Durante Entrega do Nobel de Teologia, Papa cita Simpósio que acontecerá no Rio de Janeiro.

Neste sábado, 20 de outubro, Bento XVI recordou que nos próximos dias 8 e 9 de novembro acontecerá no Rio de Janeiro, o 2º Simpósio sobre o pensamento de “Jospeh Ratzinger”, sob o título de“Humanização e sentido da vida”.

O simpósio acontecerá na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), no Campus Gávea mais de 90 Universidades já se inscreveram.

A referência ao simpósio foi feita pelo Santo Padre durante a entrega do “Nobel da Teologia”, 2ª edição.

Durante o seu discurso, o Papa Bento XVI destacou a competencia e engajamento no ecumenismo e no diálogo inter-religioso, dos dois premiados: o filósofo e historiador francês Rémi Brague, que é um grande estudioso da Filosofia das Religiões, em especial do Judaísmo e do Islamismo e o teólogo americano Padre Brian Daley SJ, que desenvolve um serviço de responsabilidade nas relações com as Igrejas Ortodoxas.

Após 50 anos do início do Concílio Vaticano II, o Santo Padre diz que gostaria de rever com eles dois documentos conciliares: a Declaração Nostra aetate sobre as religiões não-cristãs e o Decreto Unitatis redintegratio sobre o ecumenismo, aos quais acrescentaria, porém, outro documento que se revelou de importância extraordinária: a declaração Dignitatis humanae sobre liberdade religiosa.

O fato de abos serem professores universitários, ganhou destaque no discurso do Santo Padre que afirma que: “Isso merece relevo, porque mostra um aspecto de coerência na atividade da Fundação, que, além do Prêmio, promove bolsas de estudo para doutorandos em Teologia e também congressos universitários, como o que se realizou este ano na Polônia, e o que se realizará daqui três semanas no Rio de Janeiro.”

Para o Papa, necessitamos de seres humanos que, por meio de fé viva, transformem Deus em próximo e crível a humanidade atual. “Personalidades como o Padre Daley e o Prof. Brague são exemplares para a transmissão de um saber que une ciência e sabedoria, rigor científico e paixão pelo homem, para que possa descobrir a ‘arte do viver’, uma grande paixão do Concílio Vaticano II, mais atual do que nunca no compromisso da nova evangelização.”

Fique por dentro da programação do Simpósio, clique aqui

Lana Cristina – Equipe do Blog Dominus Vobiscum

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
  

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s