Bispo de Bragança Paulista expulsa comunidade monástica de sua diocese

Uma situação um tanto quanto inusitada está deixando muitos católicos confusos: O Bispo da Diocese de Bragança Paulista, Dom Sérgio Aparecido Colombo decidiu expulsar da sua diocese o Mosteiro Carmelita Eremita em Atibaia coordenado pelo Frei Tiago de São José, que já estava na diocese cerca de onze anos. Para saber mais do mosteiro, clique aqui.

Existem divergências sobre o real motivo da expulsão. Em uma carta aberta para toda diocese, Dom Sérgio afirma que o ato foi necessário tendo em vista a desobediência do Frei Tiago em diversas ocasiões e muitas irregularidades encontradas pelo clero com relação ao mosteiro. Porém para aqueles que defendem a permanência do mosteiro na diocese, a decisão foi em vista de o mosteiro celebrar regularmente as suas missas no Rito Tridentino.

É importante frisar que o Rito Tidentino é a Forma Extraordinária do Rito Romano. É a liturgia da Igreja Católica que era usada antes da reforma do Concílio Vaticano II. É chamada de Missa “Tridentina” porque “Tridentino” se refere ao Concílio de Trento (1545-1563), que unificou a prática litúrgica na Igreja Ocidental.

O Papa Bento XVI em 2007 escreveu o “Summorum Pontificum”, onde indicou que as Missas Tridentinas devem ser disponibilizadas em cada paróquia, sempre que grupos de fiéis desejarem, e onde um padre foi treinado para celebrá-la. Ele também afirmou que a Missa do Missal Romano em uso desde 1970 continua a ser a forma ordinária da missa, enquanto a celebração da Missa Tridentina é a forma extraordinária.

O documento não exige que todas as paróquias sejam obrigadas a estabelecer automaticamente uma programação Missa Tridentina, mas disse que quando “um grupo de fiéis ligados à prévia tradição litúrgica existe de maneira estável”, o pastor deve “voluntariamente aderir” ao seu pedido para fazer a massa disponível.

Apesar de ter a força de um documento redigido e assinado pelo Papa, a Carta Apostólica tem sido objeto de contestação no Brasil por parte de alguns eclesiásticos. Dom Aloísio Roque Oppermann, Arcebispo Emérito de Uberaba, objeta que a Missa Tridentina é incompreensível, seca e utiliza o Latim, uma língua misteriosa. Dom Paulo Sérgio Machado, Bispo de São Carlos, considera que os que preferem a Missa Tridentina são uma minoria moralista de pessoas puritanas, retrógradas, com uma mórbida aversão às mudanças e ao novo.

Por outro lado, mais de 30 cardeais, acatando filialmente as determinações do Papa, já participaram de cerimônias em Latim segundo a Forma Extraordinária do Rito romano, após a entrada em vigor do motu proprio Summorum Pontificum.

No Brasil, mais de 17 arcebispos e bispos também o fizeram, dentre os quais: Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro; Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém do Pará; Dom Alano Maria Pena, Arcebispo Emérito de Niterói; Dom Luciano Bergamin, Bispo de Nova Iguaçu; Dom Fernando José Monteiro Guimarães, Bispo de Garanhuns; Dom Gregório Paixão, Bispo Auxiliar de Salvador; Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Franca; Dom Diógenes Silva Matthes, Bispo Emérito de Franca; Dom Mário Rino Sivieri, Bispo de Propriá e Dom Henrique Soares da Costa, Bispo Auxiliar de Aracaju.

A situação acabou ganhando um certo grau de complexidade, quando os fieis católicos amigos dos monges passaram a denunciar certos abusos doutrinais em sites ligados a diocese e ao movimento chamado PJ – Pastoral da Juventude – com raízes profundas na Teologia da Libertação, que é uma teologia contestada e combatida na Igreja, inclusive pelo Santo Padre Bento XVI. Estes mesmos “amigos do mosteiro” estão fazendo um abaixo-assinado na tentativa de fazer o bispo de Bragança Paulista repensar a situação (Para assinar a petição clique aqui).

Quanto a mim, ainda é cedo para dar uma opinião, haja vista que eu não conheço o mosteiro e muito menos a diocese. Todo caso eu particularmente acho estranho a diocese fechar os olhos para os abusos da TL e ser tão rigorosa com os monges. Além do mais, o bispo quando acusa o Frei Tiago de desobediência e irregularidades, não especifica quais seriam estas desobediências e estas irregularidades. Penso que em tempos onde a informação precisa chegar completa para atingir a devida eficácia, deve-se explicitar melhor o caso. Porém opiniões a parte, esperamos que toda esta celeuma seja resolvida o quanto antes, pois pelo sim pelo não, muitos fiéis da região se beneficiavam com os serviços do mosteiro (missas, confissões, atendimentos, sacramentos e etc.) estão sofrendo com tudo isso.

Estaremos atentos a esta situação, mostrando para você todas as notícias a respeito deste caso. E que a Igreja de Cristo prevaleça diante de toda esta situação lamentável!

Dominus Vobiscum

Siga-nos e fique por dentro das novidades:
  
Anúncios

36 comentários sobre “Bispo de Bragança Paulista expulsa comunidade monástica de sua diocese

  1. Não há dúvida que os marxistas estão na raiz destes acontecimentos. A conspiração só agora começa a ser vista como tal pela maioria das pessoas. Antes, pensávamos que era apenas uma tentativa inocente de tornar a liturgia mais acessível ao povo.

    Se o Latim está na UTI, culpa do próprio CV II, que não fez nada para evitar que continuasse a ser fomentado nos seminários nem nas Universidades Católicas. Aliás, muitas PUCs são Católicas, na prática, apenas no nome…

    Que Miguel nos defenda no Combate!

  2. Bom dia! Dom Sérgio está correto na expulsão. Já era hora do Frei Tiago, ou melhor Padre Christian, vamos chamá-lo pelo nome correto ir embora desta Diocese. O Conselho de Presbíteros desta Diocese foi consultado assim como o assessor canônico e também a Santa Sé antes do Bispo tomar qualquer decisão. O Pe Christian foi chamado várioas vezes pra se adequar e o não o fez num total desleixo e desrespeito à autoridade do Bispo que é uma excelente pessoa, um sacerdote austero, preocupado com a Igreja e muito motivador de seu clero e vivaz no que diz respeito a seu rebanho. Quem quer ser desgarrado das regras que se fixe em outra Diocese que o receba nessas condições. Meu nome é Paula, tenho 43 anos de vida e desde o nascimento sou católica, não entrei antes de ontem na Igreja pra procurar feitiços, crendices ou prosperidade então respeitem o trabalho de Dom Sérgio que sério! abraço fraterno.

    • Olá Paula!
      Pax Domini!

      Nossa missão aqui é trazer a verdade a tona. Quanto mais rápido isto se esclarecer melhor. Mas me explique uma coisa: Quando você fala sobre “adequação”, “desleixo” e “desrespeito a autoridade” o que isso quer dizer em fatos concretos? Ou seja, o que o bispo pediu especificamente e ele não fez?

      Com a graça de Deus a equipe deste blog também tem uma certa caminhada na fé e gostaríamos de contribuir com a verdade ouvindo os dois lados da história.

      Dominus Vobiscum

    • Me responda: é proibido a celebração da Missa Tridentina em sua diocese? Só pra saber… Como dizia o Pe. Paulo: “Não é pelo que a pessoa diz que ama que a conhecemos, mas pelo que ela combate!”
      Espero sua resposta à pergunta acima!

  3. Eu só posso lhe dizer uma coisa de fato:
    Primeiro: a Igreja não toma decisões baseada em conversas de botequim mas em fatos. As pessoas não entendendo isso sempre dizem que a Igreja não toma atitude, mas é por que não tem provas.
    Segundo: a Igre JAMAIS VAI DENEGRENIR A IMAGEM de alguém.
    Entendeu?
    Vou lhe passar o e-mail da Diocese imprensa@diocesedebraganca.org.br
    em que pode questionar.
    De minha parte é o que posso dizer.
    E posso seguramente atestar que Dom Sérgio é um Bispo maravilhoso. E não se iludam, não preciso bajular ninguem, eu falo o que de fato é.
    Agradeço terem me dado a oportunidade de falar.

    • Olá Paula!

      Eu bem sei que a Igreja não toma decisões a esmo. Conheço a prudência da Igreja, mas existem situações que no meu entender precisam vir a público para um melhor entendimento. Só que a Igreja é feita de homens e sei bem o que digo pois já trabalhei tão perto do núcleo eclesial que via o Santo Padre duas vezes por semana de pertinho.

      Porém eu continuo questionando os fatos, pois tudo está muito sigiloso, e mais: Fazem 11 anos que este padre está na diocese, e apenas em 2009 com a chegada de Dom Sérgio ele passou a “dar problemas”. Antes não dava por que?

      Quando agente condena alguém e a expõe publicamente, é nosso dever e missão explicar aos demais. Jamais passarei por cima da autoridade de um bispo, mas pedir que ele explique sua atitude de forma clara é um direito de qualquer fiel!

      Pax Domini

  4. Por que quando ele chegou em 2009 viu o que estava acontecendo entendeu e corrigiu muitas coisas aqui, acredite. Eu sei que a Igreja comete erros sim alias os filhos da Igreja, mas neste caso a pergunta que vc tem que fazer é: qual o interesse que tem esse grupo em manter esse padre Christian que se intitula Frei Tiago…
    Por um bem maior e preservação da fé é melhor dizer o menos.
    Eu vou defender a pessoa que eu sei que faz um excelente trabalho com muito cuidado com seu pastoreio e me dá ansia de ver injustas palavras proferidas contra Dom Sérgio.
    Sei da qualidade de vcs pois os acompanho. Sei da seriedade de vcs por isso escrevi aqui pois nem me dou ao trabalho de escrever em outros lugares. Agradeço a atenção.

  5. E gostaria de convidar vcs pra se quiserem, no próximo domingo das 7:30 as 13:00 estaremos realizando um Forum das Pastorais Socias, café da manhã e almoço, o evento é gratuito e contará além da presença de Dom Sérgio, os palestrantes Desembargador Malheiro e Dr. Luciano que realizam um trabalho balissimo nas pastorais em São Paulo. ~Se quiser maiores informações pode me enviar um e-mail que terei imenso prazer em lhes dizer e mais que isso, os convido a vir prestigiar, participar e quem sabe fomentar voluntariado a esses serviços tão belos que as pessoas fazem em prol dos irmãos e que muitas vezes, não é conhecido mas é feito com todo carinho.

  6. Depois de ver todas as matérias e comentários em relação ao Frei Thiago, e de até colocar meu ponto de vista, não consegui ficar somente lendo, fui buscar saber mais sobre os acontecimentos e fiquei assustado com o que descobri!
    Eu estava totalmente ao lado do Frei Thiago quando tudo aconteceu, por gostar dele e de todo trabalho realizado, eu também pensava que o motivo da saída ou como esta sendo divulgado (Expulsão) dele seria pelas Santas Missas Trinitinas. Fui procurar saber a verdade, para meu espanto e TOTAL decepção, NÃO tem relação nenhuma com o que esta sendo divulgado. Ele esta usando do fato divulgado para FUGIR dos verdadeiros motivos.
    Porque ele não conta para o povo à verdade sobre a sua saída? Diga para o povo o que a Santa Sé (Vaticano), diz sobre o senhor e o mosteiro? Diga para o povo que o mosteiro nunca foi mosteiro e o senhor nunca foi frei, conte-os?
    Conte também que que Dom Bruno e Dom José nunca reconheceu seu mosteiro como Associação Privada de Fiéis e Religiosa….conta também que a carta de Dom José que estão divulgando não tem valor canonico, ou seja não comprova nada…
    Porque o senhor não fala a verdade ao invés de colocar o povo contra o Sr. Bispo da Diocese de
    Bragança Paulista, dividindo a Igreja e os fiéis com mentiras e calunias, uma coisa é certa, a verdade vai aparecer!.
    Povo de Deus, posso afirmar que o conteúdo que esta sendo colocado nas cartas divulgadas pelo Frei NÃO é o verdadeiro motivo, e pelo que percebi é uma manobra para esconder a verdade. Só que pela repercussão que esta tomando e por todos estarem tomando partido errado como eu tomei também, a decepção virá a todos…como veio a mim!

    • Olá! Pax Domini!

      Obrigado pelo comentário. De fato andamos esperando a verdade, mas até agora ninguém nos disse qual seria. Enviamos um email para a Diocese e não tivemos retorno.

      Continuamos esperando!
      Deus abençoe!

    • Graças ao bom Deus, muito obrigada Pietro por sua coragem. O Bispo não quer que o povo sofra com a decepção e o povo quer defender algo que é uma quimera… Parabéns Pietro!!!

    • Conte-nos sobre o pai de uma certa moça que quer lhe fazer uma visita muito pessoal, Frei Tiago…
      Conte-nos como tem visitado os ingênuos para que lhe defendam e atormentem o Bispo…
      Conte-nos como ilude as pessoas com suas trambicagens travestidas de sagrado…

      • Paula, paz!
        Espero que entenda a situação: Estamos diante de acusações pesadas de ambos os lados. Se você tem algo a dizer que pode explicar melhor esta situação, pode entrar em contato com o Cadú ou qualquer membro da Equipe DOMVOB que vamos escutar o lado de Dom Sérgio também. Agora nossa Igreja, principalmente no Brasil, precisa de mais clareza e limpeza nas palavras e situações que acontece, senão vira um jogo de suposições: ora o bispo fala uma coisa, ora o frei fala outra, a comunidade diz outra, e quem denuncia fala e entende outra coisa. Espero que você entenda a situação, e nos ajude também. Eu não sou muito de entrar em questionamentos desse tipo, mas vemos em todos os lugares isso acontecer e nunca a verdade aparece e sempre colocam “panos quentes” na situação.
        Deus te abençoe!

  7. Cadu, bom dia e Salve Maria….

    Pelos fatos a Igreja esta sendo prudente como sempre foi, em não divulgar certas coisas da forma que esta sendo feita, acredito que da forma que esta caminhando as coisas vai vir a tona pela imprensa e garanto….Padre Cristian (Frei Thiago) vai ter muito que se a explicar ao povo, ao contrário do que tenho visto o povo falar, o Sr. Bispo tem agido com muita caridade em relação a ele de não divulgar ao povo os fatos verdadeiros, mas já que esta indo assim…vejo que não terá outra alternativa…..O MAIS TRISTE É QUE O PADRE CRISTIAN SABE DOS VERDADEIROS FALTOS….ELE SABE…E FAZ TODO ESTE TUMULTO. ISSO NÃO É SER IGREJA.
    Agora uma coisa é fato, quero ver se os sites que estão agindo de uma forma sensacionalista vai fazer uma retratação ao Sr. Bispo.
    Cadu, fiquei muito triste com tudo que esta acontecendo, mas não vou negar, o mais triste não é a noticia da saída, mas a forma que o Pe. Cristian tem feito, mentindo para o povo e criando confusão contra o bispo….isso é ser Igreja?

    • Olá Sr. Pietro!

      O Blog Dominus Vobiscum é Igreja e deseja sempre trazer a tona a verdade. Tentamos aqui obter as informações pertinentes ao caso. É óbvio que o povo sempre vai pender para o lado que der as explicações mais plausíveis.

      Como já disse, tentamos entrar em contato com a diocese, mas ninguém nos respondeu.

      Então só nos resta aguardar os fatos!

      • Bom dia irmão!
        O que mais me deixa triste nesta história é que divulgamos aqui uma notícia que “condena” a atitude de Dom Sérgio, mas ninguém trás a tona a verdade. Muita gente sabe de alguma coisa, mas ninguém dá a cara a tapa para defender ou explicar corretamente a história. Muitos criticam a atitude do Frei Thiago (ou Pe. Cristian) dizendo que ele não mostra a verdade e que Dom Sérgio está correto (e muitos outros criticam Dom Sérgio pela atitude tomada)… mas qual é a verdade por trás dessa história? Chega de se omitir na internet e não dar a cara a tapa pela verdade.
        Lembremo-nos do que Jesus Cristo disse: A verdade vos libertará!

  8. Muito obrigada Cadu, vc nos permitiu espaço pra defender o bem, agradeço muito por isso… não é a maldade dos impios que me assusta mas o silêncio dos bons… muito obrigada!

  9. Boa noite! Gostaria de fazer minhas as palavras do Sr.Pietro. Igualmente defendia mas ao verificar uns fatos comecei a perceber o erro que cometi. Desculpe Dom Sérgio, realmente entendo o senhor agora.
    Perfeitamente e admirei sua caridade. Vou rezar pelo senhor todos os dias.

    • Por favor Sr.Diego vamos silenciar, eu peço a todos inclusive, com todo respeito, pois estamos servindo ao escandalo e isso não é bom para ninguem. Sei da indignação mas vamos silenciar. Deixemos que ele vá, que repense sua caminhada, mas não falemos mais.
      Abraço fraterno a todos.

      • Enquanto vc luta para manter o “silêncio” a coisa continua mal esclarecida. A verdade ensinada por Cristo continua oprimida e abafada. Realmente isto nos leva a crer que há algo de podre nesta história e enquanto não houver a verdade, o caso continuará vindo a tona. Lamentável!

        Eu abri espaço no blog para o esclarecimento da verdade. Nem vocês e ninguém se pronunciou a respeito. Entrei em contato com a diocese e ninguém retornou nada. Portanto a partir de agora só irei publicar comentários que tragam luz a toda esta história envolta de mistério!

        Pax Domini

  10. Cadu,

    O que queremos de verdade, e quase ninguém informa, é saber a verdade por trás da podridão que acontece nos corredores dos seminários, mosteiros, cúrias, paróquias, etc. O que me assusta é o silêncio da verdade que não vem à tona. Que a verdade seja o nosso horizonte sempre. E que a paz reina na Igreja de Cristo a cada dia.

    Paz a todos.

  11. Olá Cadu,
    pergunte pro Frei Tiago se é verdade que antes de ser ordenado padre, ele era ordenado na Igreja Católica BRASILEIRA…
    pergunte pro Frei Tiago se o contrato que ele tem com a Diocese autoriza a convivencia mista, o contrato é de COMUNIDADE MONASTICA NÃO MISTA…
    pergunte pro Frei Tiago quem foi que fundou a comunidade Irmão Marco Aurelio e o que ele fez com ele…
    tem muitas respostas pra dar Frei Tiago… e nós todos temos muitas perguntas pra fazer…

  12. Cadu, por favor vc poderia me passar seu email para que eu possa te esclarecer algumas coisas sobre o ocorrido? Mas não é bom que seja publicado para o bem da Igreja…

  13. Salve Maria!
    Acontece que há pessoas que, desobedecendo as Ordens do Santo Padre o Papa Bento XVI, principalmente o Motu Proprio Summorum Pontificum, não tendo argumentos sérios, levam o “argumento” de Autoridade acima de tudo. Ou seja, acham que porque alguém tem alguma Autoridade, essa pessoa estaria certa em tudo. O que é um absurdo.
    O que sabemos é que a Teologia da Libertação, defendida por várias Autoridades, hoje, não têm mais valor algum, uma vez que foi condenada pelo Cardeal Ratzinger, pelo Papa João Paulo II e por Bento XVI.

  14. Salve Maria!

    Pelos frutos se conhece a árvore! Eu não conheço o Rvems Bispo de Bragança Dom Sérgio e quanto ao Frei Thiago ou Pe Christian estive fazendo retiro em seu mosteiro. Se o mosteiro nunca foi mosteiro e o frei nunca foi frei disso eu não sei mas havia pessoas em busca de santidade, não havia abusos litúrgicos e nunca presenciei mulheres com roupas escandalosas nem homens de bermuda embora muitas mulheres usavam cauça. O uso do véu, o gregoriano, o silêncioa, a austeridade dos monges e tudo naquele mosteiro mostram que eles buscavam a verdadeira igreja católica que sempre existiu e que está sendo desrespeitada pelo relativismo religioso. O fato é que muitos mosteiros que são mosteiros e freis que são freis romperam com a tradição católica e com os santos padres nossos pais. Onde esta a Pia União das filhas de Maria e os Congregados Marianos? Tudo acabou tudo está se secularizando. Onde estão os confessionários?A Batina dos padres? O véu das mulheres? Os diretores espirituais?Porque poucos jovens são virgens? Por que as famílias não são numerosas? Porque católicos usam pílulas, camisinha ou mesmo previnem filhos pelo método natural? Porque católicos vão ao carnaval, boates, praias? O que temos hoje é uma fé estérica e louca. Muitos batem palmas, louvam com gritos, repousam no espírito mas não buscam a escese cristâ, não deixam suas paixões mundanas. Onde há um convento ou mosteiro que celebre o rito tridentino e que tenha comunhão com a Santa Sé? Nossa Senhora disse que a igreja é sempre a mesma. Rezo por Dom Sergio, frei Thiago ou padre Christian, por voces amados irmãos, por toda a santa igreja e pelo Santo Padre. Ser santo é conseguir ser bom católico neste século apodrecido! Digam-me se Dom Sérgio defende a fé de sempre e os santos padres! Se em sua diosece os padres atendem confissões de bom grado! Se usam batina e não tem vergonha de ser reconhecido como padre nem de dar a sua mão para os fiéis beijarem! Se não abraçam mulheres imodestas dentro da igreja! se ficam em ação de graças após comungarem! Se dão tudo de si para salvar pessoas, atendendo doentes, dando santos conselhos e ajudando na prática das virtudes! Se o rito de Paulo VI não tem abusos como: musiquinhas protestantes e anti litúrgicas, conversações, imodéstias, bate palmas, e outros… Há missa tridentina? Se a Diocese de Bragança luta contra esse absurdos por favor me avizem pois correrei para lá! estou sedento e quero servir a Deus de toda minha alma! Estou cansado de missa sertaneja e do nojento barulho dentro da igreja o qual me tira da contemplação! Estou cansado dos ministros não usarem patena para distribuir a sagrada eucaristia e deixarem o corpo de Nosso Senhor cair no çhão! Estou cansado de não haver confessionário nas igrejas e quando há não permitem usá-lo! Estou cansado de só a RCC ter valor e espaço! Estou cansado de celebração de Diácano para substituir a missa de preceito! Estou cansado de confissão comunitária, já foi proibida pelo Papa! Estou cansado de ver casais se agarrando dentro da igreja! Estou cansado de saber das piadas sujas e maliciosas dos padres! Estou cansado de festas e bingos para arrecadar dinheiro! Ipócritas não sustentará Deus aqueles que combaterem a iniquidade? E como querem vocações se só insentivam a vida desregrada?Digam-me qual foi o Santo que praticou estas barbaridades ? Tudo isso acontece na diocese de Itapetininga e até agora ninguém foi expulso! Até teve um padre que consagrou o vinho em um copo descartável! Apareceram vários padres para rezar pelas famílias das vítimas da trajédia da boate de Santa Maria! não há lugar seguro que não possa pegar fogo! Temos que rezar sim por todos mas porque nenhum padre fala que neste lugar um católico não deve entrar? Será que alguém lembrou de Deus na boate antes do fogo pegar? Teve um santo que falou que aquele que entra nesses lugares deixa seu anjo da guarda para ser acompanhado de um demônio. Os hereges protestantes falam mal de boates e os padres nada falam e se deixar até promovem bailes. Cambada de ipócritas! rezam só na trajédia mas sua vida é um mar de ofensas a Deus.Sou mais um cristão puritano moralista e retrógrado com mórbida aversão ás mudanças e ao novo me enquadro no perfil definido por Dom Paulo Sérgio Machado bispo de São Carlos mas não reconheço a Santa Igreja Católica neste lamaçal podre.Por Fim o Imaculado Coração de Maria Triunfará.A verdade aparecerá. Muitos Deveriam ser expulsos e não são, mas não poderam fugir do juízo do todo poderoso! Desculpe irmãos mas estou cansado de toda a falsidade desses tempos modernos.

  15. Salve Maria Imaculada Rainha dos Cristãos!

    Eu conheço o Mosteiro Santo Elias em Atibaia SP, e o padre Christian Augusto Spinola Montandon nome religioso Frei Tiago e conheço com profundidade, viabilizo-me deste meio de comunicação para expressar minha tristeza e decepção com a Diocese de Bragança Paulista, Gostaria de dizer uma serie de coisas, mas como o nobre irmão que não se identificou, já as disse só me resta ratifica-lo em seu inteiro teor.

    Só lembrado que no Mosteiro Santo Elias não se reza o Rito Tridentino e sim Carmelitano ou popularmente conhecido como Rito do Santo Sepulcro ( era próprio da Diocese de Jerusalém por volta de 1200) este sublime rito foi herdado, pela venerável ordem do Carmo por tal motivo e Conhecido pelo nome da Ordem, o que frei Tiago fez foi retomar este rito abandonado pela própria ordem do Carmo e os que se dizem frades de verdade carmelitas ( calsados ou da antiga observância e os descalsos).

  16. A MÃO DE DEUS AGINDO.

    TENHAM CALMA.
    PERDÃO INCONDICIONAL SEMPRE. DEIXEM PRA DEUS OS JULGAMENTOS E OS CAMINHOS..
    FREI TIAGO ESTÁ EM PAZ.
    LEMBREM-SE DE GAMALIEL (É SÓ PROCURAR NA BÍBLIA, NO LIVRO DOS ATOS)
    E DO QUE ELE DISSE A RESPEITO DA IGREJA FLORESCENTE.
    BYE BYE E BEIJOS A TODOS.

    EVELYSE

  17. Enfim Roma se pronunciou!

    Peço a vocês deste santo blog que desejaram tanto a verdade, que publiquem esta carta da Sagrada Congregação, onde diz que o ‘Comunicado ao povo de Deus’ de Dom Sérgio não teve valor canônico! Ou seja ele não é válido! Roma aprova o Carmelo do Frei Tiago! O que então agora poderão ainda falar seus perseguidores?

    Se o Bispo estava tão certo porque não agiu da forma certa recorrendo a Roma como disse? Mas não fez! E porque não fez? Porque sabia eu estava errado!

    Agradeço a compreensão e apoio! Deus seja louvado!

    Em breve teremos mais boas notícias!

    Bem, não sei postar um artigo em PDF mas vocês podem procurá-lo no site dos monges http://www.mosteirocarmelita.com.br/wordpress/?p=111

    ou da Confraria que já os publicaram
    http://confrarianossasenhoradocarmo.blogspot.com.br/

    Deus abençõe!

  18. Não sei quem estar certo ou errado, mas uma coisa eu tenho certeza, esta obra com certeza é de Deus, pois cresceu e esta dando muitos frutos, se existe alguma coisa errada pode ser corrigida. Como disse o Senhor Jesus:” Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra”. O Sr. Bispo deveria auxiliar o Frei Tiago e não simplesmente expulsa, como se não houvesse nesta obra o dedo Divino de Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s