Os jovens e a comunicação católica

“A web está a contribuir para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual, de certeza compartilhada. Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição (cf. Ef 1, 10).” (Papa Bento XVI)

O jovem de hoje, de modo geral, está “plugado” na Internet. Quantas coisas são compartilhadas nas redes sociais, temos acesso a tantas coisas legais, músicas, vídeos,  amizades que fazemos, muita informação, cultura e lazer…

O Papa Bento XVI,  bem “antenado” com o que acontece no mundo, propôs aos jovens católicos que façam bom uso de toda essa tecnologia: vamos utilizar a Internet para evangelizar e anunciar Jesus, fazer discípulos!

A JMJ no Brasil renova este convite: somos a juventude de Cristo, que espalha a Boa Nova do Evangelho com alegria, tecnologia e criatividade.

E falando nisso, enquanto pesquisava para escrever aqui, encontrei o vídeo de uma turminha lá da Diocese de Campinas/SP que achei muito legal.  Eles montaram um Flash Mob,  para a divulgação da Jornada Mundial da Juventude. Reunindo aproximadamente 215 pessoas, conseguiram literalmente “parar o trânsito”, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas e do Centro de Convivência Cultural. Que tal fazer algo assim em sua Diocese, Paróquia  ou Grupo de Jovens? Tenho certeza de que muitas pessoas serão tocadas pela alegria de ser de Deus!

Conexão JMJ – Notícias da Semana: Vamos rezar o terço?

Entre as muitas iniciativas que acontecem pelo Brasil, o Movimento Apostólico de Schoenstatt está realizando a campanha “Rezei Este Terço por Você” onde cada cristão é convidado a rezar um ou mais terços (individualmente ou em grupo) por um jovem peregrino da JMJ Rio2013. Depois, esta pessoa que rezou as dezenas faz com que esse terço chegue ao Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt do Rio de Janeiro, para ser doado a um jovem que estará participando da Jornada.

Segundo os organizadores, os jovens que receberem os terços também serão convidados a rezar especialmente por aquela pessoa que o enviou, formando assim uma grande corrente de oração.

De acordo com eles, para participar a pessoa que rezar o terço deve enviar este terço, até fevereiro de 2013, com seu nome e cidade, para o Santuário de Schoenstatt Tabor Redenção da Família, que fica na Estrada dos Bandeirantes, 13833, em Vargem Pequena, no Rio de Janeiro (RJ – 2783-117).

“O Papa Bento XVI é frequentemente visto em companhia do terço. O rosário era a oração predileta do Beato João Paulo II, que é um dos patronos dessa JMJ. Nós, jovens, temos belos exemplos e podemos mostrar o valor da oração do terço”.

As dúvidas podem ser resolvidas pelo e-mail maria2013@maria2013.com. A campanha também está no Facebook, na página “Rezei Este Terço por Você”:  www.facebook.com/RezeiEsteTercoporVoce (Adaptado de Rio2013.com).

Lançado o Canal Pré-Jornada

Foi lançado em 23/10/2012, no Edifício João Paulo II, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o canal Pré-Jornada, que passa a integrar o site oficial da JMJ Rio2013. A partir da parceria de ação catequética entre a JMJ Rio2013, o Programa Nacional Caixa de Ferramentas (PNCF) e as mídias sociais da Arquidiocese do Rio, o objetivo da criação do canal, segundo os idealizadores, é mostrar a preparação dos jovens de várias regiões para a JMJ Rio2013, com a veiculação de textos e material audiovisual produzidos por eles mesmos.

Dentro do canal, há duas seções: uma intitulada “Rumo a JMJ”, que dá visibilidade à preparação para a JMJ nas dioceses, e outra chamada “Semana Missionária”, que mostra como as dioceses vão viver a experiência missionária na semana anterior à JMJ Rio2013, evidenciando a integração entre os brasileiros locais e os jovens estrangeiros, que chegarão neste período.

Com o novo canal Pré-Jornada, também foi lançado o PNCF, que iniciou também a “Gincana JMJ” e o “Formação Jovem”, duas atividades que visam promover a interação entre família, Igreja e sociedade. O PNCF pode ser acessado em www.caixadeferramentas.org.br (Adaptado de Rio2013.com).

Jornadas Mundiais da Juventude são “evento de Nova Evangelização”

Os jovens foram tema central do pronunciamento do secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), Prof. Guzmán Carriquiry, aos padres sinodais reunidos no Vaticano.  Ele definiu a JMJ como um evento de nova evangelização para a transmissão da fé às novas gerações. De acordo com o professor Carriquiry, o encontro no Rio evoca uma grande mobilização educativa e evangelizadora especialmente das juventudes latino-americanas. “Esgotada a força propulsora de ideologias e utopias, quem senão a Igreja pode dar aos nossos jovens razões de vida e de esperança?”, indagou o secretário da CAL.

Continuando, afirmou que haverá uma multidão de jovens que peregrinará ao Rio com perguntas fundamentais para sua existência como jovens e como cristãos: “É necessário assumir desde já o desafio de ir educando todos os jovens peregrinos para que seu entusiasmo se conjugue com um redescobrimento e uma adesão mais firme aos conteúdos fundamentais da fé cristã.”

O professor Carriquiry concluiu dizendo: “Rezemos desde já por este acontecimento católico, confiando-o à maternidade de Maria Santíssima, para que milhões de jovens saibam mostrar o silêncio adorante diante do Corpo Eucarístico do Senhor e o silêncio meditativo diante da extraordinária pedagogia cristã do Sucessor de Pedro” (Adaptado de ACI Digital).

Até o próximo post!

Taís Salum – Equipe do Blog Dominus Vobiscum

Não se esqueça de clicar na imagem abaixo e votar!

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
  

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s