JMJ Rio2013 – O que está acontecendo? Fique por dentro!

Inscrições abertas para o Festival da Juventude

Já pensou em fazer parte da programação oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio2013? É possível se apresentar em palcos e teatros do Rio de Janeiro. Para isso, os grupos devem se inscrever para participar do Festival da Juventude, que acontecerá de 22 a 28 de julho de 2013.

As inscrições vão até o dia 15 de dezembro 2012 e estarão sob a responsabilidade do Setor de Atos Religiosos e Culturais do Comitê Organizador Local (COL).

As categorias do Festival da Juventude são: Música, Artes Cênicas (teatro e dança) e Exposição. Podem ser feitas inscrições nas três categorias. E o grupo pode se inscrever com mais de uma apresentação. Por exemplo: se o grupo tem mais de uma exposição, ou mais de uma apresentação artística, pode ser feita a inscrição de cada uma dessas apresentações.

Para ser selecionado, o grupo deve atender, como critérios principais, a coerência com o Magistério da Igreja e ter qualidade técnica. Para apresentações musicais, somente serão aceitas as católicas, atendendo ao requisito de coerência com o Magistério da Igreja, em qualquer ritmo.

As bandas, grupos e exposições irão se apresentar nos diversos teatros já existentes na cidade e palcos distribuídos em vários bairros. Os participantes de banda, que for aprovada para participar do Festival da Juventude, não necessariamente precisam ser peregrinos. O resultado dos selecionados será divulgado em março de 2013, com a indicação do local da apresentação.

A programação do Festival da Juventude não coincide com os horários das catequeses, que ocorrem sempre pela manhã, nem com os Atos Centrais, que acontecem sempre à noite.

O objetivo do Festival da Juventude é estabelecer um diálogo entre fé e cultura e promover o intercâmbio de cultura entre brasileiros das diversas regiões e entre os estrangeiros.
O formulário deve ser adquirido no site: http://www.rio2013.com/pt/festival-da-juventude (Adaptado do site da CNBB).

Concurso Histórias de Natal e a JMJ Rio 2013

O Concurso “Histórias de Natal”, uma iniciativa do Centro de Estudos Culturais (CEC) e do Movimento de Vida Cristã (MVC) no Brasil, cujo objetivo principal é a recuperação do sentido cristão originário do Natal, e comemora este ano a sua décima edição abordando a temática da JMJ: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, e conta com o apoio oficial do Comitê Organizador Local (COL), da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

Segundo a informação disponível no site do evento (www.historiasdenatal.com.br), “Histórias de Natal” um concurso artístico literário, que busca primordialmente resgatar o sentido cristão das festas natalinas e promover novos talentos literários entre crianças, jovens e adultos. Anualmente é organizado em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo da cidade de Petrópolis (RJ), a Universidade Católica de Petrópolis e a Academia Petropolitana de Letras.

Recordando que em 2013 a cidade do Rio de Janeiro será a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, a temática da presente edição do concurso buscará ajudar na preparação, sobretudo dos jovens, para a JMJ Rio 2013, realçando que a mensagem do Evangelho é profundamente apelante para o jovem, que é por natureza um buscador da verdade, de um sentido autêntico para sua vida.“A busca de um amor verdadeiro é também uma característica do jovem. Sempre estamos à procura de alguém que nos ame de verdade, por causa de quem somos e não superficialmente, alguém que esteja disposto a dar a sua vida por nós. Esse amor autêntico por nós o encontramos em Jesus, quem nos ensina também a amar da mesma maneira aos nossos semelhantes. Ele nos ensina que há maior alegria em dar do que em receber. É um caminho apaixonante, uma verdadeira aventura, que tem como ponto de partida a experiência do imenso amor que Jesus tem por mim”, afirma o texto disponível no site do Movimento de Vida Cristã (www.vidacrista.org.br), uma das entidades responsáveis pela realização anual do evento.

A premiação do Concurso Histórias de Natal deste ano consistirá em um tablet para o primeiro colocado de cada uma das categorias (crianças, jovens e adultos), livros e certificados para os cinco primeiros de cada categoria. As inscrições podem ser feitas de maneira gratuita no site do Concurso (http://www.vidacrista.org.br/historiasdenatal/inscricao), onde também se encontra mais informações e um histórico das nove primeiras edições do evento.

Os participantes poderão enviar seus contos de qualquer lugar do Brasil. Estes serão recebidos até o dia 15 de novembro de 2012. O encerramento do Concurso e a premiação acontecem na segunda quinzena de dezembro, na cidade de Petrópolis/RJ (Adaptado de ACI Digital).

Por onde andam a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora?

Foto: Voz da Imaculada/Jovens Conectados.
Bote Fé – Chegada dos símbolos em Benjamin Constant/AM, em 08 de setembro de 2012.

E a peregrinação dos Símbolos avança pelo solo (e pelas águas) do Brasil, como um resgate da missionariedade na Terra de Santa Cruz. Proclamamos a vitória da Cruz neste país abençoado e o consagramos à proteção da Virgem Santíssima. Não pude deixar de postar linda foto que registrou o momento da chegada na Paróquia de Benjamin Constant, na Amazônia.

Em Manaus…

Milhares de jovens acolheram os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no sambódromo de Manaus (AM), para o show Bote Fé, na tarde deste sábado (22). Até as 23h, apresentam no palco do evento nomes da música católica como Dunga, Cleiton Saraiva e Jake, entre outros.

A relação entre a juventude e a mídia foi o tema do momento seguinte da peregrinação. Os jovens levaram os Símbolos até as sedes das TV Amazônica e da TV A Crítica. Os jovens pediram aos meios de comunicação que não se limitem a mostrar os estereótipos comuns sobre a juventude, mas que busquem mostrar também sua verdade. Foram lidos ainda trechos da carta do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações de 2011, em que ele as redes sociais exorta os cristãos a divulgarem o Evangelho na Internet.

Depois, o Ícone e a Cruz foram levados às paróquias Nossa Senhora de Nazaré, onde houve um encontro com universitários; e São Geraldo, onde os Símbolos foram acolhidos por imigrantes haitianos, colombianos e bolivianos, além de migrantes de outras regiões da Amazônia.

Dom Mário Antônio da Silva, bispo auxiliar de Manaus, que acompanha as expressões juvenis da arquidiocese, explicou que a está sendo estruturada um Setor Juventude arquidiocesano. Para ele, a peregrinação dos símbolos é um momento muito importante para a articulação das pastorais, movimentos, associações e novas comunidades que atuam com os jovens na capital amazonense.

“Esse evento está confirmando esse processo da nossa juventude de ser uma Igreja muito atuante. Os nossos jovens têm sempre correspondido aos apelos da nossa arquidiocese, para os momentos de celebração e união. Temos esperança que o Setor Juventude vai gerar vida para a juventude do Amazonas”, disse.

Também de acordo com o bispo a peregrinação dos símbolos não é um evento isolado. “É um processo não só para a JMJ, mas para uma Igreja mais dinâmica naquilo que compreende a missionariedade, seguimento a Cristo, imitação a Maria, no amor ao serviço de Jesus”. (Adaptado do site Jovens Conectados).

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s