o acompanhamento constante da juventude, a fim de que descubra em Jesus Cristo – o Caminho a Verdade e a Vida – com a ajuda da JMJ, mas também com os diversos encontros e atividades que acontecem, constantemente, nas bases, antes e depois da realização da jornada. A JMJ se insere no contexto das atividades permanentes (Texto retirado do subsídio Caminhando para a JMJ 2013 – adultos, das Edições CNBB).

Acompanhe aqui as notícias da semana:

O Santo Padre lembrou, no Angelus deste domingo, que dentro de um ano, precisamente neste período, será celebrada a JMJ na cidade do Rio do Janeiro, no Brasil.

“Trata-se de uma preciosa ocasião para tantos jovens experimentarem a alegria e a beleza de pertencer à Igreja e viverem a fé”.

Na presença dos peregrinos presentes em Castelgandolfo, Bento XVI afirmou:

“Aguardo com esperança este evento, e desejo animar e dar as graças aos organizadores, especialmente à Arquidiocese do Rio do Janeiro, por seu compromisso na preparação com vivacidade a acolhida de quão jovens de todo o mundo tomarão parte neste encontro eclesial tão importante” (Adaptado de ACI Digital, 29/07).

Assista ao pronunciamento do Papa Bento XVI:

Cardeal Rylko aos jovens brasileiros: “A Igreja conta com vocês!”

O Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Card. Stanislaw Rylko, enviou uma mensagem ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e, de modo especial, aos jovens que participaram este final de semana do evento “Preparai o Caminho”, que marcou a contagem regressiva para a JMJ Rio 2013.

“A Igreja conta convosco! Possa desde já ecoar em vossos corações o mandato de Cristo expresso no tema da JMJ 2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (MT 28,19)” , escreve o Card. Rylko. Ele destaca a série de atividades está sendo realizada faltando um ano para este acontecimento “extraordinário”. Cita a divulgação da “Oração Oficial da Jornada”, ressaltando a Jornada Mundial da Juventude é uma peregrinação de fé e que a sua próxima edição realizar-se durante o “Ano da Fé”.

O Cardeal recorda o acolhimento, que “será fundamental”, assim como a ajuda e engajamento nos mais diversos serviços de preparação técnica, logística e pastoral à JMJ.

“Mais ainda, será sobretudo o vosso entusiasmo e a alegria da vossa fé, o vosso compromisso missionário que contagiarão os jovens vindos dos mais diversos países. A alegria é uma característica própria das JMJs. Se por um lado os jovens buscam a felicidade, de sua parte a Igreja pode oferecer o tesouro da Igreja autêntica, que nasce do encontro com Jesus.”
“Para vós, esta será uma grande oportunidade de crescer na fé e no amor pelo Senhor e pelo próximo.
Que o Cristo Redentor, do alto do Corcovado, abençoe-vos, bem como aos jovens do mundo inteiro. E que a Virgem de Aparecida vos cubra com o seu manto protetor”, assim se conclui a mensagem do Card. Rylko (Extraído de Rádio Vaticana, 30/07).

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
  

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s