Conexão JMJ Rio 2013 – clipping de notícias

Queridos jovens, já sabeis que o cristianismo não é uma opinião e não consiste em palavras vãs. O cristianismo é Cristo! É uma Pessoa, é o que Vive! Encontrar a Jesus, amá-lo e fazê-lo amar: eis aqui a vocação cristã.” (João Paulo II)

Hoje: no Rio, jovens em vigília por Nossa Senhora Aparecida e pela JMJ

No dia dedicado à padroeira do Brasil e patrona da JMJ Rio2013, Nossa Senhora Aparecida, os jovens se unirão mais uma vez em oração pela Jornada. A 11ª edição da Vigília dos Jovens Adoradores será realizada sexta-feira, dia 12 de outubro, a partir das 22h, na Igreja de Sant’Ana, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

A vigília começará com a Santa Missa presidida pelo vigário episcopal para as Novas Comunidades, Dom Roberto Lopes. Além disso, ela contará com um momento sobre a história Nossa Senhora Aparecida, organizado pela Iniciação Cristã.

Os jovens aprofundarão o tema da JMJ de Denver (EUA), de 1993, com a pregação “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (Jo 10,10), ministrada pelo consagrado da Canção Nova, Adriano Gonçalves. O ministério da Fraternidade Toca de Assis conduzirá o momento de oração.

Segundo uma das organizadoras desta edição da vigília e assistente geral de produção do Setor de Atos Centrais do COL, Mariá Luna Azeredo, é importante a existência de um momento que lembre Nossa Senhora Aparecida na vigília porque Maria leva os jovens a Jesus. “Não temos como ir a Jesus sem ir a Maria. Precisamos estar juntos a Mãe de Jesus para chegar a Deus” – destacou.

Jovens de várias partes do país e do mundo poderão acompanhar a transmissão ao vivo através da WebTv Redentor (Retirado de Radio Vaticana, 11/10)

***

CNBB prepara Encontro Nacional com responsáveis de juventude

A Comissão para a Juventude, da CNBB, realizará, de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2012, em Brasília, o Encontro Nacional de Assessores da Pastoral Juvenil. A temática do evento é “A Juventude no Ano da Fé” e busca auxiliar os assessores na missão de acompanhar os jovens na educação da fé, por conta do “Ano da Fé”, proposto pelo papa Bento XVI.

O objetivo é “melhor consolidar a evangelização da juventude no país por meio dos valores humanos, cristãos e éticos no contexto social em que vivemos”. Segundo a organização do evento, o encontro acontece em preparação a dois grandes momentos que acontecerão em 2013, voltados à juventude: a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro e a Campanha da Fraternidade. De acordo com a organização, o grande evento que acontecerá no ano que vem, a Jornada, “é de toda a Igreja e quer ser uma oportunidade especial de convocar a todos para uma renovada opção pelos jovens”.

No evento, em Brasília, estarão presentes membros do Comitê Organizador Local (COL) – responsável pela JMJ no Rio –, o Cardeal Stanislaw Rylko – presidente do Pontifício Conselho para os Leigos – e Dom Giovanne D’Aniello – núncio apostólico do Brasil.

As inscrições serão abertas de 10 de outubro  a 10 de novembro. Mais informações pelo telefone (61) 3322-7761 (Adaptado  do site Jovens Conectados, 05/10).

***

Novas Comunidades do Brasil e do mundo vão se encontrar na JMJ

As novas comunidades da Igreja Católica do mundo inteiro vão conhecer como a realidade leiga cresce no Brasil. O Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 teve, nesta quarta-feira, 3 de outubro, a segunda reunião com o arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, e com o presidente da Catholic Fraternity e membro do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), o italiano Matteo Calisi, para finalizar os pontos principais do encontro entre as novas comunidades do mundo inteiro, que vai acontecer no dia 24 de julho de 2013, dentro da Jornada Mundial da Juventude.

Segundo Calisi, nesta JMJ haverá um elemento novo: as comunidades de fora do Brasil vão perceber como as comunidades brasileiras estão florescendo no país. “O Papa Bento XVI falou para os padres em Roma que, quando veio ao Brasil, ficou impressionado porque, ao mesmo tempo em que se dizia que nasciam seitas aqui no Brasil, estavam nascendo também as novas comunidades, que são um grande recurso para a Nova Evangelização. Queremos que esse encontro seja para edificação de todos aqueles que vêm para essa Jornada”, destacou.

De acordo com o italiano, Dom Orani afirmou que dará suporte para esse encontro e hospitalidade para quem chegar ao Rio para participar dele.(Adaptado de Rio2013.com, 08/10).

***

JMJ quer chegar ao público fora da Igreja

Com o slogan «O coração do mundo bate aqui», a organização da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) lança uma campanha institucional que começa a ser difundida este mês. Segundo Graziele Lacquaneti, secretária-executiva do setor de Comunicação da JMJ Rio2013, o objetivo da ação é atingir o público de «fora da Igreja». «Até agora, a comunicação era para o público católico», explicou Graziele. Neste momento, «entramos numa nova fase, com uma linguagem abrangente, para dizer o que vai acontecer no Rio de Janeiro em 2013», disse.

Um vídeo com imagens dos milhões de jovens que participaram nas Jornadas, mas também anúncios em jornais e revistas, ‘outdoors’, mobiliário urbano, na rádio e internet, vão ser difundidos pelos principais meios de comunicação do Brasil. A propaganda reforça o carácter internacional do evento e destaca os pontos fortes da JMJ, como o fator social, humano e o turístico, de acordo com a mesma fonte. Nos próximos meses, a campanha vai focar aspetos como o voluntariado e a hospedagem dos peregrinos, até atingir uma etapa internacional (Adaptado de do site Fátima Missionária – texto: Juliana Batista, 10/10.)

***

Até o próximo post! Não se esqueça de clicar na imagem abaixo e votar!

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
  
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s