JMJRio2013 – E a preparação continua!

Voluntários formam equipe de saúde

Em julho de 2013, o Rio de Janeiro será palco do maior evento católico do mundo, a Jornada Mundial da Juventude. Entre as dúvidas mais comuns está o serviço de saúde. Para isso, está sendo formada uma equipe especializada em atendimento médico e ambulatorial.

 A ideia é formar postos que atenderão, principalmente, problemas gastrointestinais, viroses respiratórias, dores de cabeça, doenças relacionadas ao clima, portanto, eles se caracterizarão por um atendimento ambulatorial. Caso haja peregrinos que necessitem de avaliação complementar, eles serão encaminhados a uma unidade de emergência para o atendimento necessário. Em casos de emergência graves será acionado o SAMU.

O responsável pela equipe de saúde faz ainda um apelo. Ele pede que profissionais da área da saúde se voluntariem, pois ainda há poucos profissionais de saúde inscritos. Pedro acrescenta que, apesar de os registros desses profissionais serem regionais, esses profissionais podem, sim, atuar na cidade do Rio de Janeiro, ou em qualquer outro estado, temporariamente, ou seja, por um prazo de até 90 dias, sem precisar transferir o registro. Para isto, eles, apenas, devem comparecer ao conselho e tirar um visto na carteira profissional. Este procedimento é realizado no mesmo dia e este profissional da área de saúde já poderá atuar com o seu registro de origem (Adaptado de Rio 2013.com).

Você é profissional da saúde? Não perca tempo! Voluntarie-se: http://www.rio2013.com/pt/voluntarios

***

Videoconferência une o Rio a Roma

A pouco mais de nove meses para a JMJ Rio2013, a organização do evento uniu a pauta entre Roma e Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 02/10, em videoconferência.

 O Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 reuniu-se com o Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), órgão do Vaticano responsável pelas Jornadas, que é o Comitê Organizador Central.

 Participaram o Arcebispo do Rio e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, os bispos auxiliares e vigários episcopais, junto a todos os diretores de setores que compõem o COL. Pelo PCL, estavam o presidente, Cardeal Stanislaw Rylko e os demais membros da comissão, entre eles o Padre Eric Jacquinet, responsável pela Seção Jovem e o Padre João Chagas.

 Cardeal Rylko saudou a todos e disse que eles estavam muito ansiosos e contentes por poder acompanhar os progressos do COL da JMJ Rio2013. Ao falar sobre a programação e a missa de envio, ele lembrou que a “Jornada não acaba, mas inicia uma nova fase, a etapa missionária, com o retorno dos jovens para casa”.

A reunião faz parte de um processo contínuo da organização do evento, que, por meio da videoconferência, une Roma ao Rio: “Fizemos uma revisão de vários pontos importantes e delicados, como o detalhamento dos Atos Centrais: missa de abertura, boas-vindas ao Papa, Via Sacra, vigília e missa de envio”, explicou. “Detalhamos passo a passo e vimos que nossas propostas estão no caminho certo”. Outros pontos analisados foram a distribuição da alimentação, hospedagem, acolhimento dos bispos, vistos e credenciamento. De acordo com ele, a recomendação do PCL é “trabalhar mais e intensamente”.

Dom Orani falou dos movimentos e do crescimento dos momentos de oração em prol da JMJ, com iniciativas por todo o país, além da Vigília dos Jovens Adoradores no Rio de Janeiro. “Confiamos na providência e na Graça de Deus. É o Senhor que nos dirige e conduz”.

Para concluir, o Cardeal Rylko afirmou: “Tivemos uma visão panorâmica de todo este encontro gigantesco no Rio de Janeiro. De nossa parte queremos agradecer pelo bem, pelo esforço, pela alegria na preparação deste evento. A JMJ é a nova evangelização na prática. Por isso o trabalho de vocês é difícil e tem um sentido profundo teológico dentro da Igreja. Coragem diante dos problemas. Não esqueçam a JMJ não é somente uma obra humana. É o Senhor, é o Espírito Santo que está à frente. Essa é raiz da nossa esperança”.

O próximo encontro será entre os dias 25 e 29 de novembro. Será o II Encontro Preparatório para a JMJ, que vai reunir cerca de 300 delegados de todas as conferências episcopais, representantes de movimentos e novas comunidades, além dos membros do PCL, incluindo o Cardeal Rylko (Adaptado de Radio Vaticana).

***

E como anda o  Bote Fé?  – Peregrinação no Regional Norte 2

Foto: Jovens Conectados/CNBB

A peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora pela Amazônia, iniciada em agosto, será concluída no mês de outubro, quando os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegam aos estados do Pará e do Amapá, que compõe o Regional Norte 2 da CNBB.

O trajeto começa no dia 1º na diocese de Óbidos e será concluído no dia 30, na prelazia do Marajó, ambas no Pará. No caminho, serão visitadas outras 12 dioceses e prelazias. Duas grandes celebrações Bote Fé estão programadas: nos dias 16 e 17 de outubro, na diocese de Macapá, e logo em seguida, entre os dias 18 e 20, na arquidiocese de Belém, coincidindo com as celebrações do Círio de Nazaré 2012, que acontecerão ao longo de todo o mês na capital paraense.

Em novembro, os Símbolos da JMJ, que já percorreram todo o Nordeste e o Centro-Oeste do Brasil e parte do Sudeste, chegam à Região Sul. Em dezembro, visitarão a Argentina, o Uruguai, o Chile e o Paraguai. Em janeiro retornarão ao Brasil e peregrinarão por Santa Catarina. Em fevereiro, será a vez do Paraná. Em março, visitarão o Espírito Santo, o sul de Minas, o Triângulo Mineiro e o Vale do Paraíba, em São Paulo. Em abril, chegarão ao estado do Rio de Janeiro, onde permanecerão até a Jornada, em julho (retirado do site da CNBB).

Foto: Jovens Conectados – Símbolos em Manaus/AM

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s