A palavra “Igreja” [“ekklésia”, do grego “ekkaléin” “chamar fora”] significa “convocação”. Designa assembléias do povo, geralmente de caráter religioso. É o termo freqüentemente usado no Antigo Testamento grego para a assembléia do povo eleito diante de Deus, sobretudo para a assembléia do Sinai, onde Israel recebeu a Lei e foi constituído por Deus como seu Povo santo. Ao denominar-se “Igreja”, a primeira comunidade dos que criam em Cristo se reconhece herdeira dessa assembléia. Nela, Deus “convoca” seu Povo de todos os confins da terra. O termo “Kyriakà”, do qual deriva “Church”, “Kirche”, significa “a que pertence ao Senhor”. Na linguagem cristã, a palavra “Igreja” designa a assembléia litúrgica, mas também a comunidade local ou toda a comunidade universal dos crentes. Esses três significados são inseparáveis. “A Igreja” é o Povo que Deus reúne no mundo inteiro. Existe nas comunidades locais e se realiza como assembléia litúrgica, sobretudo eucarística. Ela vive da Palavra e do Corpo de Cristo e se torna, assim, Corpo de Cristo. (CIC § 751-752)
É importante começarmos este estudo com uma boa definição do que seria a verdadeira Igreja: A Igreja Católica Apostólica Romana.
A Igreja é “o povo que Deus convoca e reúne de todos os confins da Terra, para constituir a assembleia daqueles que, pela fé e pelo Batismo, se tornam filhos de Deus, membros do Corpo de Cristo e templo do Espírito Santo”. Nós católicos professamos pela fé, que a nossa igreja é a única fundada e encabeçada por Jesus Cristo. A Igreja Católica é governada pelo sucessor de Pedro (hoje Bento XVI) e pelos Bispos em comunhão com ele”. Segundo a Tradição católica, a Igreja está alicerçada sobre o Apóstolo Pedro, a quem Cristo prometeu o Primado, ao afirmar que “sobre esta pedra (do grego “petros”) edificarei a minha Igreja” e que “dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus” (cf. Mt 16, 17-20).
A Igreja Católica é a detentora na plenitude dos sete sacramentos e dos outros meios necessários para a salvação, dados por Jesus à Igreja. Tudo isto para reunir, santificar, purificar e salvar toda a humanidade e para antecipar a realização do Reino de Deus, cuja semente é necessariamente a Igreja. Por esta razão, a Igreja, guiada e protegida pelo Espírito Santo, insiste na sua missão de anunciar o Evangelho a todo o mundo, sendo aliás ordenada pelo próprio Cristo: “ide e ensinai todas as nações, batizando-as no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). A Igreja, mediante os sacramentos do Batismo e da Reconciliação, tem também a missão e o poder de perdoar os pecados, porque o próprio Cristo lho conferiu”.
No próximo post iremos falar sobre os símbolos da Igreja. Um post interessante e gostoso! Aguarde!
Veja Também:: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Introdução
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Introdução | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Os símbolos da Igreja | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Nascida do coração do Pai | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: O sonho de Deus para nós! | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: O Antigo Testamento e a Igreja Católica | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: O legado de Cristo para o mundo! | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Quem estruturou a Igreja? Jesus, o papa, ou os homens? | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Onde a Igreja se realiza plenamente? | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Humana e Divina, Visível e Invisível. | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Por que dizemos que a Igreja é santa? | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Qual a diferença entre a Igreja e os Filhos da Igreja? | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Divina e Humana, santa e santificadora | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Igreja Católica visível e espiritual. Humana e Divina | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Mistério da união dos homens com Deus | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Sacramento universal de salvação | Dominus Vobiscum
Gostaria de saber qual o Livro da Bíblia mostra q a Igreja pode perdoar pecados,?
por favor cancele minha inscrição com igreja catolica apostolica romana obrigado
???
sim a igreja católica apostólica Humana FOI criada por deus o único Salvador,jesus cristo ele formou grupos de pessoas seus apos tulos que até hoje leva a boa nova a toda as criaturas, nós somos essa igreja pedra viva onde o próprio jesus é a pedra angular, um grupo de pessoas que se reúne que converse ama se respeita ali está o corpo da igreja que é o próprio cristo jesus e nos somos os membros .
Preço das missas:
Agora o preço de uma missa é de 10 euros, Mas o «padre» pode vender por semana duas missas por 8 intenções recebndo aasim 50 euros por cinco missas e 160 euros por duas missas, recebendo ao todo 210 euros por semana.
Assim,, receberá ao todo 50 + 80 +80 = 210 euros
http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/missas-mais-caras
Recordo-me, de uma missa render 20 escudos e 40 escudos, quando eu era pequeno.