JMJ Brasil 2013 – Notícias da Semana


Voluntários do Lions Club atuarão na JMJ

O Instituto Jornada Mundial da Juventude assinou convênio com o Lions Clube do Rio de Janeiro em 18 de setembro. A parceria consiste em colocar os participantes da associação como voluntários do evento que vai reunir os jovens no mundo inteiro com o Papa Bento XVI, em julho do próximo ano, na cidade maravilhosa.
O coordenador geral da JMJ Rio2013, monsenhor Joel Amado, explicou que a iniciativa partir do Lions e representa um ato de “construir um evento a várias mãos”.
No Rio, o Lions conta hoje com cerca de 1.300 voluntários.A participação deles na JMJ Rio2013 ainda será definida a partir de um planejamento estratégico que a associação está elaborando (Adaptado de Rio2013.com 19/09).

Congresso de Jovens católicos no Rio ocorre em clima de JMJ

Os cerca de 2 mil participantes do Congresso de Jovens Shalom (CJS), realizado na Arquidiocese do Rio de Janeiro, ouviram no domingo, dia 23 de setembro, a convocação feita pelo arcebispo e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, Dom Orani João Tempesta, a serem testemunho de fé para o mundo. O congresso realizou-se em clima de JMJ com a presença Dom Antonio Dias Duarte bispo auxiliar do Rio e vice-presidente do COL e uma centena de jovens voluntários que ajudaram na organização.
O arcebispo incentivou os jovens a se configurarem a Cristo, o que, segundo ele, é uma contradição para o mundo de hoje. “O mundo ensina o contrário do Evangelho. É só disputa de poder, corações divididos, ganância, guerra, ódio, tudo quer nos tirar do caminho de Jesus. Mas, temos que seguir na direção certa, apesar das tentações. Quem confia em Deus pode ter uma vida nova. A JMJ é um chamado para um encontro com o Senhor”, afirmou o prelado.
Por sua parte, o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, incentivou jovens de várias partes do Brasil a anunciar Jesus Cristo ao mundo, diante de uma humanidade indiferente a Deus. “A alegria da vida de muitas pessoas é Jesus Cristo”, disse. “Evangelizar é manifestar o amor de Cristo até as últimas consequências”, afirmou Moysés na palestra oferecida aos jovens no segundo dia do Congresso de Jovens Shalom.
Falando sobre o tema da JMJ Rio2013, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), Moysés motivou os jovens a serem missionários. “Somos enviados a evangelizar o mundo de hoje, o mundo que Deus amou tanto que enviou seu filho para que o salvasse. Devemos olhar este mundo com os olhos de Jesus”, disse.
“Evangelize. Descubra a alegria de evangelizar. Somos um povo em movimento, que dá de graça o que de graça recebeu”, concluiu o fundador da comunidade Shalom (Adaptado de ACI Digital – 25/09).

A arte e o grafite fazem parte do seu mundo – Isso é JMJ!

Várias formas de expressão artística também farão parte da JMJ Rio2013. Do grafite à arte sacra, além de shows e exposições, um mundo de beleza e emoções estarão na programação. Isso é JMJ!

Uma parte da programação é montada com a participação dos peregrinos. É o Festival da Juventude e a exposição de grafite.

Estão abertas as inscrições para os grafiteiros que querem expor durante a JMJ Rio2013. O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) e a Jornada abriram edital para jovens peregrinos do mundo inteiro que tenham interesse em participar de workshop e exposição de grafite a ser realizada no período da JMJ. Os trabalhos selecionados ficarão em exibição por dois meses. Para se inscrever na categoria ‘Jovem grafiteiro peregrino’, os interessados deverão, até o dia 20 de dezembro de 2012, preencher a Ficha de Inscrição disponível no site http://www.museuartesacra.org.br , assinar o termo de liberação de direitos autorais e anexar o desenho a ser grafitado em pdf e os enviar por e-mail para grafite@museuartesacra.org.br. Os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos. As inscrições são gratuitas (Adaptado de Rio2013.com – 27/09).

Missa celebra a chegada de réplica do Cristo em Fortaleza

A réplica do Cristo Redentor, uma homenagem aos 80 anos de um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, celebrado ano passado, chega a Fortaleza em 27/08, depois de passar por outras seis cidades do mundo. A Capital cearense foi escolhida como ponto estratégico de divulgação da JMJ Rio2013, evento que terá o monumento do Cristo Redentor como seu embaixador.
O lançamento da exposição contou com a presença do Reitor do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor do Corcovado e membro do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, padre Omar Raposo, que presidiu a celebração eucarística no Santuário de Fátima. Durante a celebração, ele fez questão de esclarecer a origem do Cristo Redentor, construção da engenharia brasileira, e não um presente da França, como muitos acreditam (Adaptado de Diário do Nordeste – 28/09).

01 de outubro – dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões e Patrona na JMJ Rio 2013

Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu na França, em 1873. Aos 15 anos, entrou num Mosteiro Carmelita, lugar onde viveu com humildade, simplicidade sua plena confiança em Deus. Foi proclamada padroeira das missões em 1927, por seu profundo desejo de ser missionária e sua disposição de oferecer tudo pelo bem dos demais. A JMJ a invoca como Padroeira das missões!

Oração
Concedei-me, por vossa intercessão, o ardor missionário para levar Jesus a todos os povos! Amém.

Santa Teresinha, patrona da JMJ, rogai por nós!
(Imagem e texto retirados de Rio2013.com)

 

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
  
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s